1. NOME DO
PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
2. EIXO
TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.
3.
PROBLEMÁTICA:
De acordo
com o diagnóstico realizado pelos professores, no 1º e 2º trimestres desse ano,
a maioria dos alunos das turmas do Alfabetizar demonstraram dificuldades na
leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou
aos professores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a
razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso
dos alunos aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.
4.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A
definição do tema desse projeto para ser desenvolvido em nossa escola se apóia
no conhecimento que temos de que o trabalho com a literatura infantil e infanto
juvenil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das
crianças, ajudando a formar leitores.
Sendo
assim, ao propor um trabalho com o gênero literário em sala de aula, apoiamo-nos
também nas concepções de alguns estudiosos que afirmam que o trabalho com a
Literatura Infantil pode certamente ajudar na valorização da criatividade, da
independência e da emoção infantil, o chamado, pensamento crítico e segundo
SILVEIRA (1997, p.149), "(…) e com ênfase à criança ativa, participante,
não-conformista".
Logo,
"(…) Faz-se necessário que o professor introduza na sua prática pedagógica
a literatura de cunho formativo, que contribui para o crescimento e a
identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno a percepção de
diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia e a
criticidade, que são elementos necessários na formação da criança em nossa
sociedade atual".
A
Literatura Infantil, nas escolas, deve despertar o gosto pela leitura, pois
"(…) a literatura pode proporcionar fruição, alegria e encanto quando
trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver
a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de
uma aprendizagem prazerosa". (SAWULSKI, 2002).
Percebemos
então que para desenvolver uma proposta voltada para a utilização da literatura
infantil na escola é preciso ampliar a nossa percepção de que "(…) Ler não
é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza um
trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes
estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o
que sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em questão". (RCNEI, 1998,
p. 144).
Os RCNEI
sugerem que,
"(...)
os professores deverão organizar a sua prática de forma a promover em seus
alunos: o interesse pela leitura de histórias; a familiaridade com a escrita
por meio da participação em situações de contato cotidiano com livros,
revistas, histórias em quadrinhos; escutar textos lidos, apreciando a leitura
feita pelo professor; escolher os livros para ler e apreciar. Isto se fará
possível trabalhando conteúdos que privilegiem a participação dos alunos em
situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos,
poemas, parlendas, trava-línguas, etc. propiciar momentos de reconto de
histórias conhecidas com aproximação às características da história original no
que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a
ajuda do professor". RCNEI, (1998, vol.3, p. 117-159).
Para Pinto
(1999),
"A
Literatura Infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de
diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades
e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias
influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a
sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da
leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a
aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual". (apud
RUFINO e GOMES, 1999, p.11).
COELHO
explica que,
"...
a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que
se destina... e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação
dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que
o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que
lhe cumpre viver". COELHO (2000 p.141).
Portanto
considerando os fundamentos teóricos que embasam o projeto reconhecemos que, o
trabalho em sala de aula com Literatura Infantil é importante sob vários
aspectos biopsicosociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona
às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos
processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do
vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação
do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas
habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor
fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do
processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras
disciplinas.
5.
JUSTIFICATIVA:
A leitura
e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando
estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a
utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo
letrado.
Pensando
nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...” torna-se
necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a
produção por meio da contação de história.
Com uma
proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil e infanto -
juvenil, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de
pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade,
tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.
6.
OBJETIVOS:
6.1. OBJETIVOS
GERAIS:
•
Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a
atuação de toda a escola nesse processo;
•
Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a
aquisição de competências leitoras;
• Resgatar
a história de sua comunidade por meio de contos populares;
•
Desenvolver a reescrita de histórias e a produção textual.
6. 2.
OBJETVOS ESPECÍFICOS:
• Ampliar
o repertório de histórias conhecidas;
•
Familiarizar-se com as histórias;
•
Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que
envolvem leitura de história;
•
Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita(livros e
revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
•
Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias
e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para
selecionar o que vão ler.
•
Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da
classe;
• Contar
de histórias conhecidas;
• Realizar
leituras orais e silenciosas de histórias; e silenciosas de histórias;
•
Interpretar histórias lidas;
• Realizar
o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir
a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar
de histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas
• Montar
histórias ou trechos de histórias (fatiados);
• Escrever
listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias
lidas;
•
Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Escrever
e reescrever histórias;
•
Complementares histórias lacunadas;
• Refletir
sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do
professor);
• Ilustrar
(com desenhos) histórias lidas;
•
Dramatizar histórias e contos trabalhados;
•
Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
•
Participar do Dia D da leitura e contação de histórias, expondo os trabalhos
produzidos.
7.
CRONOGRAMA:
Alunos
Professores
Coordenadores
Diretores
Alunos:
De 01 de
setembro a 30 de novembro
• Ampliar
o repertório de história conhecidas; 1ª semana de setembro:
Professores:
•
Selecionar um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária,
implementando o cantinho de leitura da classe; 1ª semana de setembro;
• Observar
a qualidade do acervo de livros e problematizar a escolha dos títulos que serão
lidos às crianças; De setembro a novembro:
Diretor e
Coordenador:
•
Incentivar e garantir que o conteúdo deste projeto esteja assegurado com pauta
nos encontros de formação dos professores;
Alunos:
•
Familiarizar-se com as histórias; De setembro a novembro:
Professores:
• Realizar
com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias aos alunos. De
setembro a novembro nas reuniões de AC:
Diretor e
Coordenador:
• Orientar
e apoiar o planejamento dos professores, enfocando a leitura como atividade
diária na escola;
Alunos:
•
Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem
leitura de história; De setembro a novembro:
•
Compartilhar sobre suas impressões sobre as histórias lidas;
Coordenador:
• Orientar
os professore na organização e utilização sistemática dos cantinhos de leitura
na sala de aula;
Alunos:
• Aproximar-se
do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que
possam manuseá-los , reparar na beleza das imagens, relacionar textos e
ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões,
definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que
vão ler. De setembro a novembro:
Professores:
•
Favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinarem sobre as
histórias ouvidas , manifestando suas idéias e sentimentos.
Coordenador:
• Incentivar,
apoiar e orientar o planejamento de atividades de roda de leitura, antes,
durante e depois da leitura.
Alunos:
•
Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da
classe; • Expor preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade
de as crianças avaliarem as histórias.
Professores:
•
Selecionar textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura;
• Permitir
que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da
rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura;
•
Compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será
lido para melhor entendimento do texto.
8. AÇÕES
NECESSÁRIAS:
•
Levantamento do acervo bibliográfico da escola;
• Seleção
de literaturas infantil e infanto juvenil;
• Criação
dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
• Criação
das caixas ou baús da leitura;
•
Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de
livros na escola;
• Criação
de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos
livros lidos.
9.
METODOLOGIAS:
•
Apresentação do projeto aos professores para articulação de idéias e ações;
•
Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas;
• Contação
de historias por professores;
• Contação
de histórias por alunos;
• Contação
de histórias por pessoas da comunidade local;
• Leituras
orais de histórias pelos professores;
• Leituras
de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
• Pesquisa
e leitura de histórias na internet;
•
Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
•
Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
• Estudos
de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
• Exibição
de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escuta
de histórias fonadas;
•
Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas
(fatiados);
• Escrita
de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias
lidas;
•
Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Contação
de histórias usando fantoches;
• Escrita
e reescrita de histórias;
•
Complementação de histórias lacunadas;
• Reflexão
sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos
(apoio do professor);
•
Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
•
Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
• Criação
de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
•
Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos
na escola com divulgação dos livretos produzidos.
10.
CONTEÚDOS:
• Leitura
oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais
•
Linguagem oral e escrita;
•
Interpretação;
• Produção
escrita;
• Reflexão
de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo
do vocabulário;
•
Seqüência lógica: Início, meio e fim;
•
Coerência e coesão textual;
•
Pontuação.
11.
RECURSOS:
•
Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil e
infanto-juvenil; fantoches; palanquinho; aparelho de TV e DVD;
•
Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel
metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos
impressos, etc.
12.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento,
envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção
escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e
outras atividades escritas (contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem
como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços
obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
13.
SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese
do projeto ocorrerá com a realização do Dia da leitura e contação de histórias na escola,
onde estará acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores
e alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos
pelos alunos contando com a participação da comunidade local.
14.
BIBLIOGRAFIA:
AROEIRA,
M.; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de pré-escola: vida e criança: brincar e
aprender. São Paulo: FTD, 1996, p. 167.
BRASÍLIA.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília:
MEC/SEF, 1998.
COELHO, N.
Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000. 159p.
COELHO, N.
A história da história. In: RIBEIRO, R. O Patinho Feio. São Paulo: Editora
Moderna, 1995.p. 31.
RUFINO,
C.; GOMES, W. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da
criança na fase da pré-escola. São José dos Campos: Univap, 1999.
SAWULSKI,
V. Fruição e / ou aprendizagem através da Literatura Infantil na
escola.1.2002abril 2003.
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