PROPOSTA DE AÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
AÇÕES/ ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES
ü Participar do processo de elaboração do planejamento escolar anual, bimestral (ou trimestral) e semanal;
ü Acompanhamento e monitoramento da execução do planejamento do professor;
ü Subsidiar o planejamento do professor – reuniões quinzenais, capacitação pedagógica, trocas de experiências profissionais e grupos de estudo;
ü Apoio e acompanhamento dos projetos, concursos e atividades interdisciplinares;
ü Propor o replanejamento das ações sempre que necessário;
ü Identificar as dificuldades dos alunos e buscar soluções conjuntas para os mesmos;
ü Utilizar os resultados das avaliações externas e internas para propor intervenções pedagógicas;
ü Auxiliar o professor no uso dos materiais de apoio pedagógico;
ü Leitura, análise e entendimento do Regimento Interno da escola através de informativo;
ü Auxiliar os professores na escolha e utilização dos procedimentos e recursos didáticos que melhor atendam aos objetivos propostos;
ü Conscientizar o professor para a necessidade da: pontualidade, organização, escrita em dia, preenchimento e entrega dos diários ou qualquer outro documento solicitado pela Coordenação Pedagógica;
ü Busca de parcerias com as faculdades locais.
ü Monitoramento das Atividades Práticas de Laboratório.
ü Utilização permanente dos recursos pedagógicos disponíveis no site da escola (se houver).
ü Apoio na elaboração e execução do Portfólio dos professores
AÇÕES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS
ü Acompanhamento das turmas / alunos;
ü Avaliação diagnóstica;
ü Palestra de incentivo aos estudos;
ü Atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem, com a sua inclusão no processo educativo;
ü Recuperação paralela;
ü Acompanhamento e encaminhamento de casos especiais: indisciplinas, desvios comportamentais, problemas de aprendizagem;
ü Acompanhamento do rendimento dos alunos e nos casos de baixo rendimento, solicitar a participação da família;
ü Atendimento a pequenos grupos;
ü Participação nas mensagens / Reflexões;
ü Incentivo na participação de Projetos, gincanas, concurso, avaliação externas e internas;
ü Acompanhamento das progressões parciais;
ü Projetos de leitura, enfatizando os direitos e deveres, a consciência da liberdade, responsabilidade e respeito;
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Sempre se reconheceu o valor da apropriação dos saberes profissionais através da experiência. Aprende-se com as práticas de trabalho, interagindo com os outros, enfrentando situações, resolvendo problemas, refletindo as dificuldades e os êxitos, avaliando e reajustando as formas de ver e de proceder.
(CAVACO,M. H. Ofício do Professor: O tempo e as mudanças)
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AÇÕES QUANTO À INTEGRAÇÃO
FAMÍLIA / ESCOLA
ü Apresentar à comunidade escolar o projeto político pedagógico, reformulado bem como os projetos a serem realizados no decorrer do ano letivo.
ü Contribuir com o processo de integração escola, família e comunidade atuando como elemento facilitador da comunicação entre eles, com o objetivo de tornar efetiva a tarefa educativa.
ü Organizar e realizar debates e palestras de temas de interesse e necessidade da comunidade escolar. (Psicólogo, médico, polícia, etc)
ü Realizar plantão pedagógico sempre que necessário.
ü Realizar bimestral ou trimestralmente, reuniões junto aos pais, para análise e discussões dos resultados, na busca de novas propostas para a melhoria da aprendizagem.
ü Proceder ao levantamento das manifestações culturais, sócio-econômicas e linguísticas junto aos alunos e sua família.
ü Promover momentos de integração entre a escola e família através das manifestações culturais. Ex: Mostra cultural, festival de música, festa junina, gincanas, etc.;
ü Orientar aos pais quanto à necessidade e importância no acompanhamento na vida escolar de seu filho. Ex: realização de tarefas, trabalhos e também quanto ao hábito de estudo.
ü Buscar sempre parcerias entre a escola e comunidade nos projetos e ações desenvolvidos pela escola. Ex: Natal solidário.
Ótimas sugestões para serem adequadas a cada realidade escolar.
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