Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 7 de janeiro de 2012

Trabalhando valores


                      Trabalhando  valores 

Tags:





Justificativa:
   
    O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas. Este ensino quer cultivar no ser humano as razões mais íntimas e transcendentais, fortalecendo nele o caráter de cidadão, desenvolvendo seu espírito de participação, oferecendo critérios para a segurança de seus juízos e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania, sem intenção de descrever nenhuma religião em particular.

Público alvo: Séries iniciais, podendo ser adaptado par educação infantil

Objetivo: Ensinar valores éticos e morais, a luz da Bíblia, utilizando as histórias e livrinhos de literatura Bíblica

Temas abordados: Obediência, fé, confiança,

Desenvolvimento:
*Conversa informal sobre o assunto (A história de Abraão)
*Leitura do livro Clássicos da Bíblia (Abraão) ou outro similar
*Levantamento de questões sobre a história lida:
Você já conhecia essa história? Quem leu pra você? Onde você viu? Você acha que Abraão foi correto em levar seu filho Isaque para ser sacrificado? Por quê?
*Relacionar a história de Abraão com a realidade dos alunos:
Você confia em Deus? E em seus pais? Você obedece seus pais? Faz o que eles mandam sem reclamar? Por que é importante obedecer pai e mãe? Por que as crianças devem respeitar os mais velhos? Acrescentar mais de acordo com a turma.
*Aplicar as atividades postadas e outras que podem ser encontrada aqui:

 Fonte  :   Bíblia  Sagrada 

               

 

PLANO DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1.TEMA:

A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

SUBTEMAS:

Família  /Escola/Criança/Comportamento

2.JUSTIFICATIVA:

  O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

3. OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
*Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
*Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
*Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
*Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
*Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
*Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

5.DESENVOLVIMENTO:

Conversação; Filmes; Cantigas de roda /Histórias;Músicas;
Contos; Passeio na casa dos alunos;Promover jogos;Piquenique;Conversação sobre a família; Origem do nome; Álbum do nome; Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
Trazer fotografias da família;Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;Corpo humano; Cuidado com as coisas alheias.

6- METODOLOGIA:

*Apresentar filmes sobre a família;
*Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
*Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
Produzir um mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
*Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
*Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.

7- CONTEÚDOS:

*Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
*Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
*História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
*Ciências; higiene e corpo humano;
*Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo e outros valores morais.

8.ATIVIDADES:

*Releitura de filme sobre a família;
*Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
*Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
*Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
*Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
*Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
*Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.

9.AVALIAÇÃO:

Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário