PROJETO ANUAL “CRIANÇA
CIDADÃ-construindo Valores”
1- JUSTIFICATIVA
Os PCN’s afirmam que “cabe à
escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)A cidadania não
deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no
papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real,
no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta
pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os
educadores.
Por isso, percebemos que alguns
valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por
todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo
assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a
necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta escola e em muitas outras.
Há vários projetos de cidadania
registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência,
desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Mas estes problemas também estão no
interior da escola particular, talvez camuflados, ou com outra roupagem, mas
existem. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas de rede
pública e privada devem levar a sério a sua missão de partícipe na construção
da cidadania dos educandos.
Para finalizar, mostrando a
importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos
ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa
em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o
nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste
processo de construção, tão importante.
2- OBJETIVOS
Este projeto visa a valorização
do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o
bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à
construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em
relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na
sala de aula
Desenvolver reflexões sobre
ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa
educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala
criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que
causam a indisciplina.
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro
POR QUÊ? Perceber a importância
do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas,
desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os
portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: 1o e 2o bimestre
SUBTEMAS:
Fevereiro- Convivência e Regras
Março- Solidariedade e
Cooperação
Abril- Limpeza e organização
Maio- Igualdades e diferenças –
respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e
Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos, poesias, mensagens,
fábulas.
· Criação do Estatuto da Sala
(com regras e multas)
· Discussão sobre as
necessidades básicas do homem
· Debate sobre os idosos,
portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades
e situações. Excursão ao asilo, Peti, Casa de Passagem, etc.
· Produção de texto, Relatório e
ilustração
· Dramatização (sobre
convivência e solidariedade)
· Maquetes dos lugares visitados
· Confecção de livro
· Dinâmicas
· Entrevistas com especialistas
· Amigo Anjo, correio elegante
· Exploração de cartazes,
figuras e mensagens
· Conversa sobre os temas
trabalhados e as realidades vistas
3.2- TEMA CENTRAL: Eu e os
problemas do mundo
POR QUÊ? Conhecer e discutir os
problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar
e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes
problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:
Agosto: Destruição do meio
ambiente, o que fazer com o lixo
Setembro: Violência e guerras,
necessidade da paz
Outubro: As crianças (diferentes
realidades)
Novembro: Doenças e vícios
Dezembro:Avaliação do projeto e
culminância
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Pesquisa sobre os temas
abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Campanhas, Confecção de
panfletos
· Recorte de reportagens
· Confecção de jornal
· Trocar experiências e
partilhar o conhecimento adquirido
· Júri simulado sobre os temas
propostos
· Dinâmicas e vivências
· Palestra e entrevistas (policiais,
médicos e outros profissionais).
· Visitas (PETI, creche, Lixão)
· Dramatizações
· Poesias, textos informativos,
fábulas, mensagens.
· Exploração de figuras
· Exploração de situações atuais
e do dia-a-dia, relatórios
5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo
6- CULMINÂNCIA
No final do ano haverá uma
festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material produzido
durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os temas abordados
no projeto.
Haverá também a gravação de
um CD com as músicas do projeto.
7-AVALIAÇÃO
Após cada Unidade de Estudo,
no final de cada bimestre haverá um debate para ver o que aprenderam, o que
mudou, o que poderá mudar. Depois do debate cada criança preencherá uma ficha
de desempenho. Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada
um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto
será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também
serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas,
excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de
observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação.
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