PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES: 5ª e 6ª
EMENTA:
Dança, esporte, ginástica e atletismo.
OBJETIVO GERAL: Trabalhar o esporte escolar de modo a poder desmistificá-lo, demonstrando a relação existente entre a preparação competitiva e as reais condições materiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
OBJETIVO GERAL: Trabalhar o esporte escolar de modo a poder desmistificá-lo, demonstrando a relação existente entre a preparação competitiva e as reais condições materiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIA / METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
Compreender o corpo como forma de comunicação e expressão de sentimentos e sentidos.
Compreender
algumas interações (históricas e sociais) que determinam as práticas corporais
na nossa sociedade, como questões de gênero, classe, raça, etnia, mídia e
exclusão, etc.
Conhecer
as múltiplas possibilidades de movimento com e sem aparelhos.
Conhecer
as regras de diferentes praticas esportivas, adaptando-as de acordo com a
realidade.
Ampliar
seus conhecimentos gerais e de suas potencialidades e limitações físicas.
Apresentar
aos alunos práticas corporais diferentes daquela que fazem parte do currículo
tradicional da Educação
Física escolar.
Física escolar.
DANÇA
Dança popular.
GRD.
GINÁSTICA
Ginástica artística.
Ginástica olímpica.
Dança popular.
GRD.
GINÁSTICA
Ginástica artística.
Ginástica olímpica.
ESPORTES
Volei: saque, recepção, levantamento, ataque, defesa, sistema 6×6, regras e histórico.
Basquete: passe, condução de bola, bandeja, jump, arremesso, drible, regras e histórico.
Futebol de campo: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Futsal: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Handebol: passe, recepção, drible, arremesso, deslocamento, regras e histórico.
Jogos de salão.
Tênis de mesa.
Pebolim.
ATLETISMO
Arremesso de bola.
Lançamento de arco.
Salto em altura “tesoura”.
Salto em distância “grupado”.
Corrida de velocidade.
Corrida de resistência.
Revezamento.
Formas diferenciadas de atividades físicas.
Volei: saque, recepção, levantamento, ataque, defesa, sistema 6×6, regras e histórico.
Basquete: passe, condução de bola, bandeja, jump, arremesso, drible, regras e histórico.
Futebol de campo: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Futsal: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Handebol: passe, recepção, drible, arremesso, deslocamento, regras e histórico.
Jogos de salão.
Tênis de mesa.
Pebolim.
ATLETISMO
Arremesso de bola.
Lançamento de arco.
Salto em altura “tesoura”.
Salto em distância “grupado”.
Corrida de velocidade.
Corrida de resistência.
Revezamento.
Formas diferenciadas de atividades físicas.
As
unidades não estão organizadas de forma cronológica, elas serão desenvolvidas
de forma entremeada umas com as outras.
As
atividades servirão como diagnóstico dos limites e potencialidades dos alunos e
turmas.
Elaboração
de temáticas que subsidiem o trabalho lúdico com as crianças.
Explorar
materiais, espaços e a cultura da comunidade local como possibilidade de
trabalho.
Trabalhar
na perspectiva de ação-reflexão-ação.
Buscar
uma interação de trabalho com todos os professores envolvidos com a turma.
Por
trimestre haverá pelo menos um trabalho de pesquisa numa das áreas dos
conteúdos.
Os alunos
serão avaliados de forma holística nas áreas motora, afetiva e cognitiva com
propósito formativo.
Na área
motora os alunos serão avaliados pela participação nas atividades práticas,
sendo obrigatória a participação de todos, desde que aptos para tal.
Desempenho e performance não serão parâmetros para a avaliação somativa e sim formativa, pois características pessoais não servem a este propósito.
Desempenho e performance não serão parâmetros para a avaliação somativa e sim formativa, pois características pessoais não servem a este propósito.
Na área
cognitiva os alunos receberão nota no(s) trabalho(s) de pesquisa.
No
aspecto qualitativo os alunos serão avaliados pela:
Apresentação dos materiais necessários;
Participação nas atividades propostas;
Comportamento adequado.
Apresentação dos materiais necessários;
Participação nas atividades propostas;
Comportamento adequado.
Recuperação
Paralela
Os alunos serão comunicados constantemente sobre sua situação nas três áreas avaliadas, havendo mudança de atitude por parte do aluno de modo efetivo a avaliação será revista no item em questão.
Os alunos serão comunicados constantemente sobre sua situação nas três áreas avaliadas, havendo mudança de atitude por parte do aluno de modo efetivo a avaliação será revista no item em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário