Projeto
Interdisciplinar Ajudando o Meio Ambiente
Reciclar
é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda.”
Período: Abril,
maio e Junho de 2013
Público alvo: alunos
dos 6º s aos 9ºs anos
Apresentação
As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas
cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade
depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos
recursos naturais disponíveis. Neste projeto abordaremos a necessidade de
conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos vivenciem
isso em seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar
voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão
avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.
Introdução
“É preciso
fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser
aproveitada, como composto orgânico ou reciclada e o problema da produção de
materiais não degradáveis.” (PCN’s, 2001)
Justificativa
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo
os bens da Terra são patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar
sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade e dentre
elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.O convívio escolar será
um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a
escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se
darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar dos alunos. (PCN’s, 2001).
Objetivo
geral
Sensibilizar os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e
atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o
bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio
ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
Objetivos
específicos
· Refletir
criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na
formação da cidadania;
· Utilizar
a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem;
· Utilizar
a leitura como meio de transformação;
· Utilizar
a arte como elemento sensibilizador;
· Estabelecer
a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
· Reconhecer
a importância de materiais recicláveis.
Metodologia
Trabalharemos
com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do
senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude.
A
sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele
com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do
aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para
envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como
o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
Português
· Leituras
diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Chovendo na
roseira” (Tom Jobim) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes);
· Leitura
coletiva do livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel
Branco;
· Leitura
do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em quatro grupos para discutirem
cada um dos itens: o que você faria: Se a rua fosse sua,
Se a mata
fosse sua, Se o rio fosse seu;
· Procurar
em jornais notícias que mostrem problemas ambientais e desenvolver uma
atividade de reflexão com a classe.
· Elaborar
cartazes para serem expostos nas dependências da escola;
· Produção
de textos sobre o tema: Reciclagem.
Ciências
· Os
alunos desenvolverão atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a
reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco. Acessar:
· Atividades
em grupo sobre doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para
desenvolverem este ítem, os alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma
pesquisa sobre o assunto;
· Confecção
de trabalhos com materiais recicláveis;
· Passeio
ecológico com observação da realidade ambiental.
Obs.:Os licenciandos participantes do PIBID aplicarão
algumas das atividades propostas, na aula de Ciências da Profa. Lilia Thomaz
(coordenadora do PIBID na Escola Joel Job)
Artes
· Oficina
de reutilização em que os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
· Desenhos
variados sobre o tema Reciclagem.
História
· Trabalhar
o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo
comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do
meio ambiente.
Matemática
· Estudo
das formas geométricas com materiais reciclados.
· Gráfico
feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os
detritos.
Geografia
· O
problema do lixo no mundo.
· Passos
básicos para reciclar
· Percurso
dos recicláveis.
· O
que reciclar
Inglês
· Canção
“Reduce, Reuse e Recycle”
As
atividades mencionadas acima têm por finalidade desenvolver nos alunos uma
sensibilização sobre as questões ambientais e principalmente sobre o lixo e as
formas de Reciclagem, Reutilização e Redução.
Avaliação
Referência
bibliográfica
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001
Guimarães,
M. A dimensão Ambiental na Educação. Campinas,SP: Papirus, 1995
Músicas –
letras, retiradas do site http://www.vagalume.com.br/ :
Chovendo na roseira (Tom Jobim), Planeta Água (Guilherme Arantes) Planeta azul
(Chitãozinho e Xororó)
Poemas.-
Paraíso (José Paulo Paes), Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
Livro
paradidático “O saci e a Reciclagem do Lixo” de Samuel Murgel Branco (
Nenhum comentário:
Postar um comentário