sábado, 16 de março de 2013


Projeto Resgate Cultural (2) - Justificativa

Normalmente ao pensarmos no passado em alguns aspectos, sentimos em nossos corações uma enorme nostalgia, principalmente quando pensamos na escola, no valor do professor, na qualidade do ensino, na educação das crianças em relação às pessoas mais velhas.
Também quando pensamos nas relações entre as próprias crianças, nos laços de amizade, nas brincadeiras mais saudáveis e mais educativas, nos sentimentos gerais existentes no coração: o saber perdoar e voltar a brincar normalmente dois minutosdepois de uma briguinha, o espírito de cooperação nas brincadeiras coletivas, o saber perder!
Atualmente a própria mídia, os desenhos infantis mostram as brigas, incentivando subjetivamente a luta, os conflitos, o resolver no tapa os problemas, e as crianças, reproduzem entre si, o que fica muito bem gravado em seus subconscientes!
Buscaremos no desenvolver do projeto, resgatar os valores, esquecidos e perdidos com o caminhar da humanidade, pelas crianças que já não os conhecem pois são frutos de uma geração onde os pais, para compensar a falta de tempo para educar, passam a mão na cabeça dos filhos, não os ensinam o valor do não, e criam uma geração que só conhecem os seus direitos e desconhecem os seus deveres!
Também buscaremos resgatar e valorizar as conquistas históricas, as brincadeiras saudáveis e de grande valor ainda presentes nas memórias dos pais e avós das crianças que hoje, queremos com nosso trabalho, influenciar positivamente. 
Assim como mostrar a sociedade onde a nossa escola encontra-se inserida, o seu valor na produção histórica e que desta forma, há a necessidade de uma intervenção consciente não só pelos adultos, mas pelas crianças, que de uma maneira ou de outra, intervém, mesmo que com menor intensidade e que serão os adultos de amanhã, que poderão ou não valorizar a cultura, respeitar o passado e produzir um futuro mais justo, dependendo única e exclusivamente da quantidade de boas sementes que tiverem plantadas em seus corações...

Projeto Resgate Cultural (1) Introdução

Iniciamos uma nova postagem de projeto interdisciplinar em capítulos

(como o Projeto Meio Ambiente)
Projeto:

“Um olhar para o passado na busca da formação do cidadã

INTRODUÇÃO

O tema gerador de nossos trabalhos  este ano é a Cidadania.

Acreditamos que o tema “cidadania” ou ao pé da letra “a qualidade de cidadão”, tenha inúmeras ramificações, abrindo naturalmente possibilidades diversas de trabalho com os alunos.
Em várias pesquisas bibliográficas realizadas, encontramos este tema ligado principalmente aos Direitos e Deveres ( Constitucionais, do Consumidor, Humanos e do Meio Ambiente) e à Pluralidade Cultural.

Atualmente, ouve-se muito na mídia sobre os direitos e deveres, porém pouco se fala sobre a Pluralidade Cultural e desta forma, decidimos organizar nossos trabalhos baseados nesta vertente.
Em um projeto voltado para a cidadania, o tema da Pluralidade Cultural ganha especial significado ao propiciar elementos para que a criança estabeleça relações entre o equilíbrio democrático, a consolidação do pleno cumprimento de direitos, a coexistência de diferentes grupos e comunidades étnicas e culturais, e sua própria vida. A organização social dos grupos humanos inclui organizações políticas diversificadas, caracterizadas pelos fundamentos dados pela visão de mundo de cada grupo. Estruturam-se, assim, diferentes mecanismos de participação e comunicação. Introduzir essa noção de que diferentes grupos étnicos e culturais têm organizações políticas internas próprias, diferenciadas entre si, é um conteúdo a transversalizar com História
E é a partir dessa vertente que nosso trabalho tomará forma! Aproveitando o trabalho do folclore, buscaremos entender a organização política e cultural da sociedade onde nossa escola e nossos alunos estão inseridos, procurando através de trabalhos de pesquisa, descobrir as origens, os costumes e as necessidades desse povo. Realizando resgates culturais no que se refere aos brinquedos e brincadeiras, às histórias dos mais velhos e num último momento, quem sabe consigamos resgatar o valor social da escola dentro da formação educacional, moral e crítica do ser humano, perante a comunidade onde a escola está inserida.
O projeto será trabalhado interdisciplinarmente mesclando suas atividades teóricas ou práticas com conteúdos de outras disciplinas: principalmente a Língua Portuguesa e História, ora pincelando aulas de Matemática, Geografia, Ciências e Educação Artística, num objetivo de desenvolver interesses, potencialidades e formar cidadãos que valorizem sua cultura, tenham orgulho de seu passado, aproveitem melhor o presente e possam produzir em conjunto um futuro mais justo e humano. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário