Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
Roteiro de Abril
Observa-se
que as turmas, de um modo em geral, não têm hábito de leitura. Diante dessa
realidade torna-se necessário formular uma sequência de atividades de leituras
que despertem nos alunos o interesse e o prazer pela leitura, pois a leitura
tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo em seu contexto
social, tendo como ponto de partida, as histórias infanto-juvenis, visando,
assim, despertar a curiosidade e o gosto do aluno pela leitura.
Objetivo
Geral
Despertar
o gosto pela leitura, de forma com que cada estudante se conscientize da função
e importância da leitura para seus estudos e o conhecimento
Objetivos
Específicos:
Reforçar
o prazer da leitura pelo esforço de aprender e melhorar os estudos;
Incentivar
alunos para o hábito da leitura,
Estimular
o gosto pelo contar e ouvir histórias;
Perceber
a leitura como um processo dinâmico;
Recriar
histórias através de textos orais e escritos.
Como
estamos no mês de abril e neste mês comemora-se o dia de Monteiro Lobato iremos
trabalhar uma sequência didática durante esta semana e no final cada escola
fará sua culminância de acordo com as possibilidades.
Sequência Didática:
1º
dia : 22 de abril :
Segunda - feira
· Apresentação
da Biografia de Monteiro Lobato
· Leitura
de texto retirado da obra de Monteiro Lobato
· Atividades
de vocabulário compreensão e interpretação de texto
· Montagem
da linha do tempo referente a vida do
autor
2º Dia: 23
de abril : Terça - feira
· Análise da Biografia
de autor
·
Leitura
do texto da obra de Monteiro Lobato
·
Estudo
do vocabulário compreensão e interpretação do texto
·
Produção
escrita: narração recontar a história modificando alguns elementos da narrativa,
por exemplo, a conclusão
· Estudos
gramaticais fonemas e letras.
3º Dia : 24 de Abril Quarta- feira
· TEXTO ( Escolher
algum do autor )
·
Estudo
do vocabulário, compreensão e interpretação do texto
·
Dramatização
da leitura
·
Elaboração
de mural vida e obra de Monteiro Lobato
· Variedade
lingüística: Jeca Tatu
4º Dia : 25
de Abril : Quinta - feira texto
Narrativo Fábula
·
Leitura
de uma fábula recontada por Monteiro Lobato
·
Debate
sobre a moral da história
·
Compreensão
e interpretação do texto
·
Onomatopeia
a fala dos animais
·
Redação:
Uma fábula empregando onomatopeia
·
Produção
de texto
5º Dia
: 26 de Abril : Sexta-feira
· Oficina de
arte
·
Confecção
de máscaras ,vestimentas, fantoches etc dos
personagens do Sítio do Picapau Amarelo
·
Exposição
dos trabalhos produzidos pelos alunos e exibição de peças
· Dramatizações etc
Observação
Pode-se
empregar
na confecção dos trabalhos
material reciclável como garrafas
de refrigerantes, jornais caixas de margarinas ,retalhos de tecido
etc
.De
acordo com a criatividade do professor e disponibilidade do aluno.
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Roteiro
das Atividades Para o Mêsde Abril
Mês
|
Atividades
|
07 de Abril
|
Dia Mundial da Saúde:Compreender
conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e
qualidade de vida e como eles se relacionam.
*Participar de um programa de exercícios físicos.
*Identificar
práticas para se ter uma boa higiene pessoal e coletiva.
*Analisar de maneira crítica as desvantagens de se ter uma má alimentação. *Mostrar a importância do saneamento básico em áreas habitadas.
Segundo
aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar
que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene.
Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência
acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos
conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar
aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da
Educação Infantil.
|
08 de Abril
|
Dia Mundial do Combate ao Câncer : O câncer é
a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de
pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de
consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.
|
13 de Abril
|
Dia do Hino Nacional :
Como ponto
de partida para o desenvolvimento desta "consciência cívica",valorizamos
a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e
informação, no processo pedagógico do aluno. Não podemos deixar morrer as
nossas tradições. O nosso Hino Nacional é muito grandioso e o mais bonito nos
seus sentimentos.
|
18 DE Abril
|
Dia de Monteiro Lobato : O dia 18 de
abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem
à Monteiro Lobato.“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada
por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no
mundo literário. Portanto daremos enfoque a Monteiro Lobato uma vez que este
mês a temática está focado em leitura .
|
19 de Abril
|
Dia do Índio : Segundo o PCN, é preciso
que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças,
de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do
Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Objetivos:
·
Conhecer um pouco da história dos índios;
·
Conhecer,analisar e debater os hábitos e
costumes dos indígenas;
·
Refletir sobre a relação: brancos x índios;Estimular
a comemoração do dia do índio;
|
22 de Abril
|
Descobrimento
do Brasil: é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22
de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras
pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da
história europeia e global.
|
Bom
trabalho a todos : Valdinere Alves
e equipe
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INFORMES
DE ABRIL
Informamos que as Avaliações da I etapa ocorrerão no período de 15 à 19 de abril. Vale ressaltar que as novas
oportunidades ocorrerão gradativamente durante às aulas.
ATENÇÃO
· As
escolas que funcionam de 1º ao 5º ano as
avaliações serão realizadas após o intervalo.
·
As Creches e a Escola Carlos Lima as
atividades procedem em horário normal.
·
As escolas que funcionam de 6º ano ao
9º ano nesta semana as aulas terão 10 minutos a menos . Então as avaliações iniciarão na
terceira aula.
·
O professor ao terminar a avaliação ficará
fazendo a correção.
· No dia 30 de abril será o Conselho
de classe . O mesmo será realizado após o intervalo.
A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO CLASSE
A finalidade do Conselho de Classe é diagnosticar
problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos
docentes. Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria
prática pedagógica da escola. Para realizar o Conselho de Classe devemos dar
ênfase aos seguintes aspectos:
· O
aproveitamento da turma
· Maior
dificuldade enfrentada pela turma que impede o desenvolvimento da mesma;
· Problemas
de ordem pedagógica e sugestões para amenizar tal situação;
· Problemas
de ordem disciplinar e sugestões para amenizar tal situação;
· Problemas
de dificuldade de relacionamento e sugestões;
· Pontos
positivos da turma e alunos talentosos do bimestre.
· Rever
o planejamento para ver se está atendendo as necessidades dos alunos
· Vale
ressaltar que o conselho de classe terá início após o
intervalo.
Valdinere Alves
O PROFESSOR DE CRIANÇA É COMPARADO A UM
JARDINEIRO
"Quanto maior
cuidado o jardineiro dedica às suas plantas, mais bonitas elas se tornam. É
preciso cuidar da terra, afofá-la, chegar bem junto ao caule, regar
constantemente, retirar os bichinhos que danificam, podar no tempo certo, enfim
estar sempre atento ao seu crescimento.
Assim são nossas crianças. Precisam de
cuidados especiais. Outra coisa muito importante a se notar no trato com as
flores, é que o jardineiro acompanha o crescimento natural delas.
Não se sabe de algum
jardineiro que, vendo um botão de rosa, comece a forçá-la para torná-la uma
flor antes do tempo. Este exemplo serve para nós em relação às crianças.
Elas crescem, desenvolvem-se e amadurecem no
tempo próprio. Esta é a maneira correta e eficiente para se conseguir jovens
sadios e equilibrados.
Muitas pessoas querem
que as crianças comecem a sentir, pensar e agir, da mesmo maneiro que os
adultos.
Porém, o que acontece
é que criam uma imensidão de problemas, por esta falta de conhecimento.
Trate de seus alunos
e dê-lhes o ensino acessível ao seu entendimento e a sua capacidade de
compreensão. Desta forma os objetivos propostos serão alcançados.
Não devemos nunca,
porém,esquecer de pedir ajuda ao nosso Deus, pois sem Ele nada podemos
fazer.”
Ao ler o texto,
acima, concluo que: Cada criança tem o seu tempo e é única, devemos respeitar o
tempo e a individualidade de cada uma.
Autor
Desconhecido
Descobrimento
do Brasil
A
armada de Pedro Álvares Cabral em desenho da época
Em
dezembro de 1498, uma frota de oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco
Pereira, atingiu o litoral brasileiro e chegou a explorá-lo, à
altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão. Essa primeira chegada
dos portugueses ao continente sul-americano foi mantida em rigoroso
segredo. Estadistas hábeis, os dois últimos reis de Portugal entre os séculos
15 e 16 - D. João II e D. Manuel I - procuravam impedir que os espanhóis tivessem conhecimento de
seus projetos.
Pouco depois do retorno de Vasco da Gama a Lisboa, em agosto de 1499, D. Manuel I, em parceria com investidores particulares, organizava uma nova expedição para Calicute. Decidido a impressionar o monarca local, ou a convencê-lo pelas armas, o rei enviava agora uma expedição ostensivamente rica e poderosa, composta de 13 navios com uma tripulação estimada entre 1.200 e 1.500 homens.Seu comando foi confiado a um fidalgo de 33 anos, chamado Pedro Álvares Cabral. A bordo, estavam presentes alguns dos mais experientes navegadores portugueses, como Bartolomeu Dias, o mesmo que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o oceano Índico. A partida da armada de Cabral foi programada para 8 de março de 1500, embora tenha sido adiada para o dia seguinte, devido ao mau tempo. Uma cerimônia espetacular foi organizada na ocasião pelo rei de Portugal. Toda a população de Lisboa - cerca de 60 mil pessoas - foi convocada para assistir a ela, o que era uma forma de oficializar o pioneirismo português no caminho da Índia, assegurando para o reino luso os direitos do comércio com o Oriente
Pouco depois do retorno de Vasco da Gama a Lisboa, em agosto de 1499, D. Manuel I, em parceria com investidores particulares, organizava uma nova expedição para Calicute. Decidido a impressionar o monarca local, ou a convencê-lo pelas armas, o rei enviava agora uma expedição ostensivamente rica e poderosa, composta de 13 navios com uma tripulação estimada entre 1.200 e 1.500 homens.Seu comando foi confiado a um fidalgo de 33 anos, chamado Pedro Álvares Cabral. A bordo, estavam presentes alguns dos mais experientes navegadores portugueses, como Bartolomeu Dias, o mesmo que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o oceano Índico. A partida da armada de Cabral foi programada para 8 de março de 1500, embora tenha sido adiada para o dia seguinte, devido ao mau tempo. Uma cerimônia espetacular foi organizada na ocasião pelo rei de Portugal. Toda a população de Lisboa - cerca de 60 mil pessoas - foi convocada para assistir a ela, o que era uma forma de oficializar o pioneirismo português no caminho da Índia, assegurando para o reino luso os direitos do comércio com o Oriente
Cabral
chega ao Brasil
Rumo
ao Ocidente, a frota chegou às ilhas Canárias cinco dias depois da partida e
dirigiu-se para o arquipélago de Cabo Verde, onde uma nau desapareceu no
mar. Após tentar em vão encontrá-la, o comandante decidiu seguir a viagem.
Cruzou a linha do Equador a 9 de abril, seguindo
uma rota para o sudoeste que avançava nessa direção, comparativamente ao
caminho seguido por Vasco da Gama.
No entardecer do dia 22 de abril, ancorou em frente a um monte, batizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do atual estado de Bahia. Antes de continuar a viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam ali até o dia 2 de maio, tomando posse da terra, "em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo".Assim, a chegada de Cabral ao Brasil é dois anos posterior à de Duarte Pacheco. Além disso, o atual território brasileiro já era habitado desde tempos pré-históricos. Cinco espalhavam-se particularmente ao longo do litoral, em 1500.Por isso é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história europeia e global.
No entardecer do dia 22 de abril, ancorou em frente a um monte, batizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do atual estado de Bahia. Antes de continuar a viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam ali até o dia 2 de maio, tomando posse da terra, "em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo".Assim, a chegada de Cabral ao Brasil é dois anos posterior à de Duarte Pacheco. Além disso, o atual território brasileiro já era habitado desde tempos pré-históricos. Cinco espalhavam-se particularmente ao longo do litoral, em 1500.Por isso é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história europeia e global.
Cabral chegou
ao Brasil por acaso
Durante
muitos anos, um outro aspecto da viagem de Cabral provocou polêmica: a chegada
dos portugueses ao Brasil teria ocorrido devido ao acaso? Atualmente, à luz dos
fatos conhecidos, a teoria da intencionalidade já conta com o aval daciência.Em
primeiro lugar, porque D. Manuel já estava informado a respeito da viagem de
Duarte Pacheco e da chegada de Colombo ao Caribe, bem como
recebera informações da viagem de Vasco da Gama, que observara indícios de
terra firme ao passar ao largo da costa brasileira a caminho da Índia. Além
disso, vários outros elementos concorrem para aumentar as probabilidades da
hipótese de Cabral ter outra missão a realizar no Atlântico, antes de seguir
para o oceano Índico. Entre outros, podem ser citados:
1) as
instruções confidenciais transmitidas pelo rei ao capitão-mor da armada, que
jamais se tornaram conhecidas;
2) a permanência da frota na
terra por uma semana, demora que não se justificaria caso o único objetivo de
Cabral fosse atingir rapidamente Calicute;
3) o grande interesse
demonstrado em conquistar a simpatia dos indígenas brasileiros. A esquadra de
Cabral deixou no Brasil dois degredados, com o objetivo de aprender a língua
dos índios e recolher informações sobre o seu modo de vida.
Troca
de gentilezas: inicia o escambo
A
chegada ao Brasil, o desembarque e a estadia dos portugueses na terra foram
documentados por vários integrantes da expedição, que escreveram cartas ao rei
relatando os fatos. Somente três desses depoimentos chegaram até a atualidade.
A"Cartade Achamento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada, é o mais
rico em detalhes.
De
acordo com a narrativa de Caminha, a 21 de abril, os navios encontraram os
primeiros indícios de terra: um tapete flutuante de algas marinhas, conhecidas
dos marinheiros pelos nomes de "botelhos" e
"rabos-de-asno". Na manhã seguinte, avistaram-se "fura-buchos",
ou gaivotas, e, de tarde, o monte alto a que "o capitão deu o nome de
Pascoal".
Ali os portugueses ancoraram e passaram a noite, a uma distância de 36 quilômetros da costa. No dia 23, veio a terra Nicolau Coelho, um navegador experiente, que travou o primeiro contato com um grupo de índios: "eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as suas vergonhas. Traziam nas mãos arcos e setas".
O primeiro contato foi breve e amigável. Apesar do barulho da arrebentação do mar e do desconhecimento das respectivas línguas, tupiniquins e portugueses conseguiram se entender trocando presentes. Conforme Caminha, "Nicolau Coelho somente lhes pôde dar então um barrete vermelho, uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. E um deles lhe deu um sombreiro de penas de ave, com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas como de papagaios, e um outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, parecidas com as de aljôfar".
Ali os portugueses ancoraram e passaram a noite, a uma distância de 36 quilômetros da costa. No dia 23, veio a terra Nicolau Coelho, um navegador experiente, que travou o primeiro contato com um grupo de índios: "eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as suas vergonhas. Traziam nas mãos arcos e setas".
O primeiro contato foi breve e amigável. Apesar do barulho da arrebentação do mar e do desconhecimento das respectivas línguas, tupiniquins e portugueses conseguiram se entender trocando presentes. Conforme Caminha, "Nicolau Coelho somente lhes pôde dar então um barrete vermelho, uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. E um deles lhe deu um sombreiro de penas de ave, com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas como de papagaios, e um outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, parecidas com as de aljôfar".
Índios
a bordo
No
segundo contato entre brancos e índios aconteceu na noite do dia seguinte, no
lugar a que os portugueses chamaram de Porto Seguro. Ao explorar a região onde
pretendiam ancorar, o piloto Afonso Lopes "tomou, então, dois daqueles
homens da terra, mancebos e de bons corpos, que estavam numa jangada".Os índios foram levados a bordo da nau capitania e apresentados a Cabral e a
alguns dos principais da armada. "Mostraram-lhes um papagaio pardo que o
Capitão traz consigo: pegaram-no logo com a mão e acenavam para a terra, como a
dizer que ali os havia. Mostraram-lhes um carneiro: não fizeram caso dele; uma
galinha: quase tiveram medo dela - não lhe queriam tocar, para logo depois
tomá-la, com um grande espanto nos olhos."
Primeira missa
realizada no Brasil
Entre
24 e 25 de abril, um número maior de portugueses foi à terra e os contatos com
os índios foram frequentes. Na impossibilidade de comunicação linguística, as
tentativas de entendimento se basearam na troca de produtos entre índios e
portugueses.No dia 26, o primeiro domingo após a Páscoa, por ordem do capitão, o frade
franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa, no ilhéu da Coroa
Vermelha, assistida pela tripulação e, à distância, em terra firme, por cerca
de 200 índios, dos quais, ao final da missa, "muitos se levantaram e
começaram a tocar corno ou buzina, saltando e dançando por um bom tempo".
A tarde continuou em clima de confraternização: "Passou-se, então, além do rio, Diogo Dias que fora tesoureiro da Casa Real em Sacavém, o qual é homem gracioso e de prazer; e levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. Logo meteu-se com eles a dançar, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam e riam, e o acompanhavam muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem, fez-lhe ali, andando no chão, muitas voltas ligeiras e o salto mortal, de que eles se espantavam muito e riam e folgavam."
Ao som de um tamborim
A tarde continuou em clima de confraternização: "Passou-se, então, além do rio, Diogo Dias que fora tesoureiro da Casa Real em Sacavém, o qual é homem gracioso e de prazer; e levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. Logo meteu-se com eles a dançar, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam e riam, e o acompanhavam muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem, fez-lhe ali, andando no chão, muitas voltas ligeiras e o salto mortal, de que eles se espantavam muito e riam e folgavam."
Ao som de um tamborim
O
caráter festivo dos encontros entre brancos e índios foi a regra durante todos
os dias em terra, embora portugueses não deixassem de manter uma postura de
desconfiança. Segundo o escrivão, "na quinta-feira, derradeiro dia de
abril, [...] enquanto ali andavam, dançaram e bailaram sempre com os nossos, ao
som de um tamborim nosso, como se fossem mais amigos nossos do que nós
seus".Em outro trecho de sua carta, três parágrafos antes, Caminha havia
esclarecido que "estavam já mais mansos e seguros entre nós do que nós
estávamos entre eles".
Em
meio a essas festividades, os portugueses cuidaram também de preparar os navios
para o prosseguimento da viagem. Em 1º de maio, ocorreu a cerimônia de posse
oficial da terra. Uma grande cruz de madeira, com as armas reais de D. Manuel,
foi erguida na baía Cabrália e Frei Henrique de Coimbra celebrou sua segunda
missa. Os índios a assistiram numa atitude reverente que impressionou os
portugueses.
Por sua vez, estes os presentearam com crucifixos de estanho. No dia seguinte, pela manhã, a esquadra partiu, deixando em terra dois degredados - condenados à morte que trocavam sua pena pelo exílio em terras desconhecidas. Para ambos, a situação era dramática: choravam muito, precisando ser consolados pelos índios.
Por sua vez, estes os presentearam com crucifixos de estanho. No dia seguinte, pela manhã, a esquadra partiu, deixando em terra dois degredados - condenados à morte que trocavam sua pena pelo exílio em terras desconhecidas. Para ambos, a situação era dramática: choravam muito, precisando ser consolados pelos índios.
Só
seriam resgatados dois anos mais tarde, em novembro de 1501, pela segunda expedição
portuguesa ao Brasil.Além deles, permaneceram na terra outros dois portugueses,
que desertaram e cujo destino é desconhecido.
Com a
armada, Cabral seguiu rumo à Índia. A nau de mantimentos, sob o comando de
Gaspar de Lemos, separou-se da esquadra, com o objetivo de retornar a Lisboa e
comunicar ao rei o "achamento", palavra empregada nos textos da
época. A 23 de maio, a armada atingia o Cabo da Boa Esperança, onde foi colhida
numa tempestade que fez três embarcações naufragarem. Numa delas, estava
Bartolomeu Dias que, assim, acabou sepultado justamente no local que o fez
passar à história.
Terra dos
Papagaios
Somente
em setembro os portugueses atingiriam Calicute. Enfrentaram a hostilidade dos
comerciantes muçulmanos que resultou num ataque à feitoria estabelecida pelos
portugueses, em dezembro de 1500 (nele morreu o escrivão Pero Vaz de Caminha).Ainda
assim, a viagem de Cabral - que se encerrou em julho de 1501, com a chegada do
comandante a Lisboa - foi coroada de êxito comercial e deu início ao comércio
regular entre Portugal e a Índia. Os lucros por ele proporcionado fizeram com
que o Brasil não ocupasse maior atenção dos portugueses durante quase 30 anos -
período chamado de pré-colonial.
O território que Cabral chamou de Vera Cruz, rebatizado de Santa Cruz pelo rei, foi visitada por portugueses, espanhóis e franceses durante esse período.
O território que Cabral chamou de Vera Cruz, rebatizado de Santa Cruz pelo rei, foi visitada por portugueses, espanhóis e franceses durante esse período.
Os
documentos e mapas da época mencionam-na dessa maneira, ou ainda como Terra dos
Papagaios, como aparece em documentos de comerciantes e diplomatas florentinos.
Data de 1512 o primeiro manuscrito a utilizar o termo Brasil, difundido
oralmente pelo povo e que suplantaria gradualmente os outros, batizando
definitivamente o país.
Antonio Carlos
Olivieri*
TERRA À VISTA:
SAIBA MAIS SOBRE O "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL
Você
já deve ter ouvido falar que o Brasil foi "descoberto" em 22 de abril
de 1500. Então, você deve estar pensando: o país completa 513 anos nesta
quinta-feira, certo? Na verdade, não é bem assim.
Faz
513 anos que os portugueses chegaram aqui, em embarcações que se pareciam com
navios, mas eram chamadas de naus. Mas, quando isso aconteceu, o país já
existia há muito tempo e era habitado por muitos índios. O nome também ainda
não era Brasil, mas sim Pindorama.
O que
acontece é que por volta do ano de 1500, o mundo era bem diferente de como é
hoje. Os europeus, muito ricos, não sabiam que existiam tantos territórios pelo
planeta.
Como
ainda não existiam as fotos de satélite, que mostram tudo lá do alto, eles
tinham que sair navegando pelos mares e ver o que encontravam pela frente.
Foi
assim que um navegador chamado Pedro Álvares Cabral chegou até aqui. O primeiro
ponto do Brasil que os portugueses comandados por Cabral viram foi o Monte
Pascoal, uma montanha que fica perto da cidade de Porto Seguro, na Bahia. Foi
aí que alguém dentro da nau gritou bem alto "terra à vista!" para
chamar a atenção de todos.
Quando
desembarcaram, os portugueses tiveram o primeiro contato com os índios que
moravam aqui e que viviam de um jeito bem diferente do que esses navegadores
estavam acostumados.
Os
índios não conheciam coisas que eram comuns na Europa naquela época, como as
roupas e o espelho, por exemplo. Imagina como foi o susto, quando um índio viu
seu reflexo no espelho pela primeira vez? Cabral achou que tinha encontrado uma
ilha e deu a ela o nome de Vera Cruz.
Com o tempo, viu que se tratava de um
território bem maior do que uma ilha, e mudou o nome da descoberta para Terra
de Santa Cruz.
Só bem
mais tarde é que o país ganhou o nome de Brasil, em homenagem a árvore
pau-brasil, que era muito comum aqui naquela época.
Após conhecer um pouco da “nova” terra, um
português chamado Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta para o rei de
Portugal, contando tudo que ele tinha visto por aqui. Depois disso, muitos
portugueses começaram a se mudar para cá e o país foi, aos poucos, ganhando a
cara que tem hoje
Descobrimento do Brasil
Primeiros contatos entre portugueses e índios .Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral,
na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande
ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por
outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um
continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada
de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no
ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje:
Brasil.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das
grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de
novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão
Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as
expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições
e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha
assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494.
De acordo
com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a
leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde),
enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras,
Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias
que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização
na Europa.
As especiarias comercializadas eram: cravo,
pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc.
Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o
extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa
madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi
utilizado o escambo, ou seja, osindígenas recebiam
dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em
troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin
Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela
colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos
portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de
fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses.
Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal
de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e
proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o
plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na
Europa.
Fonte:http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/
TEATRO SITIO DO PICAPAU AMARELO
– SACI ENTRA BAGUNÇA A MESA E FALA:
- EU VOU APRONTAR E BAGUNÇAR TUDINHO...... (VAI
PARA O CANTINHO DO PALCO).
– TIA NASTACIA – ENTRA NA COZINHA E FALA:
- MEU DEUS ESTA TUDO BAGUNÇADO SÓ PODE SER O
SACI.(COMEÇA ARRUMAR A BAGUNÇA)
NARRADOR – NASTACIA FALOU COM TIO BARNABÉ QUE
CONTOU PARA PEDRINHO E ESTE FICOU BRAVO.
– PEDRINHO ENTRA E FALA:
- EU VOU PEGAR O SACI E COLOCAR DENTRO DA GARRAFA.
(SAI DA SALA).
NARRADOR – ENQUANTO ISSO NARIZINHO ANDA NO SITIO COM SUA BONECA.
– NARIZINHO – PASSEIA COM A BONECA NAS MAOS E DIZ:
- EMILIA GOSTARIA TANTO QUE VOCE FALASSE.
NARRADOR = NARIZINHO PENSA EM LEVAR EMILIA AO
PRINCIPE ESCAMOSO QUE FALOU QUE O DOUTOR CARAMUJO TEM UMAS PIRULAS MILAGROSAS.
ELA VAI ATRAS DO DOUTOR CARAMUJO E AO DAR AS PIRULAS PARA EMILIA ELA SAI
FALANDO ATORMENTANDO TODOS DO SITIO.
ENQUANTO ISSO DONA BENTA RECEBE UMA VISITA
IMPORTANTE.TOC TOC TOC TOC
CAROLINA – DONA BENTA - NASTACIA!NASTACIA! VAI ATENDER A PORTA.
A NASTACIA DEVE ESTAR OCUPADA EU VOU ATENDER A
PORTA. (LEVANTA E VAI FAZER QUE ABRE A PORTA E FALA)
- SR LOBATO QUE VISITA ILUSTRE!CARLOS EDUARDO –
LOBATO : É UM PRAZER!
NARRADOR: DONA BENTA PEDIU PARA NASTACIA FAZER UNS
BOLINHOS DE CHUVA.
LOBATO = DONA BENTA ESTOU QUERENDO ESCREVER MINHAS
MEMORIAS E PRECISO DE SUA AJUDA.
NARRADOR = DONA BENTA FICA FELIZ POIS LOBATO VEIO
AO LUGAR CERTO E PEDE QUE NASTACIA CHAME A TURMA QUE O SENHOR LOBATO ESTA NO
SITIO E TODOS SE APRESENTAM:
EMILIA = BONECA DE PANO QUE GANHOU VIDA E FALA
TUDO O QUE PENSA.
PEDRINHO = NETO DA DONA BENTA E PRIMO DE
NARIZINHO. MENINO DE GRANDE CORAGEM, FOI O ÚNICO QUE CONSEGUIU PRENDER O SACI.
NARIZINHO = NETA DA
DONA BENTA. TEM ESSE APELIDO PELO SEU NARIZ
ARREBITADO.DONA BENTA
= É A DONA DO SITIO E TEM CERCA DE 60 ANOS. É UMA
VOVO CARINHOSA.NASTACIA
= ALEM DE CUIDAR DA COZINHA E COZINHAR MUITO BEM ELA É UMA FAZ TUDO E UMA BOA
CONTADORA DE ESTÓRIAS.
QUINDIM =
RINOCERONTE QUE FUGIU DO CIRCO E FOI PARAR PERDIDO NO SITIO. É UM CRAQUE NA
GRAMATICA.
SACI = MENINO DE UMA PERNA SÓ QUE FAZ MUITAS
ESTRIPULIAS.
VISCONDE = BONECO FEITO DE SABUGO DE MILHO E
PALHA, QUE ACREDITA NAS
VERDADES ESTRITAS NOS LIVROS, É UM VERDADEIRO
SÁBIO.
JOANINHA, BORBOLETA, GRILO = PERSONAGENS QUE
ILUSTRAM OS LIVROS E
ALEGRAM NOSSAS LEITURAS JUNTAMENTE COM A TURMA DO
SITIO.
NARRADOR – NISSO ENTRA A CUCA ASSUSTANDO TODOS E
DIZENDO:
– CUCA : - NÃO LEMBRARAM DE MIM!!!
NARRADOR = EMILIA FALA:
EMILIA: PORQUE DEVERIAMOS LEMBRAR VOCE NÃO TEM
MEMORIA!
CUCA: VOU ME VINGAR!!!!
TERMINAMOS AS MEMORIAS DE LOBATO E SUAS HISTORIAS
FICARAM REGISTRADAS NOS LIVROS QUE NOS FAZEM VIAJAR ATE OS DIAS DE HOJE. (ENTRA
AS CRIANÇAS CADA UM COM SEU LIVRO).
NASTACIA = EU VOU PREPARAR BOLINHOS DE CHUVA
TODOS= OBA!!!
PEÇA DE
TEATRO - A PÍLULA FALANTE
Quem não conhece O Sítio do Pica-pau Amarelo? E o
episódio da Pílula Falante?
Entre os trabalhos que tivemos que realizar no ano
passado para a Faculdade, fizemos uma peça de teatro sobre Monteiro Lobato, resolvemos fazer uma representação da
"Pílula Falante". Onde eu era a Narizinho, foi muito divertido e
gostaria de compartilhar com vocês o roteiro da peça, espero que seja útil para
vocês, para usarem com as crianças, ou até mesmo para trabalho de Faculdade.
Além de representar a turma do Sítio do Pica-pau
Amarelo, tínhamos que falar também do Monteiro Lobato, ficou bem interessante.
Fizemos também vários cartazes pequenos com a figura de todos do sítio, como
este ao lado.
Espero que gostem! A seguir o roteiro da Peça:
A
PÍLULA FALANTE
Narrador –
No Sítio do Pica-Pau Amarelo mora uma senhora chamada Dona Benta, vive
afastada da correria e do barulho da cidade grande.
(Música do Sítio / Entra Dona Benta)
Narrador - Junto com Dona Benta mora a Negra Tia
Nastácia, que adora fazer bolinhos de chuva.
(Entra Tia Nastácia, com uma panela)Dona Benta –
Humm! Que cheiro bom este! O que você está fazendo?
Nastácia – Estou preparando alguns bolinhos de
chuva. Dona Benta – Ai que delicia!
Narrador –
No sítio mora também a neta de Dona Benta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho.
Ela vive no mundo de fantasias, e não desgruda de sua boneca Emília, feita de
pano pela Tia Nastácia.
(Música
da Narizinho)
Entra a Narizinho
Narizinho – Vovó. Queria tanto que Emília falasse
como nós, para ter com quem conversar.
Dona Benta – Hahaha, ela é apenas uma boneca, não
tem como ela falar.
Narizinho – Tem sim, quando eu fui lá ao Reino das
Águas Claras, o Doutor Caramujo me deu uma de suas pílulas, para que eu desse a
Emília e ela começasse a falar.
Nastácia – Aonde já se viu boneca falar, pílula
falante, caramujo ser doutor, isso é coisa da sua imaginação.
Dona Benta para Tia Nastácia – Essa minha neta tem
cada ideia, hahaha.(Dona Benta e Tia Nastácia saem rindo (Dá a pílula para a
boneca e a coloca dentro da caixa de costura, e senta no chão ao lado da caixa)
(Música da Emília – apenas as primeiras estrofes)(Emília
sai aos poucos de dentro da caixa)
Narizinho – Vovó, Tia Nastácia, venham até aqui,
rápido!
(Emília fica testando a voz)(Narizinho da um leve
tapa nas costas de Emília)Narizinho – Fala Emília, fala Emília, fala.
Emília – Estou com um horrível gosto de sapo na
boca. Eca!
Narizinho – Uhuulll! Viu vovó, como minha boneca
pode falar!
Emília – Mas que caras são essas? Quem são todos
esses? Pra que tanta gente? Tem festa aqui hoje, é? E vocês? Sabem por que elas
estão com essas caras de corujas azedas? Quem são vocês? Qual seu nome? E a sua
idade? Você estuda? Tem q estudar pra ficar tão inteligente quanto eu! E você
ai, gosta do Sítio?
(Música Emília – refrão / Todos começam a dançar)
Narrador – No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é
possível, a fantasia se mistura com a realidade, e assim, criando muitas
aventuras com essa turminha.
Dona Benta – E alguém aqui sabe me dizer quem foi
Monteiro Lobato?
Emília – Eu sei é claro, porque sou muito
inteligente! Ele foi um grande nome da literatura brasileira, nasceu em
Taubaté, na cidade de São Paulo, no ano de 1882.
Dona Benta – Isso mesmo Emília! E Monteiro Lobato
começou publicando seus primeiros contos em jornais e revistas.
Nastácia – E estes contos foram colocados em um
dos livros dele, que se chama Urupês.
Narizinho – Mas ele é mais conhecido entre as
crianças por seus personagens: Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, e muitos
outros que fazem parte do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Nastácia – No ano de 1948, Monteiro Lobato morreu,
mas nos deixou esse grande sucesso, adorado pelas crianças e também por muitos
adultos.
Dona Benta – E a gente vai ficando por aqui, mas
daqui a pouco, vamos ter muitas mais aventuras.
(Música do Sítio do Pica-Pau Amarelo)
Datas
Comemorativas de Abril
01 – Dia da Mentira
02 – Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
07 – Dia Nacional do Jornalista e Dia Mundial da Saúde
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer
13 – Dia do Hino Nacional _ (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831)
15 – Dia da Conservação do Solo e Dia do Desarmamento Infantil
18 – Dia Nacional da Literatura Infantil e Dia de Monteiro Lobato
19 – Dia do Índio
19 – Dia do Exército Brasileiro
21 – Tiradentes – Feriado /Dia do Policial Civil/ Dia do Policial Militar
22 – “Descobrimento do Brasil”
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
22 – Dia do Internacional do Planeta Terra
26 – Dia da 1ª Missa no Brasil
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
27 – Dia da Empregada Doméstica
27 – Dia do Engraxate
28 – Dia da Educação
28 – Dia da Sogra
02 – Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
07 – Dia Nacional do Jornalista e Dia Mundial da Saúde
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer
13 – Dia do Hino Nacional _ (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831)
15 – Dia da Conservação do Solo e Dia do Desarmamento Infantil
18 – Dia Nacional da Literatura Infantil e Dia de Monteiro Lobato
19 – Dia do Índio
19 – Dia do Exército Brasileiro
21 – Tiradentes – Feriado /Dia do Policial Civil/ Dia do Policial Militar
22 – “Descobrimento do Brasil”
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
22 – Dia do Internacional do Planeta Terra
26 – Dia da 1ª Missa no Brasil
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
27 – Dia da Empregada Doméstica
27 – Dia do Engraxate
28 – Dia da Educação
28 – Dia da Sogra
Reescrita de textos
Sítio
do Pica-Pau Amarelo
Narizinho é uma menina,
Que gosta de brincar,
Ama os animais,
E adora cantar.
Rabicó é um rapaz,
Que adora comer,
Não gosta de fazer nada,
Gosta mesmo de se encher.
Emília é uma menina,
Que gosta de brincar,
Sempre inventa uma desculpa,
De sempre se escapar.
Visconde é um rapaz,
Muito sábio e inteligente,
Não está pra brincadeira,
Sempre está muito consciente.
Tia Nastácia é cozinheira,
Não está pra brincadeira,
Gosta sempre de limpar,
E sua comida é de arrasar.
Thiago Henrique de Paulo Lino 7°A
O Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sou fã do Sítio do Pica-Pau Amarelo,
Não sou fanático, mas sou singelo,
Conheço todos os personagens,
E já vi todas as filmagens.
Adoro mais o Visconde,
Que tem muita consciência,
E na brincadeira da Emília,
Ele sua muita paciência.
Adoro também a Narizinho,
E por ela sinto muito carinho,
Sem falar nas brincadeiras encantadas,
Que muitas são engraçadas.
A Emília é muito falante,
Mas por favor, pense um instante,
Pois a voz dela é de alegria,
E não pode esquecer-se da sua simpatia.
Emanuel 1 º A
Narizinho é uma menina,
Que gosta de brincar,
Ama os animais,
E adora cantar.
Rabicó é um rapaz,
Que adora comer,
Não gosta de fazer nada,
Gosta mesmo de se encher.
Emília é uma menina,
Que gosta de brincar,
Sempre inventa uma desculpa,
De sempre se escapar.
Visconde é um rapaz,
Muito sábio e inteligente,
Não está pra brincadeira,
Sempre está muito consciente.
Tia Nastácia é cozinheira,
Não está pra brincadeira,
Gosta sempre de limpar,
E sua comida é de arrasar.
Thiago Henrique de Paulo Lino 7°A
O Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sou fã do Sítio do Pica-Pau Amarelo,
Não sou fanático, mas sou singelo,
Conheço todos os personagens,
E já vi todas as filmagens.
Adoro mais o Visconde,
Que tem muita consciência,
E na brincadeira da Emília,
Ele sua muita paciência.
Adoro também a Narizinho,
E por ela sinto muito carinho,
Sem falar nas brincadeiras encantadas,
Que muitas são engraçadas.
A Emília é muito falante,
Mas por favor, pense um instante,
Pois a voz dela é de alegria,
E não pode esquecer-se da sua simpatia.
Emanuel 1 º A
O Sítio do Pica-Pau
Amarelo
Esse sítio é muito legal Mas os primeiros contos publicados em um jornal
Lia todos em qualquer instante
Esse sítio é muito legal Mas os primeiros contos publicados em um jornal
Lia todos em qualquer instante
Porque pra mim são muito importantes
Monteiro Lobato lia desde pequenino
Adaptando livros em folhetos
Para alegrar tantas crianças
Em 1948 Monteiro Lobato morreu
Mas nos deixou esse livro que todos leram
E de pequeno escritor ele mostrou que cresceu
Monteiro Lobato foi o maior escritor que alguém viu Reinações de Narizinho
Foi o melhor do Brasil
Monteiro Lobato era muito inteligente
Com muito estudo ficou muito experiente
E criava os livros em sua mente
Gustavo 6° C
No Sítio tem...
No sítio tem o Pedrinho, Que não é um menino mal, E eu acho que com a Narizinho, Formariam um belo casal.
No sítio tem a Emília, Ela é falante uma linda boneca, O vestidinho dela parece de quadrilha, Mas o que eu gosto, é que ela é sapeca.
No sítio tem a Narizinho, Dos sonhos dela eu nunca me esqueço, Ela tem aquele jeitinho, E com ela eu mais me pareço!
Os personagens que mais me animou,
Tem história de rei e castelo,
O Monteiro Lobato criou,
O Sítio do Pica-Pau Amarelo!
Mayara Carvalho de Lima 1°A
No sítio tem o Pedrinho, Que não é um menino mal, E eu acho que com a Narizinho, Formariam um belo casal.
No sítio tem a Emília, Ela é falante uma linda boneca, O vestidinho dela parece de quadrilha, Mas o que eu gosto, é que ela é sapeca.
No sítio tem a Narizinho, Dos sonhos dela eu nunca me esqueço, Ela tem aquele jeitinho, E com ela eu mais me pareço!
Os personagens que mais me animou,
Tem história de rei e castelo,
O Monteiro Lobato criou,
O Sítio do Pica-Pau Amarelo!
Mayara Carvalho de Lima 1°A
Alegria no Sítio
No Sítio do Pica-Pau Amarelo Conheço todos os personagens desde Emília
Até a Narizinho com histórias de palácios e castelos Mas me encanto com a Emília e sua alegria. Considero-me o Visconde
Pois ele é esperto e paciente
Quando brincam de esconde-esconde
Ele sai sempre na frente.
O Monteiro Lobato é um gênio
Pois criou o Sitio do Pica Pau Amarelo
Que agora merece ganhar um grande prêmio Com as histórias de princesas nos seus castelos. Se não fosse a pílula falante A Emília seria apenas uma boneca
A alegria dela não seria contagiante
No Sítio do Pica-Pau Amarelo Conheço todos os personagens desde Emília
Até a Narizinho com histórias de palácios e castelos Mas me encanto com a Emília e sua alegria. Considero-me o Visconde
Pois ele é esperto e paciente
Quando brincam de esconde-esconde
Ele sai sempre na frente.
O Monteiro Lobato é um gênio
Pois criou o Sitio do Pica Pau Amarelo
Que agora merece ganhar um grande prêmio Com as histórias de princesas nos seus castelos. Se não fosse a pílula falante A Emília seria apenas uma boneca
A alegria dela não seria contagiante
Mas aconteceu este milagre e a Emília
Dia
do índio
Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do
patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de
sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.O Dia do Índio é
um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Objetivos:
·
Conhecer um pouco da história dos
índios;
·
Conhecer,analisar e debater os hábitos
e costumes dos indígenas;
·
Refletir sobre a relação: brancos x
índios;
·
Estimular a comemoração do dia do
índio;
Metodologia:
·
Sensibilização:
·
Roda de Conversa sobre o tema;
·
Cartaz com fotografias dos índios;
Desenvolvimento:
·
Capa dos trabalhinhos;
·
Quebra - cabeça;
·
Jogo da memória sobre objetos
indígenas;
·
Jogo da Memória sobre as expressões
dos índios;
·
Desenho para pintar;
·
Atividade elemento que não faz parte
da cultura indígena;
·
Pintar, recortar, e montar uma índia;
·
Pintar de acordo com a legenda;
·
Ligue os conjuntos;
·
Descobrir a palavra;
·
Confecção de máscaras indígenas;
·
Confecção de cocar;
·
Confecção de maquete;
·
Desenho, recorte e colagem com vários
tipos de materiais da cultura indígena;
·
Apresentação de uma música sobre o dia
do índio;
DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
O dia 18 de abril foi instituído como o dia
nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase
criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte
influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores
autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior
de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos
para jornais estudantis.
Em 1904 venceu o concurso
literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de
direito.
Como viveu um período de sua vida em
fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim
criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do
Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos,
montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo,
que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no
final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão
D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que
preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D.
Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o
caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho
cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes
histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e
viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato
resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore
brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré
fêmea muito malvada; e outros.
Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega,
bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência,
mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira.
Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934,
mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e
vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as
mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de
1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que
registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO
No dia 13 de abril comemora-se o
dia da criação do Hino
Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por
Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha
Triunfa”.
Nessa
época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando
sua independência diante desse país.
Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas
decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e
temeroso às pressões da corte portuguesa.
Em
meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam
bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com
excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.
A escolha da data foi em razão de
uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para
Portugal, no dia 13 de abril de 1831.
Dentre tantas tentativas, somente
em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então
poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito
elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.
Em
1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de
Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de
setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700,
sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.
O hino nacional é um instrumento de
homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas,
patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve
contemplá-lo cantando em uma só voz.
Equipe
Brasil Escola
O
Dia Mundial de Combate ao Câncer
No dia 8 de abril acontece o Dia
Mundial de Combate ao Câncer, uma data que tem como objetivo chamar a atenção
de líderes políticos e de toda a sociedade em geral para o crescimento dos
índices da doença, que, segundo o IBGE, vem crescendo continuamente nas duas
últimas décadas.
O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.
O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer,
cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores
externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição
excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares,
alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais. Os vários
tipos de câncer correspondem ao diferentes tipos de células que temos em nosso
organismo. Por exemplo, se o câncer se inicia nos tecidos epiteliais, como pele
e mucosas, ele é chamado de carcinoma. Se ele começa em tecidos conjuntivos,
como músculos, ossos ou cartilagens, ele é chamado de sarcoma, e assim por
diante. O que diferencia os diversos tipos de câncer é a velocidade com que as
células se multiplicam e sua capacidade de invadir tecidos e órgãos.
Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade. Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar; ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos; evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas regularmente; evitar a exposição prolongada ao sol; e fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.
Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade. Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar; ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos; evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas regularmente; evitar a exposição prolongada ao sol; e fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
Graduada em Biologia
A próstata é uma glândula acessória
exclusiva do sistema genital masculino, que se localiza abaixo da bexiga. Ela é
a responsável por liberar uma secreção alcalina que neutraliza a acidez da
uretra e das secreções vaginais. Essa secreção se une ao líquido seminal, formando
o sêmen.
Considerado um câncer da terceira
idade, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os
homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Ainda não se conhece as
causas do câncer de próstata, mas especialistas consideram alguns fatores que
podem favorecer o desenvolvimento desse câncer, como:
→ Fatores genéticos.
Homens que tenham histórico de câncer de próstata na família têm maior
probabilidade de desenvolver a doença;
→ Fatores hormonais.
Estudos confirmaram que homens que não produzem o hormônio testosterona têm
menores chances de desenvolver o câncer de próstata, porém, outros estudos
mostraram que a produção de testosterona não causa o câncer, mas em homens que
já possuem a doença, o hormônio poderia estimular o crescimento do tumor;
→ Alimentação.
Especialistas acreditam que uma dieta rica em gordura e pobre em verduras e
frutas predispõe ao aparecimento do câncer de próstata;
→ Sedentarismo;
→ Fatores
ambientais. Muitos estudos estão sendo feitos para comprovar se realmente o
ambiente pode interferir no desenvolvimento do câncer de próstata. Estudos já
confirmaram que populações com baixa incidência de câncer de próstata e que
migram para locais com alta incidência, apresentam um aumento da ocorrência de
casos.
Os sintomas do câncer de próstata, na
maioria das vezes, não são sentidos nos estágios iniciais da doença, sendo o
tumor detectado apenas através de exames, como o do toque retal e PSA (antígeno
específico da próstata).
Há outros casos em que o homem pode apresentar
dificuldade para urinar, jato da urina fraco, sensação de que a bexiga não
esvaziou e aumento no número de micções. É importante ressaltar que esses
sintomas não indicam a presença de um câncer, mas exige uma avalição médica.
Uma vez diagnosticado o câncer de
próstata, outros exames serão pedidos pelo médico a fim de verificar o tamanho
do tumor, o estágio da doença, e se o câncer sofreu metástase, ou seja, atingiu
outros órgãos do corpo.
O tratamento do câncer de próstata irá
depender do estágio em que se encontra a doença, idade do paciente e níveis do
PSA.A cura do câncer de próstata dependerá do estágio, extensão do tumor e
classificação das células malignas que há no tumor.
O câncer é uma doença não transmissível,
e o convívio com familiares e amigos é normal, porém é importante lembrar que
todo homem, acima dos 40 anos de idade, precisa fazer o exame de toque retal e
o PSA para verificar se há ou não a presença de câncer na próstata. Vale
ressaltar que quando detectado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem
até 100% de chances de cura, por isso a importância da prevenção.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
Graduada em Biologia
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de neoplasia
que mais causa mortes entre mulheres em nosso país. Entretanto, quando
diagnosticado e tratado de forma precoce, suas chances de cura são bastante
consideráveis, reduzindo drasticamente os riscos de sequelas, tanto físicas
quanto emocionais.
Mulheres cuja menarca se deu precocemente, tiveram menopausa tardia, não procriaram, ou engravidaram após os trinta anos, constituem fator de risco. Além disso, a ingestão regular de álcool, obesidade e exposição a radiações ionizantes fazem parte desta lista.
Mulheres cuja menarca se deu precocemente, tiveram menopausa tardia, não procriaram, ou engravidaram após os trinta anos, constituem fator de risco. Além disso, a ingestão regular de álcool, obesidade e exposição a radiações ionizantes fazem parte desta lista.
Há controvérsias se, de fato, o uso de
pílulas anticoncepcionais é um fator que propicia tal neoplasia, sendo
apontadas aquelas que utilizaram este medicamento em idade precoce, antes da
primeira gravidez, ou por longos períodos. A presença de nódulos nos seios, com
ou sem dor, é o que caracteriza esta moléstia. Além disso, deformidade,
assimetria ou aumento de volume podem também indicá-lo.
Entretanto, tais alterações não significam,
necessariamente, a presença do câncer de mama, sendo por isso extremamente
importante o auxílio médico nessas situações. Recomenda-se, ainda, que todas as
mulheres façam diariamente o autoexame e, anualmente, o exame clínico das
mamas.
Considerando que nem todas as pessoas acometidas por este tipo de tumor possuem histórico familiar para tal; e que em aproximadamente 95% dos casos, essas possuem idade igual ou superior a 35 anos, mamografias anuais a partir dessa faixa etária também devem fazer parte de sua rotina.
Considerando que nem todas as pessoas acometidas por este tipo de tumor possuem histórico familiar para tal; e que em aproximadamente 95% dos casos, essas possuem idade igual ou superior a 35 anos, mamografias anuais a partir dessa faixa etária também devem fazer parte de sua rotina.
A mamografia é feita com um aparelho de
raio-X, denominado mamógrafo. Bastante sensível, comprime esta região em busca
de indícios que podem estar relacionados ao câncer; causando desconforto
discreto e suportável. O diagnóstico é feito por meio de biópsias e, em caso de
resultado positivo, para cada caso há tratamentos específicos. São eles:
cirurgia, radioterapia, quimioterapia e/ou hormonioterapia.
A retirada das mamas é feita apenas em algumas
situações.
Importante: a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
Importante: a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Graduada em Biologia
CHEGADA
DOS PORTUGUESES NO BRASIL
·
Quando os portugueses chegaram ao
Brasil encontraram um cenário bem diferente do que conhecemos hoje. Proponha
aos alunos que imaginem como era o Brasil naquela época e de registrem por meio
de desenhos. Deixe que os alunos falem de seu desenho aos outros alunos.
·
Colagem: Faça o contorno de um mapa do
Brasil em uma folha grande. Escreva um título para a colagem (MEU PAÍS, NOSSO
POVO...).
·
Convide os alunos a montar o "perfil"
de nosso país. Para isso,deverão recortar e colar dentro do contorno: os habitantes (pessoas), bandeira, animais.Fonte:
Editora moderna
DESCOBRIMENTO
DO BRASIL
Quem
descobriu o Brasil?Foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500!A
expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel tinha como
objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. Estavam em busca
de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias! Não se sabe ao certo
por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não
fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado
novo mundo.No dia 22 ouve-se um grito "terra vista"! Avistaram um monte,
que recebeu o nome de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra
de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo,
Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil
encontrado no litoral!A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei
em Portugal descreve com detalhes a viagem,a terra descoberta e os nativos.
Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!
O
primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Os índios
Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia.
Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias
pacificamente. Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril.
E acreditem, era domingo de páscoa! Compareceram não só os comandantes e suas tripulações,
mas também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual. Dias depois Cabral
seguiu viagem até alcançar Calicute, mas deixaram por lá2 degradados -
condenados por crimes em Portugal - que meses depois foram resgatados e deram
contribuições importantes aos portugueses.
Era
dos descobrimentos marítimos Portugal foi, sem dúvida, uma nação que enfrentou diversos
desafios para conquistar outras terras e ser o pioneiro das navegações. O
primeiro desafio foi vencer o temor que se criara no imaginário das pessoas da
época, a respeito de criaturas marinhas gigantes que devoravam os navios. Quem
viu uma dessas criaturas? Ninguém sabia dizer, mas como todo mito,
principalmente na época ocupava um grande espaço na cabeça das pessoas. Mesmo
assim, pioneiros portugueses decidiram explorar o mar nunca antes navegado com
o objetivo principal de expandir o território e explorar riquezas em outras
terras. As naus e as caravelas portuguesas representavam o que havia de mais
avançado na arte de navegar. Suas caravelas levam a bordo instrumentos, cartas de
navegação e conhecimentos desenvolvidos pelos mais importantes sábios da época,
incluindo matemáticos, astrônomos, cartógrafos, geógrafos, especialistas na construção
de navios e uso de artilharia, vindos de diversos países.
As
caravelas eram navios velozes e pequenos. Uma típica caravela portuguesa tinha
de 20 a 30 metros de comprimento, de 6 a 8 de largura, 50 toneladas de
capacidade e era tripulada por quarenta ou cinquenta homens. Com elas era
possível navegar pela costa, entrar em rios e estuários, manobrar em águas
baixas, contornar arrecifes e bancos de areia. Já as naus eram barcos maiores e
mais lentos. Na viagem de ida, transportam produtos para a troca, provisões,
guarnições militares, armas e canhões. Na volta, trazem mercadorias importantes
para a época,como especiarias, por exemplo.
DESCOBRIMENTO
DO BRASIL (CONT.)
Instrumentos
náuticos .Viajar para o desconhecido não é tarefa fácil, mas os portugueses
tinham na época o que havia de mais avançado em termos de equipamentos: a
bússola, também chamada de "agulha de marear", era fundamental para a
navegação. Nessa época, consistia apenas numa agulha magnetizada que flutuava
sobre a água, tendo uma das suas pontas viradas para Norte. Essa indicação do
Norte permitia que os navegadores se orientassem em alto mar e não se perdessem
em lugares longínquos. Para descobrir a distância que ia do ponto de partida
até ao lugar onde a embarcação se encontra a usava-se dois tipos de instrumento: o
quadrante, cujo cálculo se baseava na altura da Estrela Polar e o astrolábio
que tinha como base a altura do sol ao meio-dia.
Como
não existiam relógios, mediam o tempo com ampulhetas, mas com resultados
imprecisos. O astrolábio tinha vantagens em relação ao quadrante, não só porque
era mais fácil trabalhar à luz do dia, como pelo fato de a Estrela Polar não
ser visível no hemisfério sul. Outro instrumento importante era a balestilha, usado
pelos navegadores para medir a altura dos astros. Era constituída por uma régua
de madeira, chamada virote.
Homens
corajosos
Vasco
da Gama é um dos principais protagonistas da historia. Deixou Lisboa em 8 de
julho de 1497, dobrou o Cabo da Boa Esperança em 18 de novembro, mas só atingiu
a Índia em maio do ano seguinte. A viagem de volta teve início em 5 de outubro.
Dos 155 homens que partiram,só 55 chegaram em Lisboa.Por seu feito, foi
recebido com honras pelo rei e recebeu o título de "Almirante dos Mares da
Arábia, Pérsia, Índia e de todo o Oriente" .Pedro Álvares Cabral foi o
navegador português que no dia 22 de abril de 1500, capitão-mor de uma frota de
13 embarcações, descobriu o Brasil.Descendente de família nobre, estudou em
Lisboa onde aprendeu literatura, história, cosmografia, artes militares e
técnicas náuticas. Em 1499 foi nomeado pelo rei D. Manuel o capitão-mor da
armada que seguiria para às Índias, seguindo a rota recém inaugurada por Vasco da
Gama, contornando a África, com a missão diplomática e comercial. Para evitar
as calmarias a rota foi desviada e a expedição tomou o rumo sudoeste, para bem
longe da costa africana, por isso chegou até as terras mais longínquas para descobrir
o Brasil.
Curiosidades
Cabral
teve uma excelente recompensa pelo seu trabalho: recebeu 10 mil cruzados pela
viagem. Cada cruzado
valia
3,5 gramas de ouro. Ele poderia ainda comprar 30 toneladas de pimenta, com seus
próprios recursos,
e
transportá-las gratuitamente no navio.(fonte: Guia dos Curiosos)
Dicas de Prevenção
1. Não fume. Esta é a regra mais importante para
prevenir o câncer.
2. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes e cereais e menos alimentos de origem animal e gordurosos.
3. Procure limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
4. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico das mamas anualmente.
5. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia, com intervalo máximo de dois anos.
6. A mulher deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).
7. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes, anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.
8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da próstata avaliado e receber as devidas orientações.
9. Evite a exposição prolongada ao sol. O protetor solar deve ser usado durante todo o ano, mas o verão exige cuidados redobrados, principalmente com as crianças. As crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60, devem ser bem hidratadas e nunca deixadas sob o sol após às 10h. Além do risco de câncer no futuro, nas crianças a insolação pode ocorrer de forma rápida e a queimadura de áreas extensas traz risco de vida.
2. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes e cereais e menos alimentos de origem animal e gordurosos.
3. Procure limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
4. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico das mamas anualmente.
5. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia, com intervalo máximo de dois anos.
6. A mulher deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).
7. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes, anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.
8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da próstata avaliado e receber as devidas orientações.
9. Evite a exposição prolongada ao sol. O protetor solar deve ser usado durante todo o ano, mas o verão exige cuidados redobrados, principalmente com as crianças. As crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60, devem ser bem hidratadas e nunca deixadas sob o sol após às 10h. Além do risco de câncer no futuro, nas crianças a insolação pode ocorrer de forma rápida e a queimadura de áreas extensas traz risco de vida.
muito bom
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