O Papel do Educador de Apoio
O Educador de Apoio é peça fundamental no
espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo
ensino‐aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável,
valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para
lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de
uma educação de qualidade social.
Deve ter uma ação
dinamizadora que possibilite a integração das dimensões política, pedagógica e
administrativo‐financeira da gestão escolar, a fim de estimular a renovação e a
melhoria do processo de ensino aprendizagem, visando à garantia do sucesso de
todos os alunos.
Enquanto generalista da
educação, o Educador de Apoio tem sua ação política explicitada de forma
peculiar na organização e gestão do trabalho pedagógico, assim como através de
uma postura crítica‐reflexiva, em face da realidade cotidiana encontrada na
escola.
Manter a organização e a
estruturação da ação pedagógica pressupõe que o Educador de Apoio elabore um
plano de trabalho, para prever as ações a serem levadas à frente; o período em
que cada uma delas deverá se realizar; os recursos necessários para esta
realização; e os responsáveis por cada atividade. O plano de trabalho, no
entanto, não é definitivo, deve estar aberto a mudanças, devendo ser um
instrumento orientador das ações.É importante que o Educador de Apoio esteja
atento para os seguintes aspectos:
• Integrar‐se plenamente na unidade escolar em que atua;
• Apropriar‐se/comprometer‐se com o projeto político
pedagógico
• Manter‐se atualizado em relação à legislação educacional
• Observar o mecanismo de funcionamento escolar de sua
Unidade;
• Levantar sugestões sobre o processo educativo que se
desenvolve ou que se quer desenvolver na escola;
Participar
de encontros com todos os membros da escola;
• Discutir e coordenar ações que favoreçam a qualificação dos processos
de ensino e aprendizagem
• Organizar as idéias levantadas e desenvolver o seu plano de trabalho;
• Apresentar seu plano e discutir com a equipe docente;
• Elaborar um cronograma de execução;
• Apresentar a versão final do seu plano a todos os componentes da
escola;
• Operacionalizar a e auto‐avaliar sua atuação
O Educador
de Apoio deverá organizar as atividades pedagógicas a serem
desenvolvidas
na Escola, acompanhando o desenvolvimento da Proposta Pedagógica e criando
espaços para reflexão sobre a prática e a participação dos membros da comunidade.
O Educador
de Apoio tem como atribuições:
• Participar da construção, implementação e avaliação do Projeto
Político
Pedagógico
da Escola.
• Coordenar, sistematizar, acompanhar e avaliar as ações pedagógicas e
de docência da escola.
• Identificar as demandas e promover a formação continuada dos/as
docentes nas áreas do currículo escolar, de forma articulada com as equipes
técnicas de ensino e de normatização da Secretaria Executiva de Desenvolvimento
da Educação e das Gerências Regionais.
• Subsidiar, continuamente, a direção da escola em relação a efetivação
do currículo escolar e das aprendizagens dos/as estudantes.
• Coordenar o monitoramento pedagógico das turmas, sob a sua
responsabilidade
na escola.
• Contribuir com a ação docente, em relação aos processos do ensino e
aprendizagem,
propondo subsídios pedagógicos, com vistas à melhoria das aprendizagens dos
professores/as e estudantes.
• Subsidiar as famílias/responsáveis pelos/as estudantes, em relação ao
desempenho
escolar.
A prática pedagógica requer que se pense
de forma dialética e que se faça
educação para toda a sociedade, ainda que,
através de diferentes meios e em diferentes
espaços sociais. À medida que esta sociedade se torna tão complexa, há que se expandir a intencionalidade educativa
para diversos outros contextos, abrangendo diferentes tipos de formação
necessária ao exercício pleno da cidadania.
Espera‐se, pois, que o Educador de Apoio conheça plenamente o seu espaço de trabalho, compartilhe idéias e conhecimentos,
construa o seu papel na escola, tornando‐se assim, a ligação fundamental,
traçando o seu caminho transformador, formador e articulador.Certamente que a
inexistência de respostas prontas, acabadas e definitivas fazem com que o
trabalho pedagógico do educador de apoio seja uma reelaboração do caminho e a apresentação de
algumas das pistas possíveis para a continuação desse “caminhar”.
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