domingo, 24 de março de 2013

PROJETO CANTANDO E ENCANTANDO


PROJETO DE ARTES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL / 2º PERÍODO

PROJETO CANTANDO E ENCANTANDO
INTRODUÇÃO

      A música é fundamental na formação de futuros cidadãos, pois além do poder de encantar e proporcionar distração, pode ser utilizada para a construção de conhecimentos de diversas naturezas, pois as canções populares são a expressão da linguagem de um povo. Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998, pag.45),

  A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo a linguagem musical. É uma das formas de expressão humana que por si só justifica sua presença no importante contexto da educação de um modo geral e na educação infantil particularmente.

JUSTIFICATIVA

      Este projeto justifica-se pela necessidade de despertar e difundir a cultura musical socialmente transmitida de geração em geração. Sendo a música uma das manifestações da linguagem de um povo, ela serve de modelo para as crianças em processo de alfabetização, pois seus textos ajudam a criança a perceber a estrutura das frases, os aspectos sonoros como o ritmo e as rimas.

OBJETIVO GERAL

•    Ampliar o repertório musical, despertando o gosto e o prazer pela arte musical;
•    Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;

OBJETIVO ESPECÍFICO

•    Desenvolver a linguagem oral e escrita;
•    Introduzir a música no universo da criança;
•    Despertar a criatividade por meio da Arte;
•    Explorar as artes plásticas por intermédio da música;
•    Trabalhar a base alfabética;


EIXOS TEMÁTICOS

-Formação Pessoal e Social: Identidade e Autonomia.
-Conhecimento De Mundo: Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Apreciação Em Artes Musicais, Fazer Artístico,. Natureza e Sociedade

METODOLOGIA
   
O projeto será desenvolvido por meio de atividades lúdicas em um período aproximado de 2 meses, divididos em doze etapas com módulos de 50 a 100 minutos, sendo trabalhados duas vezes por semana. As atividades serão realizadas na sala de aula, na sala de vídeo e no pátio da escola.  Os conteúdos serão trabalhados por meio das linguagens oral, escrita e plástica e também por meio de apresentações teatrais e musicais.

 RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS

•    Músicas: Aquarela, A casa, A Linda Rosa Juvenil, O Cravo e a Rosa, O Pato, O Caderno, Meu Galinho, O Pastorzinho, Pai Francisco.
•    Aparelhos de TV, DVD e som,
•    Cd e DVD;
•    Cartazes;
•    Mural;
•    Tinta guache, pincel, cartolina, papel fantasia, papel colorset; papel A4; glíter; lápis de cor; giz de cera; vela, lixa de parede; massinha, canetinha;
•    Construção individual de um livro contendo as letras e ilustrações das músicas trabalhadas.


DESENVOLVIMENTO

 Primeira etapa- atividade diagnóstica

-Rodinha de conversa:
Quem gosta de música?
Quais músicas vocês gostam?
Quais músicas vocês gostariam de cantar agora?(cada aluno escolhe uma música)
Apresentar aos alunos o projeto Cantando e Encantando por meio de um cartaz com o nome das músicas a serem trabalhadas. Cada música depois de trabalhada será marcada no cartaz.

Segunda etapa-Música “Aquarela”     
-apreciação do vídeo da música;  
-cantar e ilustrar a música;
-colorir uma folha mimeografada contendo a letra da música e ilustrações;

Terceira etapa-Música “O cravo e a Rosa

-cantar a música;  
-cantar baixo, alto, depressa, devagar e mudo;
-dramatização;
-colorir folha xerocopiada com a letra da música e ilustrações;
-caça palavras

Quarta etapa- Música “A casa”

-cantar a música;
-rodinha de conversa sobre o tema moradia;
-vídeo da música;
-colorir folha xerocopiada com a letra e ilustrações da música;
-lacunado;
-mural com casas confeccionadas livremente com papel fantasia, numa atividade denominada Recortando com Arte.

Quinta etapa- Música “O Pato”

-vídeo da música;
-cantar;
-escrita livre.
-colorir folha xerocopiada com letra e ilustração da música;

Sexta etapa- Apresentação das músicas até então trabalhadas.

-apresentar num rodão, para as demais turmas as músicas trabalhadas.

Sétima etapa – Música “O Caderno”

-vídeo da música;
-cantar a música;
-rodinha de conversa e confecção de cartazes com o tema: cuidados e importância do caderno;
-colorir folha xerocopiada com a letra e ilustrações da música;

Oitava etapa – Música Pai Francisco

-cantar a música;
-colorir folha xerocopiada com letra e ilustração da música;
-brincadeira de roda com dramatização;
-escrita livre/ditado

Nona etapa – Música “Meu galinho”

-cantar a música;
-dobradura;
-colorir folha xerocopiada com letra e ilustração da música;
-caça palavras;  

Décima etapa – Música “O Pastorzinho” 
-ilustrar a música por meio de pintura;
-colorir folha xerocopiada da letra e ilustração da música;

Décima primeira etapa – Música “A Linda Rosa Juvenil”

-cantar a música;
-acróstico com as palavras Linda Rosa;
-colorir folha xerocopiada com letra e ilustração da música;
-montagem de uma peça sobre a música;

Décima segunda etapa- Culminância do projeto “Cantando e Encantando...”

-apresentação da peça A Linda Rosa Juvenil para toda a comunidade escolar;
-exposição dos livros confeccionados “Coletânea do Projeto Cantando e Encantando”;
-apresentação de um Power Point contendo todo o processo da execução do projeto;

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma processual, pois cabe ao professor observar o desenvolvimento do aluno durante todo o processo de aprendizagem, tanto no que se refere a atividades individuais quanto nas atividades em grupo.

DIVULGAÇÃO / CULMINÂNCIA

 Para a culminância do projeto haverá uma apresentação teatral sobre a música “A Linda Rosa Juvenil”, para toda comunidade escolar, além da exposição dos livros confeccionados pelos alunos contento as músicas trabalhadas e apresentação de Power point contendo todo o processo de execução do projeto.

 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1998. V3.

CENTURION, Marília [et. al].Jogos, Projetos e Oficinas para a Educação Infantil.FTD.São Paulo,2004.

Vídeo Aquarela- Toquinho. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE&NR=1, acesso dia 09/06/11.

Vídeo O Pato- Toquinho. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y&NR=1,acesso em: 09/06/11

Vídeo A Casa - Vinícius de Moraes e Renato Contente. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA, acesso em 09/06/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário