domingo, 24 de março de 2013

Plano de aula em sequência didática -Ciências


SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Plano de aula em sequência didática -Ciências


Introdução
A presente sequência didática contendo nove etapas, visa colaborar com os educadores no planejamento de suas aulas.Ressalta-se que não se trata de uma receita pronta, pois são apenas sugestões de atividades sequenciadas,  com o intuito de colaborar na efetivação da aprendizagem do educando. 


Área de conhecimento: Ciências

Conteúdo relacionado: Plantas, suas partes e funções

Ensino fundamental I

Terceiro ano 


Objetivos Gerais


  • Reconhecer e classificar os diferentes tipos de plantas,a função de cada parte das plantas, bem como a sua utilidade em nossa vida.
  •  Despertar o espírito científico através da observação da natureza.
Primeira etapa


Proposta de trabalho: Roda de conversa
  • Quem gosta de plantas?
  • Quem tem plantas em casa?
  • Quais plantas vocês conhecem?
  • Quais tipos de plantas vocês conhecem?
  • Qual a utilidade das plantas em nossa vida?
Objetivo específico:
  • Através da linguagem oral diagnosticar o conhecimento prévio das crianças sobre as plantas.
Recurso utilizado :As crianças serão dispostas em círculo, onde o professor será o mediador da conversação. 
  

Segunda etapa

Proposta de Trabalho- Visita ao viveiro de mudas do Centro De Educação Ambiental-CEAM

objetivo específico:

  • Perceber a diversidade de plantas existentes no local;
  • Identificar as plantas conhecidas;
  • Observar os diferentes tipos de plantas e a sua função(árvores,flores,plantas medicinais,verduras, legumes).
Terceira etapa- Relatório sobre a visita ao viveiro

Objetivo específico

  • Verificar o conhecimento que foi absorvido pelos alunos,
  • Trabalhar a produção de texto,
  • Analisar o uso correto da ortografia,dos elementos coesivos, e da coerência textual, para posteriores intervenções pedagógicas

Proposta de trabalho: Desenhar e colorir a planta que mais gostou na visita ao viveiro,nomeando suas partes através de uma legenda. A seguir, expor os cartazes no mural da escola.(interdisciplinaridade com artes,defendida nos PCNs)

Objetivo específico: 
Recurso utilizado: A atividade será realizada no caderno de Ciências
  
Quarta etapa


  • Incentivar os alunos a produzirem trabalhos artísticos;
  • Identificar as partes das plantas.

    • Recursos utilizados:Cartolina, pincel;giz de cera; papel fantasia;glíter,lápis de cor.

      Quinta etapa

      Proposta de trabalho
      : Trabalho em grupo / Pesquisa
      Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a função das partes das plantas.Os grupos terão o prazo de uma semana para a realização da pesquisa e a preparação para a apresentação,que deverá ser de forma criativa.
      Objetivo específico: Favorecer a construção do conhecimento sobre a funções de cada parte das plantas através da pesquisa e da interação entre os alunos.

      Recursos que poderão ser utilizados:


    • Peça teatral
    • Fantoches
    • Cartazes
    • Internet

      • Obs.:Todo o material disponível na biblioteca, sobre o tema estudado,deverá ser previamente pesquisado pela professora e reservados aos grupos de estudo.

        Critérios para a formação de grupos:

        • Grupo de 5 a 6 alunos;
        • Grupos heterogêneos, com o objetivo de que alunos mais experientes, auxiliem no aprendizado dos que ainda não conseguem realizar as tarefas por si mesmos.
        Segundo Fernando Becker em seu texto “O que é construtivismo”, o conhecimento é uma construção, onde o sujeito age espontaneamente, porém necessita de estímulos sociais. Sendo assim o trabalho de pesquisa faz com que o aluno construa o seu próprio conhecimento, sendo estimulado pelo professor.

        Sexta etapa
        Proposta de trabalho: Apresentação do trabalho de pesquisa.

        Objetivo específico:Incentivar o aluno a se expressar em público;compartilhar o conhecimento adquirido através da pesquisa, e da socialização com os colegas da classe.

        Sétima etapa

        • Leitura do livro didático realizada pelos alunos e pela professora. (o professor deverá pedir que cada aluno leia uma parte do texto e estimulá-lo a fazer um comentário sobre o trecho lido,comparando as informações do livro com o conteúdo da pesquisa).
        • Fazer as atividades do livro didático.
        Objetivo específico: 
        • Estimular o aluno ao hábito de leitura;
        • Estimular o aluno a expor as suas idéias;
        • Reforçar os conhecimentos já adquiridos através das atividades do livro didático;
        Recurso utilizado: livro didático

        Oitava etapa  
        Proposta de trabalho: Produção de texto-Atividade interdisciplinar-Língua Portuguesa
        Objetivos específicos:

        • Identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos;
        • Verificar o uso da pontuação,parágrafo,acentuação,coerência e coesão, para posteriores intervenções pedagógicas.
        Recurso utilizado: A atividade deverá ser feita em uma folha A4 e entregue à professora para a correção.

        Nona etapa

        Proposta de trabalho: Plantio de jardim
        Cada aluno deverá trazer para a escola uma muda de flor, para ser plantada no jardim da escola. A cada semana um grupo ficará responsável por cuidar do jardim.

        Objetivo específico:

        • Incentivar os alunos a cuidar das plantas;
        • Promover a integração com o meio ambiente;
        • Alegrar o ambiente escolar com um lindo jardim;
        Conclusão
              Segundo Garcia( 2000), para o professor trabalhar as competências e as habilidades dos alunos,é preciso que as aulas sejam bem planejadas e pré-programadas, utilizando de diversos recursos pedagógicos. Porém destaca a importância da improvisação, ou seja, é preciso que o plano de aula seja flexível, caso contrário não dará espaço aos questionamentos e opiniões dos alunos. Ressalta-se a importância da formação continuada dos professores para que estejam sempre atualizados, inovando com práticas pedagógicas que contribuam para a formação do aluno.
              Sendo assim, a realização deste trabalho, juntamente com conhecimentos prévios, oriundos de outros estudos já realizados sobre a importância do ato de planejar na educação, concluí-se que o planejamento de uma aula é um instrumento flexível de trabalho do professor. Nele especifica-se o que será trabalhado em sala de aula, através de uma prática pedagógica embasada em teorias educacionais que priorizam o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos, construindo habilidades e competências para tornarem- se cidadãos ativos frente a sociedade em que estão inseridos.

        Referências BibliográficasBECKER,Fernando.O que é construtivismo?Revista de Educação AEC,Brasília,v.21,n.83,p.7-15.abr./junho.1992.


        GARCIA,Lenise Aparecida Martins.Competências e habilidades:Você sabe lidar com isso?

        Disponível em http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/print.aspx ?id=36

        Autoras da sequência didática: Claudineia C. Sousa,Flávia A.Azevedo, Gleycilene R. Linhares,Maria da C. S. Ferreira.João Monlevade,Nov.2009.


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