domingo, 31 de março de 2013

Projeto "Monteiro Lobato"


Projeto "Monteiro Lobato"

Projeto "Monteiro Lobato"
EDUCAÇAO INFANTIL
Introdução

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes
homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por
gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho "O
Sítio do Pica-pau Amarelo", Lobato foi também um empreendedor. Além
disso, através de todas as suas produções e realizações queria por
que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se,
ocupar um lugar de destaque mundial dos
países.
Originário do interior de São Paulo,
mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de
tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional
é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho
conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do
Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas
as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a
história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos
ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída,
como a questão do petróleo.
Justificativa
Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria
ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país.
Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas
pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande
prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento.
Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler
suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa
própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que
nós, professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos
esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela
leitura.
Problemática
Nossos alunos gostam muito de historias e desenhos. Por isso
resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as
duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau
amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais
esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a
criatividade das crianças.
Objetivos
 Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
 Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com
histórias;
 Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a
própria criança pede e sente vontade;
 Proporcionar a socialização através de produção de textos
orais junto aos colegas;
 Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura,
histórias e escrita.

Desenvolvimento
1. Apresentação do autor Monteiro Lobato:
 Biografia;
 Quebra-cabeça;
 Músicas.
2. Apresentação dos principais personagens e suas
características:
 Músicas;
 Filmes;
 Cartazes;
 Dobraduras;
 Confecção de bonecos;
 Culinária;
3. Confecção de um livro gigante:
 Produção coletiva;

Culminância
As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e
contarão a historia do livro, criada pelos alunos do Pré II, para
todas as turmas. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia
Nastácia. As crianças do Pré II estarão vestidas de Emília (meninas)
e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para
receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do
Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, tema desta obra.

Conteúdos integrados
Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
Natureza e sociedade: Alimentos e animais;

Avaliação
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de
planejamento das professoras e será passado aos pais no final do
semestre através do portfolio.
Bibliografia
Sites sobre educação;
Livro: Reinações de Narizinho
Dvd: Reino das águas claras
Revista: Professoras de educação infantil ( abril 2006)

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