Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Temas Transversais


3º ciclo do 1º segmento do Ensino fundamental
Matéria: Temas Transversais

Objetivo:

Desenvolver
v competências no meio em que vive, assentado sobre a diversidade, a contextualização e a interdisciplinaridade, para sua inserção no mundo holístico.
 Desenvolver e construir um raciocínio coerente, aguçando sua
v capacidade de argumentação ao expressar as idéias com mais clareza e confiança.

Justificativa:

O objetivo dessa aula é levar o aluno a adquirir conhecimentos contextualizados, interagindo com o meio em que vive através de diferentes linguagens, conhecendo regras e técnicas do futebol, aceitando desafios para questionar a realidade problematizado-a, para se chegar a soluções e para tornar cidadãos críticos e participativos, utilizando diferentes linguagens para se expressar através de expressões e gírias futebolísticas, refletindo sobre as condutas humanas nas atitudes individuais e coletivas frente ao meio em que vive e acima de tudo sobre a importância do respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas, repudiando a discriminação e primando sempre pelo diálogo, pela cooperação, respeitando o outro, construindo sua identidade, canalizando o patriotismo e as regras de convivência, não só em sala de aula, mas em todos os momentos de nossas vidas.

Conteúdos:

 Significado das palavras necessárias à compreensão da música da Copa, com o uso de pistas contextuais;
 Ampliação
v do vocabulário, expressões típicas do futebol que saíram dos gramados para o cotidiano da nossa língua (Pisar na bola, driblar a situação, tirar o time de campo, estar na marca do pênalti, mandar para escanteio);
 Texto
v extraverbal: Vinheta da Copa;
 Produção de uma tabela com palavras, gírias e
v expressões referentes ao futebol;
 Cartaz com cena de faltas cometida em um
v jogo.
 Bandeira do Brasil com baner: O Penta é nosso!
v
Estratégias:

Crachás com nomes dos alunos e professoras para
v identificação.
 Predição ou formulação de hipóteses quanto ao texto da
v Vinheta da Copa, feita pela Globo, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos;
 Pesquisa de opinião entre os alunos sobre regras de
v convivência.
Debate sobre as regras do jogo, as quais os jogadores são
v submetidos e fazendo um paralelo das que devemos assumir em nosso dia-a-dia. A partir daí montar uma tabela do que pode e o que não pode ser feito em sala de aula.
 Observação e discussão em dupla de uma gravura com situação quev envolva regras, após a discussão exercício para identificar os integrantes de um jogo.
 Através de uma gravura onde estão dispostos os integrantes de um
v jogo, enumerar as ações dos jogadores, que dentro desse contexto são animais.
 Discussão sobre o patriotismo que surge na época da copa,
v questionando por que não se mantém vivo em outros momentos.
 Texte!! De olho
v na Copa do Mundo, questões para competição entre dois grupos, Verde e Amarelo

Avaliação:

A avaliação será ser contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos, atividades escritas, observação, participação, interesse, cooperação, valorização e a capacidade de relacionar temas do cotidiano e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.

Bibliografia:

www.novaescola.com.br
www.klickeducacao.com.br
Revista Nova Escola / Abril de 2002
Livro: Gente da Escola Escola da Gente, Estudos Sociais
Autores: Marilia Barcelar, Irene Barcelos, Eliana Caboclo, José Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário