TEMA: A FESTA JUNINA
DURAÇÃO DO PROJETO:...........................................
JUSTIFICATIVA:
Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.
OBJETIVOS:
JUSTIFICATIVA:
Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.
OBJETIVOS:
Levar os alunos à:Conhecer as características
das festas juninas em diferentes regiões do país;Valorizar e demonstrar
atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;- desenvolver o interesse
e gosto pela tradição;- Planejar a realização de uma Festa Junina;- resgatar a
memória das Festas Juninas;- Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à
história das Festas Juninas;- Distinguir a diferença dos costumes das Festas
Juninas no Brasil e no mundo;- Sociabilizar os alunos;- Desenvolver o ritmo,
compasso e criatividade;- Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo
Antonio, São João e São Pedro.
ORNAMENTAÇÃO DA SALA:
- Mural com bandeirinhas e balões, chapéus de palha, peneiras enfeitadas, espantalhos feitos de palha de milho.
CONTEÚDOS:
ORNAMENTAÇÃO DA SALA:
- Mural com bandeirinhas e balões, chapéus de palha, peneiras enfeitadas, espantalhos feitos de palha de milho.
CONTEÚDOS:
- A vida do homem do
campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como
nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.)- As festas juninas:
características, roupas típicas, danças, alimentos.
DESENVOLVIMENTO:
DESENVOLVIMENTO:
Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.Leitura de
textos informativos.Leitura de poesias e/ou músicas juninas.Montagem de um
jornal com dicas juninas.Leituras de textos
criativos.Caça-palavras.Cruzadinhas.Montagem de cartazes e convites.Confecção
de um caderno de receitas de comidas típicas da época.Confecção de enfeites
juninos.Atividades de matemática com problematização.Montagem de painel com
crendices e superstições.Conscientização do perigo de soltar balões.
RECURSOS DIDÁTICOS:
RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartazes;Papel
manilha;Sulfite;Cola;Tinta guache;Lápis de cor;EVA,TNT;Tesoura;Pincel;Crepom;CDs;Aparelho
de som;Televisão;Fantasias;
METODOLOGIA:
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de
forma coletiva e i9ndividual com a interação professor e aluno durante as
atividades propostas.
FINALIZAÇÃO:
FINALIZAÇÃO:
O projeto será finalizado com a
realização da festa Junina com músicas sertanejas, quadrilhas, comidas típicas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro em
relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades
propostas durante o desenvolvimento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário