Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A vida pede socorro”

Aquecimento Global “A vida pede socorro”


 LINHA TEMÁTICA: O HOMEM E O MEIO (Área
Ø Sete)


APRESENTAÇÃO

O Projeto Aquecimento Global: A vida pede socorro é uma proposta de trabalho de caráter interdisciplinar, desenvolvido nas turmas de Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, visa o despertar ecológico da Comunidade de Curituba, povoado pertencente ao município de Canindé do São Francisco.

O tema ambiental se propõe levantar uma discussão quanto a mudanças de atitudes que poderão melhorar a vida das futuras gerações.


JUSTIFICATIVA

O tema Aquecimento Global é algo contemporâneo e preocupante, pois a vida do planeta está sendo ameaçada.Portanto, é dever de todos nós, profissionais da educação,orientarmos alunos e comunidade quanto à importância de cada cidadão no combate ao aumento deste problema mundial.
“Pensar globalmente para agir localmente” é o lema de educadores que têm compromisso com a vida e se preocupa com os pilares da educação. O primeiro deles é aprender a conhecer. Ao contrário de outrora, não importa tanto hoje a quantidade de saberes codificados, mas o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender. Compreender o mundo que rodeia o aluno, tornar-se, para toda a vida, "amigo da ciência", dispor de uma cultura geral vasta, e ao mesmo tempo, da capacidade de trabalhar em profundidade determinado número de assuntos, exercitar a atenção, a memória e o pensamento são algumas das características desse aprender que fazem parte da agenda de prioridades de qualquer atividade econômica. Este é um processo que não se acaba e se liga cada vez mais à experiência do trabalho, à proporção que este se torna menos rotineiro.
O segundo pilar é aprender a fazer. Este é conseqüência do primeiro. Em economias crescentemente tecnificadas, em que ocorre a "desmaterialização" do trabalho e cresce a importância dos serviços entre as atividades assalariadas e em que o trabalho na economia informal é constante, deixa-se a noção relativamente simples de qualificação profissional. Passa-se para outra noção, mais ampla e sofisticada de competências, capaz de tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Isso ocorre nas diversas experiências sociais e de trabalho que se apresentam ao longo de toda a vida.
O terceiro pilar é aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos. Em contraposição à competitividade cega, a qualquer custo, do mundo de hoje, cabe à escola transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, ao mesmo tempo, tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos. Para isso, não basta colocar em contato grupos e pessoas diferentes, o que pode até agravar um clima de concorrência, em especial se alguns entram com status inferior. É preciso, para isso, promover a descoberta do outro, descobrindo-se a si mesmo, para sentir-se na pele do outro e compreender as suas reações. E, além disso, tender para objetivos comuns, trabalhando em conjunto sobre projetos motivadores e fora do habitual, cuja tônica seja a cooperação.
Por fim, o quarto pilar é aprender a ser. A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade. Cabe à educação preparar não para a sociedade do presente, mas criar um referencial de valores e de meios para compreender e atuar em sociedades que dificilmente imaginamos como serão. Este pilar significa que a educação tem como papel essencial "conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos do seu próprio destino" (Delors et al., 1996).
A escola é o espaço ideal para estimular reflexões quanto aos problemas ambientais, por isso a Escola Municipal Antônio Alexandre dos Santos cumprindo com essa função, contempla como tema da IV EXPOSIÇÃO CULTURAL: AQUECIMMENTO GLOBAL ”A VIDA PEDE SOCORRO”.

OBJETIVO GERAL:

 Promover a reflexão quanto às mudanças
Ø climáticas que estão acontecendo, vislumbrando o lema:”Pensar globalmente para agir localmente”
 Desenvolver a consciência ambiental e de cidadania junto à
Ø comunidade do povoado Curituba, Canindé do São Francisco.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Compreender causas e conseqüências do Aquecimento
Ø Global;
 Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com
Ø a sua preservação;
 Caracterizar fauna evidenciando os problemas que o
Ø aquecimento global causa à vida animal;
 Identificar causas e conseqüências
Ø da destruição da flora considerando a sua importância para a vida no planeta Terra;
 Refletir so
Øbre a importância da reciclagem do lixo para o ambiente;
 Vencer o Concurso do Programa Escola Amiga do Meio
Ø Ambiente


METAS:

 Incentivar 100% da comunidade escolar na
Ø adoção de atitudes ecologicamente corretas;
 Sensibilizar 80% da comunidade
Ø do Povoado Curituba quanto à necessidade de preservar o Meio Ambiente.

AÇÕES

 Pesquisa e Estudo do Tema: Aquecimento
Ø Global;
 Exibição dos filmes: Era do Gelo e O Dia depois de Amanhã;
Ø
Ø Exibição do documentário:Uma verdade inconveniente;
 Passeata
Ø ecológica;
 Construção de cartazes, painéis, maquete e jogos;
Ø
Ø Experiências científicas;
 Exposição Cultural;
Ø
 Apresentação de
Ø coreografias;
 Visita a horta;
Ø
 Dramatizações;
Ø
 Coleta
Ø seletiva;
 Plantio de mudas.
Ø

PROGRAMAÇÃO DA CULMINÂNCIA

 Dia
Ø 29 de agosto de 2007 – Passeata Ecológica e Coleta de lixo.
 Dia 30 de
Ø agosto de 2007 – Exibição de filme e documentário.
 Dia 31 de agosto de 2007
Ø – Exposição cultural.

BIBLIOGRAFIA

www.jornaldomeioambiente.com.br/banco_projetos/proj_index.asp

pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global - 127k

www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm - 9k -

veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/ - 4k

Nenhum comentário:

Postar um comentário