sexta-feira, 29 de março de 2013

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR – LEITURA E ESCRITA

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR – LEITURA E ESCRITA 

LETRAMENTO: “Imagens, gestos, palavras e sons: o possível diálogo universal”

“Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos
lendo, é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincula com o meu
contexto.”
(Paulo Freire)
TEMA: Leitura e escrita dos gêneros textuais encontrados na atualidade 

DISCIPLINAS: Português, História, Geografia, Ciências

PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º e 9º anos 

PERÍODO: Setembro de 2009 ao final do ano letivo 

JUSTIFICATIVA:
Há muito se tem solicitado aos professores ultrapassar os estreitos limites da sala de aula e apresentar propostas de atividades que possibilitem ao aluno analisar a produção artística e cultural através de imagens, gestos, palavras e sons, valorizando assim toda uma identidade cultural de um povo.

OBJETIVOS GERAIS :
A idéia é que os alunos encontrem diferentes caminhos para compreender e expressar suas idéias sobre temas fundamentais do mundo contemporâneo, por meio de diferentes formas de expressão - tanto as mais tradicionais, como poesia, teatro, música, quanto modalidades mais contemporâneas, como vídeos-poemas, animações e outras manifestações artísticas.

Os alunos deverão refletir sobre temas que afetam a sua própria vida, que muitas vezes parecem distantes, pois não são inseridos no mundo fechado em que vivemos, seja um determinado ambiente urbano, uma determinada classe social ou mesmo uma tribo. O objetivo é provocar os alunos a saírem de sua individualidade para manifestar suas idéias, que construam seu ponto-de-vista e que sejam capazes de apresentá-lo por diferentes caminhos.
�� Aquisição de conhecimentos lingüísticos por meio da leitura.
�� Saber diferenciar os diversos gêneros textuais.
�� Considerar a prática da leitura como fonte de aquisição de conduta sociais.
�� Conhecer os textos de acordo com a função, organização e estrutura.
�� Formar opinião sobre os diversos assuntos expressos nos textos lidos.
�� Adquirir experiências para desenvolver o imaginário por meio dos textos literários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
�� Propiciar o contato do aluno com diferentes obras literárias, incentivando o prazer da leitura.
�� Ampliar o repertório vocabular, a partir de consulta ao dicionário.
�� Interpretar mensagens explícitas e implícitas na obra lida.
�� Identificar elementos que caracterizam a narrativa.
�� Representar a obra por meio de exposição artística.
�� Montar um quadro com as características básicas do conto.
�� Relacionar características físicas e comportamentos das personagens para traçar seu perfil psicológico.
�� Observar personagem, ação, tempo e espaço na narrativa e exercitar o emprego desses elementos na produção do conto.
�� Produzir contos, tomando como base a noção de enredo e suas partes.
�� Conhecer os gêneros textuais encontrados nas revistas e nos jornais.
�� Possibilitar ao aluno o acesso aos meios de comunicação escrita.
�� Dinamizar a leitura e a escrita.
�� Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, habilitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões.
�� Propiciar ao aluno refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento.
�� Propiciar a reflexão e a análise sobre aspectos da língua e da linguagem, reconhecendo que os mesmos elementos de uma palavra falada podem ter significados diferentes na escrita.
�� Desenvolver a competência de identificar os pontos mais relevantes de um texto.
�� Expressar sentimentos, experiências, idéias e opções individuais a partir dos temas apresentados nos livros.
�� Conhecer as principais obras e autores da literatura clássica brasileira e universal.
�� Distinguir obras da literatura clássica.
�� Apresentar um seminário em grupo, atentando para a postura de apresentador de seminário e para as orientações relativas aos aspectos que envolvem esse gênero textual.

METODOLOGIA 

ATIVIDADES PROPOSTAS:
O projeto está sendo desenvolvido em forma de oficinas interdisciplinares..


Nenhum comentário:

Postar um comentário