SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Plano de aula em sequência didática -Ciências
Introdução
A presente sequência didática contendo nove etapas, visa colaborar com os educadores no planejamento de suas aulas.Ressalta-se que não se trata de uma receita pronta, pois são apenas sugestões de atividades sequenciadas, com o intuito de colaborar na efetivação da aprendizagem do educando.
Área de conhecimento: Ciências
Conteúdo relacionado: Plantas, suas partes e funções
Ensino fundamental I
Objetivos Gerais
- Reconhecer e classificar os diferentes tipos de plantas,a função de cada parte das plantas, bem como a sua utilidade em nossa vida.
- Despertar o espírito científico através da observação da natureza.
Proposta de trabalho: Roda de conversa
- Quem gosta de plantas?
- Quem tem plantas em casa?
- Quais plantas vocês conhecem?
- Quais tipos de plantas vocês conhecem?
- Qual a utilidade das plantas em nossa vida?
- Através da linguagem oral diagnosticar o conhecimento prévio das crianças sobre as plantas.
Segunda etapa
Proposta de Trabalho- Visita ao viveiro de mudas do Centro De Educação Ambiental-CEAM
objetivo específico:
- Perceber a diversidade de plantas existentes no local;
- Identificar as plantas conhecidas;
- Observar os diferentes tipos de plantas e a sua função(árvores,flores,plantas medicinais,verduras, legumes).
Objetivo específico
- Verificar o conhecimento que foi absorvido pelos alunos,
- Trabalhar a produção de texto,
- Analisar o uso correto da ortografia,dos elementos coesivos, e da coerência textual, para posteriores intervenções pedagógicas
Proposta de trabalho: Desenhar e colorir a planta que mais gostou na visita ao viveiro,nomeando suas partes através de uma legenda. A seguir, expor os cartazes no mural da escola.(interdisciplinaridade com artes,defendida nos PCNs)
Objetivo específico:
Recurso utilizado: A atividade será realizada no caderno de Ciências
Quarta etapa
Quinta etapa
Proposta de trabalho: Trabalho em grupo / Pesquisa
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a função das partes das plantas.Os grupos terão o prazo de uma semana para a realização da pesquisa e a preparação para a apresentação,que deverá ser de forma criativa.
Objetivo específico: Favorecer a construção do conhecimento sobre a funções de cada parte das plantas através da pesquisa e da interação entre os alunos.
Recursos que poderão ser utilizados:
Critérios para a formação de grupos:
- Grupo de 5 a 6 alunos;
- Grupos heterogêneos, com o objetivo de que alunos mais experientes, auxiliem no aprendizado dos que ainda não conseguem realizar as tarefas por si mesmos.
Segundo Fernando Becker em seu texto “O que é construtivismo”, o conhecimento é uma construção, onde o sujeito age espontaneamente, porém necessita de estímulos sociais. Sendo assim o trabalho de pesquisa faz com que o aluno construa o seu próprio conhecimento, sendo estimulado pelo professor.
Proposta de trabalho: Apresentação do trabalho de pesquisa.
Objetivo específico:Incentivar o aluno a se expressar em público;compartilhar o conhecimento adquirido através da pesquisa, e da socialização com os colegas da classe.
Sétima etapa
- Leitura do livro didático realizada pelos alunos e pela professora. (o professor deverá pedir que cada aluno leia uma parte do texto e estimulá-lo a fazer um comentário sobre o trecho lido,comparando as informações do livro com o conteúdo da pesquisa).
- Fazer as atividades do livro didático.
- Estimular o aluno ao hábito de leitura;
- Estimular o aluno a expor as suas idéias;
- Reforçar os conhecimentos já adquiridos através das atividades do livro didático;
Oitava etapa
Proposta de trabalho: Produção de texto-Atividade interdisciplinar-Língua Portuguesa
Objetivos específicos:
- Identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos;
- Verificar o uso da pontuação,parágrafo,acentuação,coerência e coesão, para posteriores intervenções pedagógicas.
Nona etapa
Proposta de trabalho: Plantio de jardim
Cada aluno deverá trazer para a escola uma muda de flor, para ser plantada no jardim da escola. A cada semana um grupo ficará responsável por cuidar do jardim.
Objetivo específico:
- Incentivar os alunos a cuidar das plantas;
- Promover a integração com o meio ambiente;
- Alegrar o ambiente escolar com um lindo jardim;
Segundo Garcia( 2000), para o professor trabalhar as competências e as habilidades dos alunos,é preciso que as aulas sejam bem planejadas e pré-programadas, utilizando de diversos recursos pedagógicos. Porém destaca a importância da improvisação, ou seja, é preciso que o plano de aula seja flexível, caso contrário não dará espaço aos questionamentos e opiniões dos alunos. Ressalta-se a importância da formação continuada dos professores para que estejam sempre atualizados, inovando com práticas pedagógicas que contribuam para a formação do aluno.
Sendo assim, a realização deste trabalho, juntamente com conhecimentos prévios, oriundos de outros estudos já realizados sobre a importância do ato de planejar na educação, concluí-se que o planejamento de uma aula é um instrumento flexível de trabalho do professor. Nele especifica-se o que será trabalhado em sala de aula, através de uma prática pedagógica embasada em teorias educacionais que priorizam o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos, construindo habilidades e competências para tornarem- se cidadãos ativos frente a sociedade em que estão inseridos.
Referências BibliográficasBECKER,Fernando.O que é construtivismo?Revista de Educação AEC,Brasília,v.21,n.83,p.7-15.abr./junho.1992.
GARCIA,Lenise Aparecida Martins.Competências e habilidades:Você sabe lidar com isso?
Disponível em http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/print.aspx ?id=36
Autoras da sequência didática: Claudineia C. Sousa,Flávia A.Azevedo, Gleycilene R. Linhares,Maria da C. S. Ferreira.João Monlevade,Nov.2009.
GOSTEI MUITO DESSA SEQUENCIA DIDÁTICA, BEM CLARA E COM A LINGUAGEM ADEQUADA PARA 3° ANO.
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