Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Jardim II e Pré



Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração:
3 a 4 meses
Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries:
Jardim II e Pré
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:
• Definir de diversos animais suas principais características;
• Diferenciar vertebrados e invertebrados;
• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
• Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:
• Comparar diversos tipos de animais através da observação;
• Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
• Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
• Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Parte inferior do formulário
http://static1.orkut.com/img/b.gif
Procedimentos:
• Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
• Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
• Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
• Classificar animais;
• Desenvolver atividades lúdicas;
• Desenvolver atividades matemáticas;
• Montar jogos, tabelas e gráficos;
• Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
• Estabelecer ordem crescente e decrescente;
• Comparar pesos e medidas;
• Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
• Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
• Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
• Assistir a uma peça teatral;
• Associar escrita de nomes , letras e textos;
• Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
• Se possível visitar um zoológico ou fazendinha de bichos.

Atitudes:
• Preocupar-se com a preservação da natureza;
• Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
• Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
• Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
• Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
• Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
• Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
• Identificar como vivem os animais.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
• Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
• Escrita espontânea
http://static1.orkut.com/img/b.gif
Jardim II
• O nome
• Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
• Observação e manuseio de livros
• Histórias
• Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
• As letras, o alfabeto
Pré
• Formação de palavras , frase e pequenos textos
• Números de letras e sílabas
• Ordem alfabética
• Interpretação de textos
• Letras maiúsculas e minúsculas
• Substantivo próprio e comum
• Reescrita de textos e músicas
• Rimas
• Leitura

Matemática
Jardim II
• Cores
• Formas geométricas simples
• Quantidade
• Tamanho
• Altura e comprimento
• Espessura e largura
• Peso
• Temperatura
• Orientação espaço- tempo
• Distância
• Conjunto
• Numerais associados a quantidade
Pré
• Quantidade
• Numerais( leitura e escrita)
• Interpretação de gráficos ou tabelas
• Adição
• Subtração
• Formas geométricas
• Situações problemas
• Ordem crescente, decrescente
• Sucessor e antecessor
• Maior e menor
• Conjunto
Matemática
Jardim II
• Cores
• Formas geométricas simples
• Quantidade
• Tamanho
• Altura e comprimento
• Espessura e largura
• Peso
• Temperatura
• Orientação espaço- tempo
• Distância
• Conjunto
• Numerais associados a quantidade
Pré
• Quantidade
• Numerais( leitura e escrita)
• Interpretação de gráficos ou tabelas
• Adição
• Subtração
• Formas geométricas
• Situações problemas
• Ordem crescente, decrescente
• Sucessor e antecessor
• Maior e menor
• Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania
http://static1.orkut.com/img/b.gif
Jardim II e Pré
• Moradia(habitat)
• Órgãos do sentido
• Alimentação
• Conservação
• A proteção da fauna
• Animais em extinção
• Partes do corpo
• O dia e a noite
• Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
• A família e os bichos de estimação
• Locomoção dos animais
• Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
• Espécies extintas
• Origem dos animais
• Metamorfose
• Grupos sociais
Atividades:
• Dinâmicas de grupo;
• Pesquisas;
• Leituras informativas;
• Jogos diversos;
• Quebra - cabeça;
• Calendários;
• Atividades matemáticas;
• Seqüência de figuras;
• Desenhos dirigidos e espontâneos;
• Recorte e colagem;
• Observação e relatórios;
• Cruzadinha;
• Caça- palavras;
• Produção de texto;
• Dobraduras(origami);
• Máscaras, fantoches e dedoches;
• Móbiles;
• Músicas;
• Poesias;
• Liga pontos;
• Pinturas;
• Listagens;
• Dramatizações;
• Leituras diversas;
• Passeios relacionados ao tema;
• Escrita espontânea;
• Mímicas;
• Fábulas, contos, histórias;
• Ditado diagnóstico;
• Painéis, tabelas e gráficos;
• Uso do tangran
• Adivinhações.
Material didático/ recursos:
• Livros didáticos e para didáticos;
• CDs/ som
• Televisão/filmes
• Sucatas
• Papéis diversos
• Internet/computador/softwares
• Folhas xerocadas
• Tintas e pincéis
• Lápis coloridos e giz de cera
• Hidrocor
• Máquina fotográfica
• Painéis
• Vídeo
• Revista/ jornais
• Livros de literatura infantil
• Cola
• Tesoura
• Lixas d`água
• Espelho
• Filmadora
• Fichas, figuras
• Tecidos
• Isopor
• Manta acrílica
Eventos relacionados ao projeto:
• Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha
¨ Fazendinha de bichos

• Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola

• Apresentações de :
¨ Peças Teatrais
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala
http://static1.orkut.com/img/b.gif
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
• Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
• Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
• Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
• Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário