PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA
1- Caracterização do Projeto
1.1-Tema: Leitura e Escrita: instrumento na instrução do saber e da cidadania.
1.2-Público Alvo: Alunos de 4º a 9º Anos do Ensino Fundamental.
1.3Duração do Projeto: Março a Julho de 20011
2- Justificativa
Sabe-se que um dos principais problemas na Educação no momento atual, é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Compreender a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
Superar essa dificuldade tem sido o desafio dos educadores que desejam formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida. Neste contexto, esta escola com base em dados que mostram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto interdisciplinar, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos.
3- Objetivos:
3.1- Geral
Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos.
3.2- Específicos:
- Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano.
- Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
- Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais.
- Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
4- Estratégias/Metodologias
- Seleção de obras, revistas, textos, etc.
- Rodas de leituras.
- Poesias, jograis, parodias, e cordel.
- Peças teatrais.
- Pesquisas de temas variados (meio ambiente, drogas...)
- Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, etc.
- Oficinas de poesias.
- Gincana de matemática
- Divulgação de autores dos livros trabalhados.
- Dramatização de histórias infanto-juvenil.
- Reescritas de fábulas.
- Criação de histórias apoiadas em imagens.
- Criação de histórias em quadrinhos.
- Uso de vídeos.
5- Culminância
A culminância do projeto será no período de maio a julho de 2011, incluindo algumas tarefas no projeto do Dia das Mães, envolvendo o tema meio ambiente.
6- Avaliação
Será feita através da análise dos trabalhos produzidos, de atitudes de socialização, da participação, de apresentações orais e escritas, dramatizações, confecções de jograis, cartazes, murais, histórias em quadrinhos etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário