PROJETO
DESENVOLVENDO A SOCIALIZAÇÃO, AUTONOMIA E
AUTO-ESTIMA
IDEALIZADORA: Maria Gorete P. Dantas de
Oliveira ( Orientadora)
1. JUSTIFICATIVA
Este documento refere-se a um plano de trabalho da orientação educacional a ser
desenvolvido em sala de aula, na EMEIF Abdenago da Rocha Lima, com objetivo de
promover o desenvolvimento pessoal e social, a autonomia
e auto-estima dos alunos, buscando-se a boa convivência, a solidariedade e,
consequentemente, a redução da violência entre as crianças da comunidade.
A
escola Abdenago propicia a Educação Infantil e Ensino Fundamental a um público
em torno de 900 alunos nos turnos diurno e noturno. O quadro de profissionais é
composto de professores, diretor, vice-diretor e orientador educacional,
secretário e agentes. Trata-se de uma escola localizada no Parque Dois Irmãos
que atende os bairros vizinhos, incluindo a comunidade Rosalina.
A
condição econômica da população é de baixa renda, tendo o bolsa família como
forte apoio financeiro, considerando que a profissão predominante dos
trabalhadores é de pedreiro, serventes e catadores de lixo. Entre as
trabalhadoras destacam-se as faxineiras, costureiras, bordadeiras e diaristas. A
questão social complica-se com a falta de saneamento básico, atendimento
precário no posto de saúde, falta de opção de lazer e esporte. Registra-se a
construção de um Conjunto Habitacional que tem melhorado a vida de muita gente,
mas ainda insuficiente por não contemplar toda população.
Observa-se
a presença no bairro de assistentes sociais, profissionais de arte, ONG’S,
escolas regulares e o programa “Mais Educação”. Apesar desses equipamentos
institucionais, os problemas de violência são grandes e agravados com a questão
das drogas. O jovem ainda encontra muita dificuldade na questão profissional.
Por falta de estímulos e perspectivas, nesta fase, geralmente eles abandonam os
estudos, migrando para o trabalho informal.
Infelizmente
existe muita violência nos bairros circunvizinhos da escola, necessitando
urgente de uma ação educativa para que os alunos desenvolvam valores de paz e
harmonia. Daí a iniciativa de implantação desse projeto. O objetivo, além
de promover a boa convivência e reduzir a violência, busca também melhorar os
índices de aprendizagem, reduzir a repetência e aumentar a freqüência
escolar.
2. OBJETIVO:
· promover o
desenvolvimento pessoal , social, a autonomia e
auto-estima dos alunos, buscando-se a boa convivência, a solidariedade e,
consequentemente, a redução da violência entre as crianças da
comunidade.
3. PÚBLICO
ALVO:
- 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental
4.
PERIODICIDADE:
Mensal
5.
MATERIAL:
papel, lápis,
fichas, textos, painéis, livros, revistas, filmes, etc.
7.
METODOLOGIA:
A metodologia
será através atividades individuais e grupais, discussão, debates, apresentação
oral, entrevistas, exposições.
8-
AVALIAÇÃO
Observar os
combinados, as ações do dia-a-dia, convivência dos alunos e compromissos
assumidos
1ª ATIVIDADE
(mensal)-
AGOSTO-2010
Tema:
Auto-Conhecimento
Público
alvo:
2° ao 5° ano
do Ensino Fundamental
Objetivo:
estimular o
conhecimento individual através da reflexão sobre aspectos físicos, gostos
pessoais e qualidades.
Metodologia:
discussão, debate, exposição das idéias e das atividades, dinâmicas;
Material:
lápis, papel, lápis de cor
ATIVIDADES:
Dinâmica
1
Objetivo:
Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues
Contribuição enviada pelo usuário: Ricardo José Rodrigues - Coordenador - São Paulo -SP
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues
Contribuição enviada pelo usuário: Ricardo José Rodrigues - Coordenador - São Paulo -SP
· Dinâmica
2
(Aplicada ao
público a partir de 9 anos)
Objetivo:
Proporcionar o exercício da auto-percepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com que mais se identifica, usando os materiais disponíveis na sala.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando o que aquela máscara tem a ver com ele.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo e abrir para discussões sobre a percepção que temos de nós mesmos.
6. Fechamento da vivência (importância do auto-conhecimento; valorização pessoal)
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com que mais se identifica, usando os materiais disponíveis na sala.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando o que aquela máscara tem a ver com ele.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo e abrir para discussões sobre a percepção que temos de nós mesmos.
6. Fechamento da vivência (importância do auto-conhecimento; valorização pessoal)
Esta
dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através
da representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do
indivíduo.
Contribuição enviada pela usuária: Taise
Escreva ou
desenhe:
1- Como sou? (
aspectos físicos)
2 O que mais
gosto em mim?
3- Quais
minhas brincadeiras preferidas?
4-Circule as
características que você tem:
Educado
|
Alegre
|
Irritado
|
Bom
|
Colaborador
|
Briguento
|
Feliz
|
Estudioso
|
Organizado
|
Descuidado
|
Triste
|
Amigo
|
Obediente
|
Teimoso
|
Compromisso
(criar regras):
O que posso
fazer para cuidar melhor do meu corpo e da minha saúde?
O que vou
fazer para ser uma pessoa melhor?
Avaliação:
Acompanhar no dia-a-dia os compromissos assumidos e analisar a compreensão do
aluno sobre a sua pessoa (quem é, o que faz, o que gosta, suas qualidades
pessoais)
2ª ATIVIDADE (mensal)
–SETEMBRO-2010
Tema: Eu e os
outros: nossas diferenças
Público
alvo: 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental;
Objetivo:
Reconhecer a pessoa do outro, compreender as diferenças individuais, buscando
atitudes de respeito solidariedade.
Metodologia:
trabalhos em dupla, entrevista, discussão, debate, exposição das
idéias;
Material:
lápis, papel, lápis de cor e outros.
Atividade:
1-
Entrevista: organizar a turma em duplas e orientar para uma entrevista com as
seguintes perguntas:
Nome:______________________________________________________________
Idade:______________________________________________________________
Com quem
mora:____________________________________________________
O que
gosta:_________________________________________________________
O que não
gosta:_____________________________________________________
2- Apresentação: cada aluno irá apresentar o
colega entrevistado para o grupo;
3- Debate: Destacar as diferenças de opiniões
apresentadas nas entrevistas e mostrar que somos diferentes e precisamos
conviver bem dentro dessa diversidade.
4- Os alunos poderão fazer desenhos/frases ou
produção textual sobre o tema. Fazer painéis, exposição.
5- Compromisso: Não colocar apelidos, respeitar
as diferenças dos colegas e ser tolerante com o outro.
Regras:
construir outras regras de convivência sobre o tema “ Eu e os outros: nossas
diferenças”
Avaliação:
Observar o cumprimento dos compromissos assumidos e as regras
3ª ATIVIDADE
(outubro/2010)
Tema: Sou
cidadão: Meus direitos e deveres
Público
alvo: 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental;
Objetivo:
Levar a criança a conhecer seus direitos e deveres, com vistas a promover a
consciência cidadã, o respeito ao ser humano e as boas relações
sociais;
Metodologia:
discussão, debate, exposição das idéias e das atividades;
Material: Estatuto da criança e adolescente; Cordelzinho dos
Direitos da Criança; ECA em cordel; lápis, papel, lápis de cor. Somos crianças,
temos direitos; Somos crianças, temos deveres; Falando de direitos e
deveres
Atividades: –
(Planejadas pelos professos; desenvolver/discutir outras atividades))
- Recorte e
colagem de gravuras de revistas que representem os direitos da
criança;
- Desenho,
pintura, produção de textos; elaboração de frases e cartazes.
- Dramatização, apresentação com fantoches e outras.
Compromisso:
Buscar os seus direitos, respeitar os direitos dos outros e cumprir com os seus
deveres. (Construir combinados).
4ª ATIVIDADE
(mensal) –NOVEMBRO-2010
Tema:
Amor
Objetivo:
Despertar o amor que existe em cada um; aprender a amar a todas as pessoas, os
animais e a natureza; desenvolver atitudes de amor pelo eu, pelos outros, pelo
meio ambiente.
Metodologia:
discussão, exposição de idéias, opiniões, debates, atividades, dinâmicas,
histórias de vida, casos concretos do dia-a-dia e exposição de
painéis;
Material:
lápis, papel, lápis de cor, textos etc.
Sugestões de
atividades: questões a serem respondidas oralmente: o que você ama em você? Quem
você ama? Como você trata as pessoas que você ama?
- Recorte e
colagem de gravuras de revistas que representem expressão de amor;
- Troca das
gravuras entre os alunos como presentes;
- Escolha de
músicas sobre o amor;
- Discussão
sobre como podemos expressar nosso amor á natureza; Passeio no jardim ao ar
livre;
- Entrevistas
com pessoas da família e da comunidade sobre o amor;
- Discussão
sobre o amor nas acolhidas;
- Criação de
uma história com o tema “A importância do amor em minha vida”;
- Concurso de
frases sobre o amor;
- Confecção de
um mural sobre o “amor”;
- Realização
de jogos, brincadeiras e dinâmicas, evidenciando o amor e respeito que deve
existir entre os participantes.
Compromisso: Amar mais as pessoas no dia-a-dia; fazer amizades;
ser agradável; falar palavras de amor e carinho, respeitar as diferenças dos
colegas, ser tolerante com o outro, evitar agressão e violência.
Regras:
construir Regras de Convivência sobre o tema “Amor”
Avaliação:
Observar o cumprimento dos compromissos assumidos e as regras de convivência
construídas.
5ª ATIVIDADE –
Dezembro/2010
Tema:
Confraternização – Natal, tempo de Paz e de Solidariedade
Objetivo:
Fortalecer a confraternização entre as pessoas, mostrando os valores natalinos
para despertar na convivência diária os sentimentos de paz, solidariedade,
confraternização e amor.
Sugestões
de atividades:
· Ouvir o que
os alunos pensam do Natal;
· Leituras
sobre o sentido do Natal (paz, harmonia, solidariedade entre as pessoas
etc.)
· Discutir
como se pode demonstrar os valores natalinos na vida diária;
· Ouvir
histórias pessoais;
· Refletir
sobre como se pode agir na escola de forma fraterna;
· Produzir
textos, poesias, oração, desenhos e recorte sobre o tema;
· Promover
troca de cartões de natal;
· Fazer
trabalho de arte sobre os símbolos do natal.
· Trabalhos de
reciclagem;
· Trabalhar
com músicas de Natal.
Material:
· Textos sobre
o Natal;
· Letra de
músicas natalinas, CD, Som;
· Papel, lápis
de cor, revistas, tesoura, papel laminado, EVA, cartolina, etc.
· Outros, de
acordo com a atividade planejada.
Compromisso: Procurar realizar ações de solidariedade,de
confraternização e de amor neste Natal. Combinar um gesto concreto entre os
colegas da sala.
Regras: Ser
solidário e amigo na vida diária.
Avaliação:
Observar o cumprimento dos compromissos assumidos e das regras de convivência
construídas;
6ª ATIVIDADE
(Janeiro/2011)
Tema:
Respeito
Objetivos:
Aprender a
respeitar a si mesmo para que nasça o respeito pelo próximo; Estabelecer um
ambiente respeitoso onde quer que se encontre; Perceber a importâncias do bom
relacionamento e do respeito às diferenças individuais; Desenvolver atitudes de
respeito pelo eu, pelos outros e pelo meio ambiente; Conhecer o seu próprio
valor e respeitar o valor dos outros como meio para obter respeito; Reconhecer a
importância do respeito para a boa convivência.
Material:
· Textos sobre
o tema Respeito; Letra de músicas, CD, Som;
· Papel, lápis
de cor, revistas, tesoura, papel laminado, EVA, cartolina, etc.
· Outros, de
acordo com a atividade planejada.
Atividades:
Dramatização; Dinâmica;Teatro;Paródia; Música;Dublagem;
ACRÓSTICO:
Riqueza
interior é o que vale
Experimente
esse sentimento de paz
Sinta a emoção
de ser feliz
Pense no
bem-estar da humanidade
Espere um
outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma
atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito
pelo outro
Ouça seu
coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
· Completar:
Os alunos podem completam frases como:
· FICO ALEGRE
QUANDO...
· SINTO QUE
TENHO UM AMIGO QUANDO...
· RESPEITO O
OUTRO QUANDO...
Cantinhos –
nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos:
"Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às
aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou
observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho...
e o docente vai estimulando os valores trabalhados: amor, respeito, etc.)
Compromisso: Respeitar os colegas, professores e funcionários;
respeitar as diferenças dos colegas e ser tolerante com o outro.
Regras:
construir outras regras de convivência sobre o tema “Respeito” "Galeria do
posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por
meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as
telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da
turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento
é maior, ou seja, são eles que elaboram as regras;
Avaliação:
Observar o cumprimento dos compromissos assumidos e as regras de convivência
construídas; *Participação;*Comportamento; respeito aos colegas e trabalho em
equipe;
Dinâmica: Dinâmica do Amor
Objetivo:
Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano Ler o seguinte texto ou contar outra história que destaque o amor:
Procedimento:
Para início de ano Ler o seguinte texto ou contar outra história que destaque o amor:
Certo homem
estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo,
novo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse
que seu coração era o mais bonito pois nele havia muito amor, experiência,
carinho e dedicação aos outros. Houve vários comentários do tipo: "Como seu
coração é o mais bonito, se está velho e com tantas marcas?" O bom velhinho,
então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas
representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente,
todos concordaram: o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência
do velho.
Após contar a
história, distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em
forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar
figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e
apresentar ao grupo.
Depois cada
um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever
o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de...
No final o
instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a
outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de
Estudante, Canção da América ou outra.
7ª ATIVIDADE
– FEVEREIRO/2011
Tema:
AMIZADE
Objetivo: compreender o sentido da amizade, despertar o bom
relacionamento entre os colegas e incentivar o clima de amizade e respeito na
escola e na vida diária.
Sugestões
de atividades:
· Ouvir o que
os alunos pensam sobre a amizade;
· Leituras
sobre o tema (poesias, contos, músicas);
· Discutir
como se pode demonstrar a amizade na vida diária;
· Ouvir
histórias pessoais;
· Refletir
sobre como se pode ampliar a amizade na escola;
· Produzir
textos, poesias, oração, desenhos e recorte sobre o tema;
· Promover
troca de mensagens “cantinho da amizade”;
· Fazer
trabalho de arte.
Material:
· Livros,poesias e textos sobre amizade;
· Letra de
músicas, CD, Som, TV;
· Papel, lápis
de cor, revistas, tesoura, papel laminado, EVA, cartolina, etc.
· Outros, de
acordo com a atividade planejada.
Compromisso:
Desenvolver a amizade entre os colegas; Respeitar as diferenças; Evitar brigas,
apelidos e brincadeiras ofensivas; Realizar ações de amizade, confraternização e
amor.
Regras: Ser
solidário e amigo na vida diária; Combinar normas de convivência na escola;
Promover um gesto concreto entre os colegas da sala.
Avaliação:
Observar o cumprimento dos compromissos assumidos e das regras de convivência
construídas;
Ler mais: http://escolaabdenagorochalima.webnode.com.br/news/projeto%20conviv%C3%AAncia2/
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