sexta-feira, 29 de março de 2013

PROJETO INTERDISCIPLINAR


PROJETO INTERDISCIPLINAR 01 - Meio Ambiente e Qualidade de Vida: Conscientizar para Preservar!


OBJETIVO GERAL
ü  Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para as transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade, propiciando mudanças no lugar, na Cidade, no Estado, no País e também no Mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Participar na construção de um futuro sustentável para a comunidade escolar;
ü  Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;
ü  Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente para a sociedade;
ü  Identificar os recursos naturais necessários à boa qualidade de vida;
METAS
ü  Trabalhar a dimensão da relação: MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA para sociedades sustentáveis;
ü  Trabalhar este projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação;
ü  Incentivar a produção de conhecimentos, metodologias e práticas de Educação Ambiental;
ü  Sensibilizar a comunidade onde estamos inseridos para que possamos efetivar as ações sobre Educação Ambiental;
DISTRIBUIÇÃO DE TEMAS
NÍVEL / ANO
TEMAS

Minha relação com os animais aquáticos: uma história a preservar!

Floresta: o que eu encontro lá?

Água: o bem nosso de cada dia
1º Ano
Cuidar da natureza é cuidar de mim: o jogo de não jogar.
2º Ano
O Planeta Terra pede socorro!
3º Ano
Meio Ambiente: equilíbrio e desequilíbrio ecológico.
4º Ano
O meio ambiente no PE: a ameaça aos mangues e a devastação 
5º Ano
Humanidade, Tecnologia e Natureza

SUGESTÕES DE AÇÕES AO LONGO DO PROJETO
ü  Fazer campanha de uso racional de água e energia;
ü  Plantar árvores na Escola e nas ruas próximas à Instituição;
ü  Implementar a coleta seletiva na Escola;
ü  Contribuir com a limpeza da sala e da Escola;
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
ü  Pesquisas;
ü  Entrevistas;
ü  Atividades com recorte e colagem;
ü  Vitrine viva;
ü  Exposição de frutas;
ü  Produção de história em quadrinhos;
ü  Confecção de livros gigantes;
ü  Uso de materiais reciclados para produção de brinquedos
ü  Atividades lúdicas (jogos)
ü  Painel de imagens (pode ser fotográfico);
ü  Varal de poesias;
ü  Aula-passeio (a partir do bairro);
ü  Confecção de mural com rótulos;
ü  Confecção de pequenos livros;
ü  Desenhos;
ü  Leituras e releituras de textos literários;
ü  Atividades com dobraduras;
ü  Dramatização;
ü  Campanhas Publicitárias no bairro (folders, panfletos);
ü  Plantio de mudas na Escola e nas ruas próximas;
ü  Seminário interno;
ü  Mobilização externa para apresentação do evento;
ü  Produção e exibição de vídeos com fotos sobre o desenvolvimento do projeto;
ü  Uso de músicas;

ü  Formação do grupo PELOTÃO DO MEIO AMBIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário