Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Projeto Convivência



                   http://img1.blogblog.com/img/icon18_wrench_allbkg.pngProjeto Convivência - Hora do Conto

 Para dar continuidade às atividades do projeto “Convivência Escolar” na Hora da Leitura os alunos foram convidados a ler o livro “Diga Paz”. O mesmo foi projetado no telão para que todos pudessem ler e visualizar as imagens ao mesmo tempo. O livro trata de várias situações que é preciso pedir “PAZ” para que possamos viver em harmonia com as pessoas, os animais e a natureza, respeitando o próximo, as etnias e principalmente as diferenças.Na sequência, assistimos o vídeo “A Paz” do conjunto Roupa Nova, em que mostra cenas de guerra e de vários tipos de violência, contrapondo com cenas de paz, harmonia e respeito.
Após o vídeo, lemos o poema abaixo:

Ou isto ou aquilo
Cecília Meireles
“Ou se tem chuva e
não se tem sol,
ou se tem sol e não
se tem chuva!
Ou se calça a
luva e não se
põe o anel,
ou se põe o anel e
não se calça a luva
Quem sobe nos ares
não fica no chão,
quem fica no chão não
sobe nos ares.
É uma grande pena que não
se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
E vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.”
Algumas reflexões propostas após a leitura:
* A nossa vida é repleta de escolhas. Desde o momento em que acordamos, até a hora de dormir, fazemos muitas escolhas. Pedi aos alunos que relatassem as escolhas que já fizeram durante esse dia.
* Depois conversamos sobre o que teria mudado se alguma daquelas escolhas não tivesse sido feita. Por exemplo, o que teria mudado se, em vez de decidir ir à escola tivessem optado por ficar em casa. O que teria mudado? Quantas coisas poderiam ser diferentes no dia e na vida de cada pessoa?
* Fizemos uma reflexão sobre a influência das nossas escolhas na construção da nossa vida, na sociedade em que vivemos, no planeta em que habitamos. Precisamos ficar atentos. Uma escolha mal feita pode significar uma caminhada por trilhas não desejadas. Esse pode ser o grande segredo da vida.
Encerramos com a leitura do trecho abaixo:
 “O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.”
Rubem Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário