Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Projeto: Os valores estão se perdendo.


Projeto: Os valores estão se perdendo. O que está acontecendo?
JUSTIFICATIVA:
A qualidade de uma instituição escolar depende em grande parte do modo pelo qual ela enfoca o processo de condução das atividades que se desenvolvem nas classes, pois ali não é somente o lugar onde realiza o processo de ensino-aprendizagem, como também, o lugar que traz sempre o momento oportuno para desenvolver e promover os valores humanos nos alunos. Essa qualidade depende sobretudo também da capacidade dos professores em estimularem nos alunos atitudes de respeito, companheirismo e solidariedade.
OBJETIVO:
Oportunizar na escola ações de resgate aos valores morais na família e escola.
Desenvolver atividades no processo ensino aprendizagem relacionando-as com os valores morais.

BLOCOS DE CONTEÚDOS:
Colocar nesse espaço o planejamento do bimestre de todas as séries, inclusive Educação Física adptáveis ao tema. Sugiro esse projeto para o 1° bimestre, pois os conteúdos são mais adequados e realizar o projeto no início do ano ajudará a escola a ter melhores resultados no decorrer do mesmo.
METODOLOGIA:
A busca por alternativas que melhorem o rendimento do aluno está inteiramente ligada à aquisição de valores morais que refletem no comportamento do mesmo em sala de aula.
Para tanto é necessário atividades que envolvam alunos, pais e escola.
As sugestões dessas atividades, as quais estão relacionadas às ações do projeto e atividades do cotidiano como: conversas de sensibilização diariamente, pesquisas, filmes, entrevistas, passeios, realizar ações em que os alunos possam descobrir atitudes em si mesmo de solidariedade(doações, companheirismo...)promover atitudes de valorização e respeito ao próximo no cotidiano escolar e para isso o professor precisa astá atento a cada ato ou fato que ocorrer.
É importante o trabalho em equipe e principalmente dentro da escolas as pessoas devem demonstrar esses valores no tratamento com todos da comunidade escolar.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

26/01- Lançamento do projeto através da 1ª reunião de pais na escola.
Com dramatização, teatro, palestra realizada pela equipe escolar.
02/02- Carnaval e os blocos dos valores
Cada bloco representará através de fantasias, faixas dois valores morais, escolha da melhor fantasia, escolha da garota super valores, painel de atividades sobre pontos positivos e negativos do carnaval, desfile no bairro com a participação de escola de samba local.
22/02- Eleição para representante de turma.
Trabalhar cidadania e ética através das eleições.
07/03- Dia Internacional da Mulher
Trabalhar o respeito, valorização através de Serviços beneficientes na area da saúde,beleza, lazer e diversão.
15/03- Páscoa
Trabalhar com corais, dramatização,torneio de redação com tema Solidariedade, doação de cestas básicas para alunos carentes de cada turma.
31/03- Circo e Educação para o Trânsito
Trabalhar a alegria e paz por conta do dia do circo, atrvés de um passeio no circo e no percurso para o circo utlizar faixas, entrega de panfletos sobre a conscientização no trânsito.

AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua no decorrer do projeto, atrvés de observação, fichas de acompanhamento e outros registro que se fizerem necessáris, levando em consideração o acompanhamento do aluno e da família.
A equipe precisará a cada ação refletir sobre a continuidade do projeto e executar as outras ações.
O projeto será executado no 1º bimestre, porém não esquecer de trabalhar o tema durante todo ano letivo.


PROJETO: Aluno Educado. Patrimônio Preservado!
v PÚBLICO ALVO: Alunos de 1° ao 5º ano / E.J.A/ adaptável
 PERÍODO DE EXECUÇÃO: 02/09 av 30/09
v JUSTIFICATIVA:
As constantes depredações do espaço escolar confirmam que os nossos alunos não estão conscientes de sua participação na conservação do Patrimônio Escolar.
Compreendemos que de nada adianta abordarmos temas amplos relacionados à preservação ambiental, sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: sujar as paredes, quebrar as carteiras, torneiras...destruir o patrimônio escolar.
O grande desafio atualmente consiste em conscientizar alunos e pais, pois a preservação do Patrimônio está inteiramente ligada à educação familiar e escolar.
 OBJETIVO GERALv
 Conscientizar os educando eü comunidade escolar da importância de conservação do Patrimônio Escolar.
v OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Fazer com que o aluno perceba aü necessidade de conservação do ambiente a sua volta.
 Tornar o ambiente escolar maisü atrativo e agradável.
 Incentivar os alunos a adotaremü atitudes conscientes de Conservação do Patrimônio Escolar.
 METODOLOGIAv
As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidade e respeito ao Patrimônio Escolar.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: leituras, produções, interpretações, situações matemáticas, músicas, danças, dramatizações e etc.
O lançamento do projeto acontecerá na semana da Pátria o que é perfeitamente adequado, considerando que Civismo é a devoção pelo interesse público pelo bem público, pelas causas e interesses de toda sociedade pelo bem comum.
Iniciaremos expondo para os pais e alunos o projeto. Com os pais será através de uma reunião. Com os alunos será no pátio da escola através de pequenas conversas sobre temas que envolvem o projeto.
1º dia- O que é Patrimônio? – Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
2º dia- Cidadania- Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
3º dia- Direitos e deveres- Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
4º dia- Respeito e responsabilidades- Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
Nomear semanalmente os monitores do recreio para “fiscalizar” conversar e ajudar os colegas a não deixar vasilhas espalhadas aos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar matérias e plantas da escola.
Fazer uma campanha de doação de livros entre alunos, funcionários e toda comunidade tucuruiense para a biblioteca. O que será importante na culminância do projeto.
Sugestões de atividades em:
 LínguaØ Portuguesa
Textos, leituras interpretações e produções referentes ao tema.
Música, frases, panfletos, placas, poesias...
Caça-palavras, cruzadinhas, produções de palavras e frases com nomes de coisas que pertencem ao Patrimônio Escolar...
Trabalhar a gramática a partir de um texto sobre o tema.
 MatemáticaØ
Situações Matemáticas envolvendo o tema como: número de materiais conservados ou danificados, números de pessoas e/ou alunos na escola, valores gastos nas prestações de conta da escola, número de alunos por série, turma ou turno, índice de aprovação ou reprovação no ano anterior ou corrente... Cada situação poderá ser elaborada envolvendo as quatro operações, sistema de numeração decimal, fração, desafios.
Pesquisa de dados na própria escola, leitura e montagem de gráficos e tabelas.
 CiênciasØ
O tema será ponto de partida para trabalhar o Meio Ambiente e preservação, plantas, saúde, tipos de higiene,Recursos Naturais...
 História eØ Geografia
O tema será ponto de partida para trabalhar o Município e outros Patrimônios Públicos...
Dia da árvore (plantar árvores pela escola, preservação), Di a do estudante (o bom estudante)
Direitos e deveres no Trânsito (quem aprende a cuidar do Patrimônio escolar, não terá dificuldade em respeitar as leis do Trânsito.)
As Regiões do Brasil e os Patrimônios Históricos.
 CRONOGRAMA:v
02/09 a 04/09 Lançamento do projeto: conscientização através de temas relacionados ao civismo- Cantar o Hino Nacional e de 
04/09 Reunião com os pais. Exposição do tema e ações.
Divulgação do Projeto na rádio local.
08/09 a 11/09 Confecção de placas de conscientização, lixeiras, arrecadação de plantas e sementes para jardim.
11/09 Mutirão da Limpeza/ Ornamentar a escola com plantas, placas, lixeiras, pintura, desenhar tabuleiros de damas, amarelinha, trilha...
14/09 a 24/09 Elaborar atividades de produção envolvendo o tema para exposição./ Programar apresentações para a culminância.

• Sugestão de atividades:
1ª série: Recorte e colagem
2ª série: pintura/ palavras de incentivo
3ª série: Mural informativo/ painel de frases
4ª série: Produção de texto/ Paródias

• Sugestão de apresentações:
Dança, música, teatro, jogral...
25/09 • Culminância do Projeto
 Inauguração de um Patrimônioü Escolar ( biblioteca) como forma de presentear a comunidade escolar. Fazer uma cerimônia com leitores da escola e leitura livre.
 Exposição de atividades dosü alunos confeccionadas durante o projeto.
 Ressaltar para a comunidadeü algumas mudanças ocorridas com as ações do projeto e a necessidade do seu apoio para continuação dessas mudanças.
 Breve prestação de contas aü comunidade através do Conselho Escolar, bem como a apresentação do mesmo.
ü Apresentações dos alunos.
 Apresentações daü comunidade.
ü Divulgar e apresentar a comunidade os talentos da escola como: vencedores do Soletrando e torneio de Matemática, leitores, cantores, dançarinos...

v AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações

Nenhum comentário:

Postar um comentário