MATEMÁTICA E TEMAS
TRANSVERSAIS: ATIVIDADES POSSÍVEIS
PROJETO TRANSVERSALIDADE
TEMA:
SAÚDE
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:
DENGUE
· Visita e coleta de
informações acerca do numero de casos de pessoas com dengue no posto de saúde
da localidade em que se encontra a escola;
· Socialização em sala para
analise dos dados colhidos;
· Construção de tabelas e
gráficos para organizar e apresentar os dados;
· Organização de uma passeata
para sensibilizar e conscientizar a população para esse problema (coleta de
objetos que causam a proliferação do mosquito da dengue).
ATIVIDADE
TEMA:
ÉTICA
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:
VALORES MORAIS
Enquete sobre o perfil da
turma.
Números de alunos que:
· Pedem por favor;
· Usam com licença;
· Falam obrigadas (os);
· Pedem desculpas ...
Com os resultados das enquetes,
confeccionar gráficos e promover conscientização sobre a importância do
respeito ao próximo.
PROJETO TRANSVERSALIDADE
TEMA:
MEIO AMBIENTE
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:
ANIMAIS EM EXTINÇÃO
Após assistir ao filme Tainá-
uma aventura na Amazônia, os alunos devem pesquisar os animais que estão em
extinção na floresta Amazônia.Em sala deverá ser feita a socialização da
pesquisa e em seguida pedir a turma, construa um gráfico para sistematizar a
pesquisa e após o mesmo poderão ser desenvolvidas outras atividades.
PROJETO
TRANSVERSALIDADE
TEMA:
ORIENTAÇÃO SEXUAL
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:
LINHA DO TEMPO
ATIVIDADE
Objetivos: sexualidade e
conhecimentos matemáticos, levantamento de dados, construção do tempo.
Metodologia: Aulas expositivas,
utilizando bonecos para ilustrar a ordem cronológica do indivíduo,
Pesquisa de campo, onde cada
aluno coletará dados para construção da sua linha do tempo.
TEMA:
PLURALIDADE CULTURAL
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:NINGUÉM É
DE NINGUÉM
ATIVIDADES
·Utilizar um livro de história
infantil falando sobre as diferenças culturais;
·Pesquisa de campo e coleta de
dados;
Na aula anterior foi pedido aos
alunos uma coleta de dados com os seguintes itens:
·Quantos negros existe em sua
rua?;
·Quantos brancos?
·Quantas igrejas?
E com base nesses dados,
produzir um gráfico coletando as informações trazidas pelos alunos.
PROJETO
TRANSVERSALIDADE
TEMA:
MEIO AMBIENTE
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:
LIXO
JUSTIFICATIVA
A partir do diagnóstico que
foi realizado com a participação dos alunos, para descobrir os reais
problemas que afetam a comunidade foi do consenso de todos que (os problemas
que mais) que o tema seria lixo.
ESTRATÉGIAS
1) Diagnostico - Situação
problema;2) Palestra Informativa – Profissional da área;
3) Pesquisa Bibliográfica –
livros, documentos, internet...;4) Entrevista/ Mobilização na comunidade local;
5) Visita de campo;6) Relatório
– Resultado do trabalho de campo;
7) Atividade proposta para
solucionar o problema;
Oficinas de reciclagem (Escola
x Comunidade);
Palestra de conscientização /
Saúde;
Fazer seleção do “Lixo”;
Oficina de Artesanato;
Estudo sobre lixo orgânico e
não-orgânico;
Aula prática – Limpeza aos
redores da escola / comunidade local.
ATIVIDADE
TEMA:
PLURARIDADE CULTURAL
EIXO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:
DANÇAS REGIONAIS
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a diversidade
cultural dos alunos da nossa comunidade fez-se necessária a organização de um
projeto para discussão da variedade de culturas do nosso país.
Metodologia
Fazer uma pesquisa com os
alunos identificando seus estados de origem e a dança que caracteriza este
estado.
· Socialização
da pesquisa;
· Construção
de uma tabela a partir da tabela e socialização;
· Elaborar
situações-problema a partir da tabela.
Culminância com um festival de
Danças Regionais!!!!!
ATIVIDADE
TEMA:
ÉTICA
EIXO:
NÚMEROS E OPERAÇÕES, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.
ASSUNTO: HÁBITOS
CONSCIENTES
Estratégia: dividir a turma em
grupos para discutirmos assuntos pertinentes ao dia a dia como por exemplo:
· Desperdício
da merenda,
· Respeito;
· Preconceito;
· Cuidados
com o meio ambiente;
· Higiene.
Os temas seriam distribuídos
nos grupos para que todos eles tivessem tempo cronometrado para expor suas
ideias: tribuna.Avaliar o tempo, a forma do trabalho em grupo, suas colocações,
etc. .
PROJETO
TRANSVERSALIDADE
TEMA:
SAÚDE
EIXO:
TODOS
ASSUNTO:
HEPATITE B e C.
1º MOMENTO: Sensibilização.
Exibição da reportagem da TV São Francisco sobre hepatite B e C.
2º MOMENTO: Levantamento
do conhecimento prévio. Já ouviram falar sobre a doença?
3º
MOMENTO: Pesquisa de capo na comunidade:
· Se conhece a doença: hepatite
B e C;
· Conhece alguém que tem alguém
na família que já teve a doença;
4º MOMENTO: Tabulação dos
dados e confecção dos gráficos.
5º MOMENTO: Socialização
dos resultados e palestra com agente de saúde sobre o tema junto da
comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário