Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


PROJETO Natal
Duração : 1 MêsI
– JUSTIFICATIVA:
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio?
Qual o significado histórico/religioso do Natal?Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.II
- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS
CONCEITUAIS:
• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!
2.CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre• Valorizar a família,• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
II – OBJETIVOS GERAIS:
• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTASLINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de pequenos textos.
• Escrita espontânea.
• Cruzadinhas, caça-palavras.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
• Situações-problema envolvendo o tema.
• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).
NATUREZA E SOCIEDADE
• Observação do ciclo da água.
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
• Vídeos que abordam o tema.
• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
ARTES VISUAIS
• Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Releitura de obras de arte
• Modelagem com areia e argila
• Técnicas de pintura.
• Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
• Confecção dos enfeites da árvore.
• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
• Corais de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
• Hora social e/ou exposição de trabalhos.
• Carinha das crianças.DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,
2ª Etapa
• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.
• Pindurar os Tsurus pela escola.
• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.
• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.
• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano)
.3ª Etapa
• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto.
Trocar bilhetes também.Sugestão de coro-falado:NASCE JESUS(Para três crianças)
1 - Nasce Jesus, fonte de luz,descem os anjos cantando,
2 - Nasce Jesus, fonte de luz!Trevas vem pois dissipando.Nasce Jesus, fonte de luz!Rompe as cadeias do forte,raia o dia da salvação,triunfante vem!
3 - Salve Jesus! Ó firma teu justo impériograto louvor os homens e os anjos dêem!
Todos: Nasce Jesus, fonte de luz!
Oh, glória a Deus nas alturas!
Paz na terra aos homens,a quem quer ele bem!
DEUS NOS AMOU
1 - Deus nos amou e nos mandouCristo seu filho querido!
Deus nos amou e nos encarnou!Vede o menino nascido!
2 - Deus nos amou! Deus no amou!
Digam-no todos os povos!
Gozam paz e salvaçãotodos os que crêem!
3 - Reino bendito!
Reino de amor divino!Eis que as nações resgate por Cristo têm!
A MENSAGEM DE AMORJUNTAS:Todas as belezas,Que há na terra e céus,para nosso encanto,criou-se nosso Deus.
1ª criança - (com uma cestinha de flores)Deu à flor mimosa,cores de encantar,deu ao passarinho,seus cânticos sem par.
2ª criança - (com uma cestinha de frutas).Da invernia o vento,céu azul, verão,as maduras frutasnos vem de sua mão.
3ª criança - (com uma Bíblia na mão).Deu-nos a santa lei,salmos de louvor;mandou os profetasfalar do seu amor.Mas o homem surdonão deu atenção,nem amou, seu criador,em seu coração.
4ª criança - (com uma grande estrela dourada ou prateada).Deus mandou seu filho,do alto raiou a luz;Jesus rendeu a vida,morreu por nós na cruz.
JUNTAS:Cantem nossas almas,hinos de louvorpelas grandes bênçãos,que mostram seu amor.
Sugestões de lendas e contos:
Flor da noite de Natal
Conta a lenda que uma camponesa olhava do lado de fora de uma igreja as pessoas oferecendo presentes ao Menino Jesus. Ela se sentia triste, pois não tinha nada para homenagear. Então um anjo apareceu e lhe disse: "Apanhe algumas plantas que crescem ao lado da estrada e oferece como presente."Ela aceitou o conselho e apanhou uma porção de folhas de poinsettia verdes e as levou para dentro da igreja. As pessoas da congregação riram quando a viram entrar com suas roupas maltrapilhas carregando um punhado de ervas daninhas. Envergonhada e ruborizada diante da situação, conforme seu rosta ficava vermelho, um fenômeno aconteceu: as folhas mudaram de cor, tornando-se em vermelho sangue, transformando-se em lindíssimas flores. As pessoas ali presentes ficaram extasiadas com o fato.Esta flor, conhecida como "bico-de-papagaio", tem o nome científico de Poinsettia, uma homenagem ao seu descobridor Dr. Poinsett. Ele a encontrou no México em 1828, e é chamada por "Flor da Noite Feliz".A explicação científica para a mudança de cor, se dá pela reação da planta exposta a luz durante muito tempo.A última árvore de NatalUm antigo conto de NatalEu vi um caminhão cheio de árvores de NatalE cada uma tinha uma estória prá contar,O motorista colocou-as numa fileiraEsperando que as pessoas as viessem comprar.Ele pendurou umas luzinhas brilhantesE uma placa em que se podia ler"ÁRVORES DE NATAL"e em vermelho escrevia"ÁRVORES DE NATAL PARA VENDER"Ele se serviu de chocolate quenteNuma garrafa térmica fumegante,E assim começou a nevarEnquanto uma família estacionava esfuziante.Uma mãe, um pai, e um menininhoPararam o carro, rapidinhoVieram caminhando e começaram a procurarA perfeita árvore para se decorar.O garotinho ia na frente,com seu olhar reluzente, a exclamar:"Elas têm cheiro de Natal, mamãe!Sinto cheiro de Natal em todo lugar.""Vamos comprar uma árvore de quilômetros de altura!A maior que pudermos encontrar!Uma árvore que encoste no teto!Uma que nem dê para carregar!""Uma árvore tão grandeQue até mesmo o Papai Noel, quando olhar,Vai se admirar:"Esta é a árvore mais belaQue já vi neste Natal!"Para achar o pinheirinho perfeitoProcuraram com muita prontidãoAqui e ali, e até mais de uma vez,O papai examinou e balançou mais de seis!"Mamãe, mamãe eu achei, eu achei!O pinheirinho que mais gostei!Tem um galhinho quebradoMas que pode ficar disfarçado.""Do anjinho da vovó tiraremos o póE lá no alto esperandoFicará nos guardando.Poderemos comprá-la? Por favor, por favor!Pediu com fervor.""Que tal tomarmos chocolate quente?"Perguntou o vendedor indulgente.Enquanto abria a garrafa para aquela gente."Isto sim vai aquecer o ambiente!"Em três pequenos copos de papelEle serviu o chocolate espumante,Enquanto brindavam, esperançosos,Por mais um Natal esfuziante."Você escolheu certinho", disse ele,"Este é realmente o melhor dos pinheirinhos".Mas o garotinho estava agoniado,Pois o preço, para o pai, era muito elevado."Feliz Natal"disse o homem,Amarrando o pinheirinho com um cordão."A árvore é sua com uma condição:Manter uma promessa de Natal.""Na noite de Natal,Quando for deitar e rezar,Prometa no seu coraçãozinho guardarO encanto do Dia de Natal!""Agora corra para casa!Pois este vento geladoSuas bochechas têm queimado.E peça ao papai para com todo cuidadoEnfeitá-la com os ornamentos comprados.E que, no fim da empreitada,Mate-lhe a sede, coitada!"E assim foi com o vento zunindoDurante toda a noite gelada.Tendo o homem dado árvore,Após árvore,Após árvore...Para cada pessoa que apareceu,Brindou com o chocolate espumanteNos pequenos copos, tão quentes,Para manter aconchegante o ambiente.Quem jurou manter a promessaDe guardar no coração o encanto do Natal,Saiu na noite contenteCantando canções alegremente.E quando tudo acabouSó uma árvore restou:Mas ninguém estava láPara esta árvore adotar.O homem que vendia árvores, então,Vestiu seu grosso casacãoE partiu para a florestaCom a última árvore da festa.Ele deixou o pinheirinhoPerto de um pequeno riachinho.Para que as criaturas, sem pousada,Pudessem fazer dela sua morada.Ele sorria enquanto tirava os flocos de neveQue na sua barba encontrava.Foi aí que de trás de um arbustoUma rena quase lhe pregou um susto.Olhou para ela e sorriu.Fazendo um carinho na grande criatura,Pensou com brandura:"Parece que o Natal chegou novamente!.""Ainda temos muito chão,E muitas coisas por fazer!Vamos para casa, amigo, trabalharNeste Natal que vai começar.Ele olhou para o céu,Ouviu os sinos a tocar,E, num pestanejar...O vendedor já não estava mais lá!
SUGESTÕES DE ENFEITES PARA A ÁRVORE DE NATAL
1. Bolas de Isopor grande enfeitadas ao gosto de cada turma
2. Artesanatos em geral
3. anjinhos
4. botinhas de Eva
5. cartões de natal
6. papais-noéis
7. estrelinhas cobertas com glíter


Nenhum comentário:

Postar um comentário