Aquecimento Global “A vida pede socorro”
LINHA TEMÁTICA: O HOMEM E O MEIO (ÁreaØ Sete)
APRESENTAÇÃO
O Projeto Aquecimento Global: A vida pede socorro é uma proposta de trabalho de
caráter interdisciplinar, desenvolvido nas turmas de Educação Infantil ao 5º
ano do Ensino Fundamental, visa o despertar ecológico da Comunidade de
Curituba, povoado pertencente ao município de Canindé do São Francisco.
O tema ambiental se propõe levantar uma discussão quanto a mudanças de atitudes
que poderão melhorar a vida das futuras gerações.
JUSTIFICATIVA
O tema Aquecimento Global é algo contemporâneo e preocupante, pois a vida do
planeta está sendo ameaçada.Portanto, é dever de todos nós, profissionais da
educação,orientarmos alunos e comunidade quanto à importância de cada cidadão
no combate ao aumento deste problema mundial.
“Pensar globalmente para agir localmente” é o lema de educadores que têm
compromisso com a vida e se preocupa com os pilares da educação. O primeiro
deles é aprender a conhecer. Ao contrário de outrora, não importa tanto hoje a
quantidade de saberes codificados, mas o desenvolvimento do desejo e das
capacidades de aprender a aprender. Compreender o mundo que rodeia o aluno,
tornar-se, para toda a vida, "amigo da ciência", dispor de uma
cultura geral vasta, e ao mesmo tempo, da capacidade de trabalhar em
profundidade determinado número de assuntos, exercitar a atenção, a memória e o
pensamento são algumas das características desse aprender que fazem parte da
agenda de prioridades de qualquer atividade econômica. Este é um processo que
não se acaba e se liga cada vez mais à experiência do trabalho, à proporção que
este se torna menos rotineiro.
O segundo pilar é aprender a fazer. Este é conseqüência do primeiro. Em
economias crescentemente tecnificadas, em que ocorre a
"desmaterialização" do trabalho e cresce a importância dos serviços
entre as atividades assalariadas e em que o trabalho na economia informal é
constante, deixa-se a noção relativamente simples de qualificação profissional.
Passa-se para outra noção, mais ampla e sofisticada de competências, capaz de
tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em
equipe. Isso ocorre nas diversas experiências sociais e de trabalho que se
apresentam ao longo de toda a vida.
O terceiro pilar é aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do
outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos
comuns e preparar-se para gerir conflitos. Em contraposição à competitividade
cega, a qualquer custo, do mundo de hoje, cabe à escola transmitir
conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, ao mesmo tempo, tomar
consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos.
Para isso, não basta colocar em contato grupos e pessoas diferentes, o que pode
até agravar um clima de concorrência, em especial se alguns entram com status
inferior. É preciso, para isso, promover a descoberta do outro, descobrindo-se
a si mesmo, para sentir-se na pele do outro e compreender as suas reações. E,
além disso, tender para objetivos comuns, trabalhando em conjunto sobre
projetos motivadores e fora do habitual, cuja tônica seja a cooperação.
Por fim, o quarto pilar é aprender a ser. A educação deve contribuir para o
desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência,
sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade.
Cabe à educação preparar não para a sociedade do presente, mas criar um
referencial de valores e de meios para compreender e atuar em sociedades que
dificilmente imaginamos como serão. Este pilar significa que a educação tem
como papel essencial "conferir a todos os seres humanos a liberdade de
pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para
desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos do
seu próprio destino" (Delors et al., 1996).
A escola é o espaço ideal para estimular reflexões quanto aos problemas
ambientais, por isso a Escola Municipal Antônio Alexandre dos Santos cumprindo
com essa função, contempla como tema da IV EXPOSIÇÃO CULTURAL: AQUECIMMENTO
GLOBAL ”A VIDA PEDE SOCORRO”.
OBJETIVO GERAL:
Promover a reflexão quanto às mudançasØ climáticas que estão acontecendo, vislumbrando o
lema:”Pensar globalmente para agir localmente”
Desenvolver a consciência ambiental e de
cidadania junto àØ
comunidade do povoado Curituba, Canindé do São Francisco.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender causas e conseqüências do
AquecimentoØ Global;
Reconhecer a importância da água e os
cuidados que devemos ter comØ a
sua preservação;
Caracterizar fauna evidenciando os
problemas que oØ aquecimento global causa à
vida animal;
Identificar causas e conseqüênciasØ da destruição da flora considerando a sua importância
para a vida no planeta Terra;
Refletir soØbre a importância da reciclagem do lixo para o
ambiente;
Vencer o Concurso do Programa Escola Amiga
do MeioØ Ambiente
METAS:
Incentivar 100% da comunidade escolar naØ adoção de atitudes ecologicamente corretas;
Sensibilizar 80% da comunidadeØ do Povoado Curituba quanto à necessidade de preservar
o Meio Ambiente.
AÇÕES
Pesquisa e Estudo do Tema: AquecimentoØ Global;
Exibição dos filmes: Era do Gelo e O Dia
depois de Amanhã;Ø
Ø Exibição do
documentário:Uma verdade inconveniente;
PasseataØ ecológica;
Construção de cartazes, painéis, maquete
e jogos;Ø
Ø Experiências científicas;
Exposição Cultural;Ø
Apresentação deØ coreografias;
Visita a horta;Ø
Dramatizações;Ø
ColetaØ seletiva;
Plantio de mudas.Ø
PROGRAMAÇÃO DA CULMINÂNCIA
DiaØ 29
de agosto de 2007 – Passeata Ecológica e Coleta de lixo.
Dia 30 deØ agosto de 2007 – Exibição de filme e documentário.
Dia 31 de agosto de 2007Ø – Exposição cultural.
BIBLIOGRAFIA
www.jornaldomeioambiente.com.br/banco_projetos/proj_index.asp
pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global - 127k
www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm - 9k -
veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/ - 4k
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