Descrição do projeto:
Introdução
"O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente
uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade e dos direitos
e responsabilidades em relação à vida pessoal , coletiva e ambiental."*Este projeto será aplicado com o objetivo de
estimular os alunos a debater sobre ações que afetam a convivência entre os
seres e o meio em que vivem.Este debate será conduzido na direção da
constatação da necessidade dos seres viverem em harmonia com todos os demais
seres, assim como com a natureza ,para a manutenção da vida em nosso
planeta.Será enfatizada a necessidade iminente de promovermos a paz em nosso
dia-a-dia , com atitudes e valores conscientes e bem definidos individualmente
, para que se instaure em nossa sociedade a harmonia necessária à boa
convivência , iniciando com ações efetivas dentro da escola , na nossa família
, em nossa rua , em nosso bairro. "A
educação para a paz garantiria a harmonia do homem com a natureza por meio de
um desenvolvimento sustentado e a harmonia entre os seres pelo espírito
de solidariedade entre os homens e suas nações...A noção de paz positiva surge
da compreensão mais ampla e profunda da própria violência. É uma abordagem
transformadora que visa rechaçar todas as formas de violência e não apenas a
guerra entre nações e violência física entre indivíduos , mas também aquela
instaurada na própria estrutura social e inserida na própria política externa
das nações.A paz positiva ,além da ausência de guerras , compreende o bem-estar
da humanidade como um todo e de cada indivíduo na sua dignidade como ser
humano.Este 'estar bem' passa necessariamente pela conquista concreta dos
direitos humanos fundamentais:Alimentação , habitação , educação , cultura ,
lazer , liberdade de expressão , meio ambiente saudável..."*
Objetivos
*Refletir
sobre diversos tipos de violência, como:contra crianças, animais, os idosos, a
mulher,contra pessoas de opção sexual diferente,contra pessoas de raças
diferentes,contra a natureza,contra os direitos do cidadão,contra o bem
público,contra o bem particular,...outros descritos
*Refletir
sobre os momentos em que é praticada a violência , seus
desencadeadores;sobre os locais onde há atos de violência.
*Desenvolver
a sensibilidade para a percepção de todas formas de violência que provocam sofrimento
no ser humano;
*Ampliar o conceito de paz como oposição a tudo que
fere a dignidade humana em sua integridade física , psicológica e social :
*Conhecer as causas históricas e sociais nas mais
diversas situações que provocam a violência : desigualdades sociais ,
preconceitos , cultura autoritária , individualismo , intolerância , destruição
do meio ambiente;
*Estimular o cultivo de valores como: democracia ,
igualdade , liberdade , solidariedade , tolerância , respeito ao meio ambiente
e aos bens , públicos e privados.
*debater sobre :o que é a paz;quem pode promover a
paz;como me sinto em um ambiente violento;quais fatores são gerados pelos atos
violentos em determinadas situações(como campos de futebol, bares, estádios de
futebol...);quais contribuições eu dou para que se modifique esta
perspectiva;como tenho promovido o entendimento quando me deparo com situações
de conflito
Estimular
a compreensão de que:*Há diferentes maneiras de se promover a paz , desde a paz interior , a paz no ambiente em que vivemos(escola , família , bairro) , a paz no planeta...
*Cada
cultura , assim como cada diferença deve ser respeitada para manter o
equilíbrio em nossa sociedade
*Meus
atos influenciam no meio em que vivo
*A
paz é uma necessidade de nossa sociedade e do planeta
*Cada
um pode disseminar a paz com ações individuais
*A
manutenção da vida no planeta depende da paz
Conteúdos
·
Português:Oxítona
, paroxítona e proparoxítona , letra maiúscula , concordância verbal, graus do
adjetivo, pontuaçõa , produção de texto;
·
Teatro:Representação
de diferentes situações , expressões faciais , oralização
·
Música:
Diferentes ritmos , melodias e letras
·
Matemática:Porcentagem
, fração , experessões numéricas, medidas , quatro operações , histórias
matemáticas
·
Ciências:O
homem e a natureza: O homem e suas relações com o meio , sua interferência e as
consequências ; àgua e solo
·
Geografia:
Vegetação do Rio Grande do Sul, bacias hidrográficas do Sul , fronteiras do Rio
Grande do Sul
·
História: A
chegada dos portugueses ao Brasil, A relação dos índios e do homem branco , a
interferência do homem branco na cultura indígena
·
Cidadania: O
bem público e o bem particular, administração do bem público e sua manutenção,
os impostos.
Público alvo
O
projeto será aplicado em uma turma de 32 alunos de quarta série/quinto ano, com
idade entre 10 e 14 anos.
Os recursos materiais serão:
Retroprojetor ,
data show , filme em dvd, video do Youtube , livro de história , recortes de
jornais e revistas, uso do laboratório de informática para explorar o 'google
earth' , mapas, materiais recicláveis, filme em cinema, livros diversos.
As
práticas:
·
Serão
realizadas atividades de debate sobre situações de conflito
·
Hora do
conto(Se mamãe não voltar para casa?)
·
Confecção de
materiais com sucata(símbolos para paz no planeta)
·
Reportagens ,
crônicas , produção de texto em grupo , duplas e individualmente
·
Reflexão sobre
o filme 'Azur e Asnar' , interpretação oral e escrita do filme e debate
sobre o tema central
·
Produção de uma
música com o tema paz
·
Relaxamentos
·
Reflexões sobre
a música 'Era uma vez...' de Sandy e Júnior.
Conclusão do projeto:
Elaboração
da "torta da paz ", onde os alunos no grande grupo farão uma receita na
qual os componentes serão qualidades humanas que acham
importantes que as pessoas tenham para promover a paz . Eles
escolherão os ingredientes , a medida de cada um para colocar e o modo de
preparar. O registro passo-a-passo será colocado no quadro para que
copiem. Depois será colocada a receita no papel pardo e exposto no mural
da escola.Elaboraçao de um projeto de paz, por parte dos alunos ,a ser
aplicado por cada um na escola , na família , na rua , no bairro..., onde cada
aluno será responsável por promover a paz, cultivando em si , e
estimulando os outros a cultivar a "torta da paz"
Avaliação;
Os alunos serão avaliados por seu engajamento
nas atividades , sua participação , suas contribuições positivas , suas
colocações e questionamentos durante os debates. Também serão avaliados em sua
postura nas diferentes situações e locais , sua capacidade de trabalho em
pequeno e grande grupo. Ao final de cada quinzena será feito um trabalho de
avaliação coletiva sobre as atividades , a postura dos alunos e o
comprometimento na prática das tarefas
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