DURAÇÃO: 1 ANO LETIVO.
SÉRIES A QUE SE DESTINA: EDUCAÇÃO INFANTIL
A 4ª SÉRIE
JUSTIFICATIVA
Educar! Tarefa das mais difíceis!
Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com
base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas
atitudes.Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em
que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria
vazia e ineficiente se omitisse de resgatar
certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo,
torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as
"crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem
a formação integral de nossos alunos.
OBJETIVOS
O professor, entendendo que o agente
principal da escola é o aluno, deverá:
Compromissar-se com a filosofia de nossa
escola;
Propiciar o desenvolvimento de virtudes
indispensáveis à formação humana;
Intensificar o trabalho de valores, consciente do
papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam
ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
PROCEDIMENTOS
Os valores a serem
trabalhados deverão atravessar as áreas
de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos
para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma
notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou
ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma
notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou
ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
Todos os docentes deverão ler, para
suporte de seus enfoques, o Livro das
virtudes para crianças de William Bennett.
Editora Nova Fronteira.
Selecionar canções coerentes com as
temáticas em voga.
Organizar murais sobre os valores a serem
abordados em cada mês.
Incentivar e proporcionar a leitura e a
produção de textos com o valor em
questão.
Realizar dinâmicas de grupos que
favoreçam essas reflexões (ver sugestões).
Seguir o cronograma:
Valores trabalhados no ano de
20___________
FEVEREIRO /AGOSTO
2ª quinzena – amizade
1ª quinzena – verdade
MARÇO
2ª quinzena – União
1ª quinzena – cooperação
1ª quinzena – cooperação
ABRIL
2ª quinzena – Dedicação
1ª quinzena –
Responsabilidade
MAIO
2ª quinzena – Partilha
1ª quinzena – amor
JUNHO
2ª quinzena – Paz
1ª quinzena – honestidade
2ª quinzena – justiça
1ª quinzena – honestidade
2ª quinzena – justiça
AGOSTO
2ª quinzena –
respeito
1ª quinzena – Liberdade
OUTUBRO
2ª quinzena – carinho
1ª quinzena – Alegria
NOVEMBRO
2ª quinzena – bondade
1ª quinzena – Solidariedade
Os valores
acima mencionados não foram escolhidos por mero acaso, mas por meio da pesquisa
realizada pela escola, a qual possibilitou um levantamento dos anseios dos pais
em relação ao que gostariam que fosse trabalhado com seus filhos.
Bibliografia de apoio
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia
Britânica do Brasil.
Coleção Sentimentos, de Janine Amos.
Editora EKO.
Fábulas,
·
Coleção Se Ligue em Você, de Luiz A.
Gasparetto. São Paulo, Espaço, Vida & Consciência.
·
O desafio do mar, de Vilmar Berna. São Paulo, Paulinas.
·
Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida
Serrão e Maria Clarice
Baleeiro. São Paulo, FTD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário