PROJETO INTERDISCIPLINAR 01 - Meio Ambiente e Qualidade de Vida: Conscientizar para Preservar!
OBJETIVO GERAL
ü Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para as transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade, propiciando mudanças no lugar, na Cidade, no Estado, no País e também no Mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Participar na construção de um futuro sustentável para a comunidade escolar;
ü Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;
ü Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente para a sociedade;
ü Identificar os recursos naturais necessários à boa qualidade de vida;
METAS
ü Trabalhar a dimensão da relação: MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA para sociedades sustentáveis;
ü Trabalhar este projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação;
ü Incentivar a produção de conhecimentos, metodologias e práticas de Educação Ambiental;
ü Sensibilizar a comunidade onde estamos inseridos para que possamos efetivar as ações sobre Educação Ambiental;
DISTRIBUIÇÃO DE TEMAS
NÍVEL / ANO
|
TEMAS
|
Minha relação com os animais aquáticos: uma história a preservar!
| |
Floresta: o que eu encontro lá?
| |
Água: o bem nosso de cada dia
| |
1º Ano
|
Cuidar da natureza é cuidar de mim: o jogo de não jogar.
|
2º Ano
|
O Planeta Terra pede socorro!
|
3º Ano
|
Meio Ambiente: equilíbrio e desequilíbrio ecológico.
|
4º Ano
|
O meio ambiente no PE: a ameaça aos mangues e a devastação
|
5º Ano
|
Humanidade, Tecnologia e Natureza
|
SUGESTÕES DE AÇÕES AO LONGO DO PROJETO
ü Fazer campanha de uso racional de água e energia;
ü Plantar árvores na Escola e nas ruas próximas à Instituição;
ü Implementar a coleta seletiva na Escola;
ü Contribuir com a limpeza da sala e da Escola;
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
ü Pesquisas;
ü Entrevistas;
ü Atividades com recorte e colagem;
ü Vitrine viva;
ü Exposição de frutas;
ü Produção de história em quadrinhos;
ü Confecção de livros gigantes;
ü Uso de materiais reciclados para produção de brinquedos
ü Atividades lúdicas (jogos)
ü Painel de imagens (pode ser fotográfico);
ü Varal de poesias;
ü Aula-passeio (a partir do bairro);
ü Confecção de mural com rótulos;
ü Confecção de pequenos livros;
ü Desenhos;
ü Leituras e releituras de textos literários;
ü Atividades com dobraduras;
ü Dramatização;
ü Campanhas Publicitárias no bairro (folders, panfletos);
ü Plantio de mudas na Escola e nas ruas próximas;
ü Seminário interno;
ü Mobilização externa para apresentação do evento;
ü Produção e exibição de vídeos com fotos sobre o desenvolvimento do projeto;
ü Uso de músicas;
ü Formação do grupo PELOTÃO DO MEIO AMBIENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário