Planejamento anual 2012
Escola:
:
Disciplina:Artes
Professora:
Turno:_____________________
Turma:_____________ Ano: 8º
OBJETIVO
GERAL:
- Levar o
aluno para uma aprendizagem criativa que motive sua capacidade de criar,
renovar, resgatando a arte dos seus antepassados, desenvolvendo as diversas
formas artísticas da sua comunidade para agir com perseverança na busca de conhecimentos.
* CONTEÚDOS
DA I UNIDADE:
-A história
da arte;
- A magia da
artes;
- A arte e a
educação;
- Arte e
comunicação;
- Composição
visual;
- Datas
comemorativas do mês.
-Letra e
bastão;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A
cor;
- As cores
primárias.
* CONTEÚDOS
DA II UNIDADE:
- As cores
primárias e secundárias;
-Geometria;
- Ponto
, reta e plano;
- Leituras
incidental ( as comemorações;
-Desenhos;
-
Instrumentos de desenhos;
- Desenhos
criativos e dirigido;
-Técnicas de
sombreamentos;
* CONTEÚDOS
DA III UNIDADE:
-
Estilização;
-Figuras
geométricas;
-Ângulo;
-Posições
relativas de duas retas no plano;
- Leituras
incidental ( as comemorações;
- Textos
pictórico ou imaginário;
- História e
cultura afro e indígena brasileira;
-Caricaturas;
-
Musicalização.
* CONTEÚDOS
DA IV UNIDADE:
- Os
elementos da músicas;
-História em
quadrinhos;
- Bullying;
-Técnicas;
-Texturas;
-Teatro;
-Logotipos;
-Espiral;
-Arcos;
-Textos
dramáticos;
-Outdoor em
cartaz;
- Cortes de
formas tridimensionais;
- Fazer
artístico.
*
ESTRATÉGIAS:
-
Desenvolver os conteúdos de artes do 1º e 2º semestres através de leituras,
diálogos, debates, músicas, confecção de maquete, confecções de cartazes,
confecções de artes, pesquisas, dramatizações, filmes, palestras,
exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções
textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa,
giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas, cartolinas, tesouras, DVDs,
televisão, aparelho de DVD e de som, folhas de papeis, jornais, revistas,
réguas etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o
desempenho do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção , interesse,
participação, leituras, execução das atividades orais e escritas
desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Referências
bibliográficas
ABAD, J.
Usos y funciones de las artes en la educación y el desarrollo humano. In:
JIMÉNEZ,
Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística,
cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
AGUIRRE, I.
& JIMÉNEZ, L. Diversidad cultural y educación artística. In: JIMÉNEZ,
Lucina;
AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística,
cultura y
cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
BARBOSA, A.
M. Arte e Inclusão. In: ANDRIES, André (org.) Caderno de Textos:
educação,
arte, inclusão. Volume 1 número 1. Rio de Janeiro: FUNARTE. 2002.
________.
Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.
________.
Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva: 1978.
DA MATTA, R.
Você tem cultura?. Jornal da Embratel. Rio de Janeiro. 1981
Planejamento anual 2012
Escola:
Disciplina: Artes
Professora:
Turno:_____________________
Turma:_____________ Ano: 9º
OBJETIVO
GERAL:
- Levar o
aluno a desenvolver a habilidade observação, discrição e criação na leitura e
na arte, tanto por meio de desenhos, ilustrações, criações, quanto
a linguagem oral desenvolvendo atitudes de respeito e valorização com o meio
artístico em que vivem.
* CONTEÚDOS
DA I UNIDADE:
-A
história da arte;
- A magia da
artes;
- A arte e a
educação;
- Arte e
comunicação;
- Composição
visual;
- Datas
comemorativas do mês.
-Letra e
bastão;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A
cor;
- As cores
primárias.
* CONTEÚDOS
DA II UNIDADE:
- As cores
primárias e secundárias;
-Geometria;
- Ponto
, reta e plano;
- Leituras
incidental ( as comemorações;
-Desenhos;
-
Instrumentos de desenhos;
- Desenhos
criativos e dirigido;
-Técnicas de
sombreamentos;
-
Estilização;
-Figuras
geométricas;
-Ângulo;
-Posições
relativas de duas retas no plano;
* CONTEÚDOS
DA III UNIDADE:
- Leituras
incidental ( as comemorações;
- Textos
pictórico ou imaginário;
- História e
cultura afro e indígena brasileira;
-Caricaturas;
-
Musicalização.
- Os
elementos da músicas;
-História em
quadrinhos;
- Bullying;
-Técnicas;
-Texturas;
* CONTEÚDOS
DA IV UNIDADE:
-Teatro;
-Logotipos;
-Espiral;
-Arcos;
-Textos
dramáticos;
-Outdoor em
cartaz;
- Cortes de
formas tridimensionais;
- Fazer
artístico.
- Composição
visual;
-Ampliações;
-
Triângulos;
-Projetos.
*
ESTRATÉGIAS:
-
Desenvolver os conteúdos de artes do 1º e 2º semestres através de
leituras, diálogos, debates, músicas, pesquisas, confecção de maquete,
confecções de cartazes, confecções de artes, dramatizações, filmes,
palestras, exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais,
produções textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa,
giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas, cartolinas, tesouras, DVDs,
televisão, aparelho de DVD e de som, folhas de papeis, jornais, revistas,
réguas etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o
desempenho do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção , interesse,
participação, leituras, execução das atividades orais e escritas
desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Referências
bibliográficas
ABAD, J.
Usos y funciones de las artes en la educación y el desarrollo humano. In:
JIMÉNEZ,
Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística,
cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
AGUIRRE, I.
& JIMÉNEZ, L. Diversidad cultural y educación artística. In: JIMÉNEZ,
Lucina;
AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística,
cultura y
cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
BARBOSA, A.
M. Arte e Inclusão. In: ANDRIES, André (org.) Caderno de Textos:
educação,
arte, inclusão. Volume 1 número 1. Rio de Janeiro: FUNARTE. 2002.
________.
Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.
________.
Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva: 1978.
DA MATTA, R.
Você tem cultura?. Jornal da Embratel. Rio de Janeiro. 1981
muito bom ! me ajudou muiiito !!!!
ResponderExcluirmuito bom ! me ajudou muiiito !!!!
ResponderExcluirAdorei. Muito bom!
ResponderExcluirParabéns pra vc é ótimo demais!me ajudou bastante!!!
ResponderExcluirMUITO BOM VALEU! OBRIGADA.
ResponderExcluir