EIXOS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
EIXOS NORTEADORES PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
Material elaborado pelo professor Cledson Jean, com base no Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, afim de ser utilizado na Formação Continuada da Escola Príncipe do Saber – Natal RN.
1. A infância como um tempo de formação
1.1. Nesse período, a criança se constitui como indivíduo, forma a sua identidade, constrói valores, conhecimentos e significados, desenvolvendo sua singularidade e pluralidade, estabelecendo relações com o seu ambiente físico e social.
1.2. Não se pode restringir a aprendizagem de conteúdos escolares ou ao desenvolvimento de habilidades que serão posteriormente úteis. É nessa perspectiva que o trabalho de construção de novos conhecimentos precisa ser encarado.
1.3. O importante é verificar se cada atividade representará um benefício para a criança, no seu processo atual de desenvolvimento e formação humana.
1.4. É imprescindível estar atento às formas próprias com as quais as crianças entram em contato com o mundo, se relacionam, lidam com o conhecimento, com a moralidade, com a sexualidade, etc.
As necessidades, as possibilidades e interesses dos grupos e de cada criança devem ser o ponto de partida do amplo cardápio a lhes ser oferecido.
2. Respeito e acolhida às diferenças
ü Raça;
ü Credo;
ü Etnia;
ü Ritmos;
ü Condições sócio-afetivas;
ü Características físicas e mentais.
3. A construção da identidade e o aperfeiçoamento profissional do professor como instrumentos fundamentais para a qualidade da Educação Infantil.
3.1. O processo contínuo de formação é imprescindível para a garantia de uma educação de qualidade às crianças.
3.2. (...) “Não basta trazer certas informações e ensinar certas habilidades; é preciso abordar as concepções, valores, posturas do professor; é preciso possibilitar ao docente, dar-se conta dos papeis e dos valores que tem assumido cotidianamente em sala de aula.”
4. A importância de uma Gestão participativa e da relação com as famílias e com a comunidade no entorno da Instituição.
4.1. A escola deve dar apoio à família na difícil tarefa de cuidar de crianças, mas é preciso cuidado para não se equivocar e comprometer o seu trabalho competindo com ela pela confiança e afeto da criança.
4.2. Quanto à Gestão democrática, as propostas pedagógicas devem dar destaque à existência de canais de participação, estimular a construção/intensificação de uma atmosfera de confiança e solidariedade, onde as decisões sejam negociadas e compartilhadas. Dessa forma, todos se tornam responsáveis e comprometidos com a busca de caminhos para alcançar os objetivos em comuns.
5. Organização do trabalho educativo.
A organização dos tempos e dos espaços
No lugar de se pensar numa organização que seja mais prática ou cômoda para os adultos que trabalham na entidade, se dará prioridade aos interesses e necessidades da criança.
A organização da rotina
Deve contemplar ao máximo as necessidades das crianças. Precisa ser flexível e que respeite as diferenças no tocante a horários rígidos para a alimentação, para a satisfação das necessidades fisiológicas de urinar, defecar, para o sono, etc. É importante que a criança tenha tempo para se ajustar ao ritmo coletivo.
As atividades lúdicas
O jogo não pode se restringir ao chamado jogo educativo, aquele que se destina ao ensino de algum tema previsto no currículo.
A brincadeira se constitui num dos raros momentos em que conseguimos trabalhar o desenvolvimento de forma completamente integrada, pois abrange tanto a cognição da criança como a sua psicomotricidade, a sua afetividade e a sua sociabilidade.
A brincadeira de faz-de-conta, se constitui num poderoso instrumento para a criança realizar a maior tarefa da infância, que é a construção da pessoa.
Na Educação Infantil as crianças precisam de:
ü Espaços e materiais adequados para as atividades lúdicas:
· Áreas internas e externas utilizáveis;
· Oficina de construção de brinquedos;
· Cantinhos (faz-de-conta, ateliê, livros de literatura infantil);
· Brinquedos de diversos tipos (encaixe, construção, jogos diversos) adequados e em quantidade suficiente;
· Materiais diversificados e polivalentes.
ü Área de conhecimento
· Linguagem oral e escrita
· Matemática
· Natureza
· Sociedade
· Movimento
· Música Conhecimento de Mundo
· Artes visuais
Alguns aspectos que devem ser observados:
ü Que tipo de tema, material ou jogo desperta a sua curiosidade? Estimula a troca entre as crianças? Como a criança aproveita melhor a atividade, em duplas ou em pequenos grupos? A maioria das crianças está desenvolvida?
ü Registrar essas observações a fim de possibilitar a melhor reflexão e tomada de decisão acerca do trabalho desenvolvido com as crianças.
LDB. Art. 31 – Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
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