Educar é Semear

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terça-feira, 19 de março de 2013

Contrato Pedagógico-2013



Contrato Pedagógico-2013

1- Assinar o livro de ponto diariamente;
2- Trazer atestado em 24 horas;
3- Atender convocações da Direção da Escola;
4- Entregar com pontualidade: planejamento e propostas de projetos a serem desenvolvidos e outros;
5- Comparecer e participar das comemorações cívicas realizada uma vez por semana com alunos( Hino Nacional e Hino do Município)= será toda sexta-feira.
6- Fazer oração e apresentação do Bom Dia e Boa Tarde, todos os dias;
7- Colaborar e ser responsável pela ordem geral da escola, tanto quanto a limpeza e disciplina dos alunos no recinto escolar. O professor do período da tarde deverá fechar as janelas , cortinas, apagar as luzes e desligar o ventilador;
8- Apagar a lousa ao término das aulas;
9- Não atender alunos nem pais dos mesmos no pátio, portas das salas sem encaminhamento da Direção da Escola;
10- Não sair da sala deixando os alunos sozinhos durante o período de aula para evitar problemas posteriores;quando necessário pedir para um responsável ficar com a classe;
11- O professor deverá ser o último a sair da classe;
12- No horário de recreio não deixar o aluno sozinho na classe;
13- Obedecer rigorosamente o horário de entrada e saída e, em hipótese alguma liberar os alunos sem autorização da Direção.
14- Não elaborar o semanário durante as aulas, este período deve ser utilizado exclusivamente para acompanhar o aprendizado do aluno( realizar trabalho individualizado; circular pelas carteiras; chamar o aluno para ler, corrigir tarefas e atividades, pontuando os erros, solicitando as correções e outros);
15- Quando necessitar faltar, avisar com antecedência, para que seja providenciada a substituição e deixar atividades para o professor substituto;
16- Não relacionar ou retirar nomes do diário de classe sem consultar a secretaria e/ou coordenação pedagógica; Os professores de Educação Física e Artes deverão conferir a lista com os professores das Classes Regulares.
17- Notificar os pais na reunião sobre o rendimento escolar de seus filhos quanto: a aprendizagem; avaliação,disciplina, interesse, participação em sala de aula e em atividades desenvolvidas na escola;
18- Agendar e respeitar o dia do uso do vídeo-cassete e /ou DVD( não deverá ser o período todo de aula , no máximo 2 horas). Filmes e músicas devem constar no semanário e o professor deverá ver e ouvir antes.
19- Uso do mimeógrafo somente fora do horário de suas respectivas aulas;
20- Não usar o telefone da secretaria da escola, salvo quando de extrema necessidade; principalmente em caso de ligação para celular;
21- Não fazer uso do celular em sala de aula;
22- O material escolar deverá ser solicitado ao inspetor de alunos com antecedência, de preferência antes do início das aulas;
23- As solicitações feitas ao secretário de escola, devem ser com antecedência;
24- Registrar pautas de reuniões pedagógicas no caderno específico para este fim;
25- Entregar o semanário toda segunda-feira;
26- As matrizes das atividades só poderão ser usadas com o visto da coordenação pedagógica;
27- Respeitar o trabalho da Direção e /coordenação com relação às mudanças determinadas pela DEEL;
28- Caderneta é um documento importante, portanto, deverá estar organizada e limpa, sendo vistada bimestralmente ou quando solicitado;
29- Vistar cadernos de tarefas e de sala;
30- Enviar aos pais o quadro de horário de aulas;
31- Enviar aos pais o calendário de avaliações, que deverá ser vistado primeiramente pela coordenação. Qualquer alteração dever ser comunicada à direção ou Coordenação;
32- Professor tem que se interessar pela vida funcional, observar holerite, se está correto quando recebe;
33- Cumprir o horário das aulas( entrada e saída), e entrada e saída de HTPC( em casos emergenciais falar em particular com a direção);
34- Manter prateleiras e armários organizados;
35- Controlar ida dos alunos ao banheiro;
36- Avisar a Direção ou Coordenação, os casos de alunos faltosos;
37- Abrir diariamente o caderno de recado e responder aos bilhetes enviados pelos pais;
38- Quando necessitar, o professor deverá solicitar com antecedência declarações ou atestados;
39- Manter disciplina em classe, sendo que os pequenos problemas deverão ser resolvidos pelo próprio professor, enviando à /Coordenação ou Direção, somente os casos maiores. A Disciplina deve ser mantida com firmeza, porém sem se exaltar, evitando elevar demais o tom de voz;
40- Realizar avaliação diagnóstica no início do ano letivo e bimestralmente;
41- Relatório dos alunos( cuidado com os termos utilizados, tanto por escrito quanto verbalmente);
42- Convites para festas, lembrancinhas e apresentações são de responsabilidade do professor, podendo o inspetor auxiliar no serviço;
43- As apresentações devem ser preparadas com antecedência;
44- Notificar a Direção e coordenação, acontecimentos em relação aluno/comunidade e funcionários;
45- Atividades não referentes à escola não serão permitidas em sala de aula;
46- Questões políticas não serão discutidas dentro da U.E.;
47- O inspetor de aluno auxilia o trabalho do professor não executa por ele;
48- Aluno não desenvolve atividade sozinho, professor precisa circular pela sala; reconhecer dificuldades dos alunos, solicitar apoio da coordenação pedagógica e fazer possíveis encaminhamentos à fonoaudióloga, psicóloga, oftalmologista e outros( solicitar folha de encaminhamentos à Direção ou Coordenação);
49- Painel das salas e portas ; responsabilidade dos professores que a utilizarão. Lembre-se quanto mais a classe for aconchegante, bonita, mais o aluno terá prazer em estar nela e consequentemente enriquecerá o processo de ensino aprendizagem;
50- Saída da escola no horário de serviço não será permitida. Casos emergenciais, falar em particular com a direção; procure agendar seus compromissos em horário inverso.

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