Educar é Semear

Educar é Semear

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lembretes para o Coordenador Pedagógico


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES
PRAÇA  29 DE DEZEMBRO  N º 57
               Lembretes  para o Coordenador Pedagógico
                                     O que fazer

Garantir a realização semanal do horário de trabalho pedagógico coletivo 
reunir-se periodicamente com todos os professores. É preciso ter tempo para planejar e tornar mais produtivos esses momentos.

Organizar encontros de docentes por área e por série 
reunir os professores por disciplina, para tratar de conteúdos específicos, e 31% por ano, para conversar sobre as turmas.

Dar atendimento individual aos professores 
discutir com cada docente da equipe e sugerem novas estratégias de ensino, após observar as práticas pedagógicas em sala de aula.

Fornecer base teórica para nortear a reflexão sobre as práticas 
apontam o preparo dos docentes como um dos principais problemas da coordenação pedagógica.

Conhecer o desempenho da escola em avaliações externas 
citaram um número que está fora da escala do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), embora a maioria afirme saber o resultado da escola. Mais do que ter o número, é essencial usá-lo para guiar o planejamento em equipe.

O que não fazer
Conferir se as classes estão organizadas e limpas antes das aulas 
a avaliam como adequada à sua função, que pode ser delegada a um funcionário de serviços gerais.
Fiscalizar a entrada e a saída de alunos 
72% dos entrevistados têm essa atividade na rotina e 91% a consideram apropriada, mas o controle deve ser responsabilidade de um funcionário treinado para a função.
Visitar empresas do entorno para fechar parcerias
54% gostariam de ter mais tempo para isso, mas o papel de relações-públicas é do diretor.
Substituir professores que faltam 
19% dos entrevistados fazem isso uma ou algumas vezes por semana. Sua função, porém, é ajudar a direção a montar, com os docentes, um banco de atividades e uma lista de substitutos para resolver esse tipo de emergência.
Cuidar de questões administrativas, financeiras e burocracias em geral 
22% acreditam que isso é seu papel, embora os especialistas garantam que a parceria com o diretor deve se restringir aos assuntos pedagógicos.

Ana Maria Falcão de Aragão

Um comentário:

  1. adorei!, estou fazendo pedagogia, estou no segundo ano de três.

    gosto de gestão educacional, isso me fascina.

    sou organizada, atenta, gosto de inovar e por em prática, o que na minha opinião é o mais importante.

    tenho uma dúvida dentro de mim, terminar minha faculdade e exercer a profissão!

    será que dá, o ensino não dá base, não dá bom salário, não investe, não empolga. Isso é chato!

    mas quanto ao artigo, é show!

    ResponderExcluir