terça-feira, 19 de março de 2013

DINÂMICA: O BARCO FURADO- DEVEMOS FAZER SEMPRE O MELHOR.

DINÂMICA: O BARCO FURADO- DEVEMOS FAZER SEMPRE O MELHOR.
Desenvolvimento:pedir para os professores fazerem um barco de papel. Logo após fazer um furo neste barco. Em seguida deverá contratar uma pessoa para deixar o seu barco bem bonito ( a pessoa contratada terá papéis variados, cola, tesoura e lápis de cor para decorá-lo). Ao finalizar, devolver ao cliente para ver se o resultado foi aprovado. Conversar sobre este processo, as impressões que ficaram. Perceber se forma bem criativos, se tamparam o buraco. Mostra que cada um pode contribuir de uma forma com suas ideias, Cada um deve dar o melhor de si. Ao final lê-se a história: Faça sempre o melhor.

Texto após a dinâmica para fechamento da mesma:
Faça mais do que a obrigação.

“Certo homem foi contratado para pintar um barco. Trouxe consigo tintas e pinceis e começou a fazer seu serviço, conforme combinado. Enquanto pintava, percebeu que a tinta estava escorrendo pelo fundo do barco. Examinando com atenção, viu que havia um vazamento e decidiu conserta-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu pagamento e foi embora. No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e o presenteou com belo cheque. O pintor ficou surpreso: ‘ o senhor já me pagou pela pintura do barco’, disse ele. O homem então disse: ‘ mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco’. O pintor respondeu: ‘ foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar. O senhor está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante! ’. O homem insistiu ‘ meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar o que aconteceu: quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando a pintura secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que havia, saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado. Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar-lhe pela sua ‘pequena’ boa ação’.”
Hoje em dia fala-se muito em padrões de excelência. As empresas buscam aplica-los em suas linhas de produção, as instituições de ensino os querem em suas salas de aula e comércio também quer esses padrões no atendimento ao público.
Ser excelente é ser superior, é superar as expectativas, é ficar acima da média, é surpreender, é fazer mais do que a obrigação. Seria tão bom se as pessoas buscassem padrões de excelência também em suas vidas cotidianas, em suas atitudes e em seu caráter!
Quero desafiar você a não se conformar em viver na linha do “suficiente”. Você pode ser melhor, pode ser excelente naquilo que faz. Supere as expectativas, surpreenda as pessoas à sua volta. Você não faz idéia de como o mundo precisa de pessoas excelentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário