Sequência
Didática - 8º e 9º anos
Análise do conto
"Negrinha", de Monteiro Lobato
Introdução
Em 1920, Monteiro Lobato (1882-1948) publicava o conto Negrinha no livro do mesmo nome. Embora distante três décadas da proclamação da República e da extinção da escravidão, o Brasil ainda vivia efeitos da transição da Monarquia para a República e do trabalho escravo para o trabalho livre.
Em 1920, Monteiro Lobato (1882-1948) publicava o conto Negrinha no livro do mesmo nome. Embora distante três décadas da proclamação da República e da extinção da escravidão, o Brasil ainda vivia efeitos da transição da Monarquia para a República e do trabalho escravo para o trabalho livre.
O país, que até então tinha sua estrutura social baseada no meio
rural e a estrutura econômica dependente da mão de obra escrava, passava por
inúmeras transformações. A indústria começava a se desenvolver e o processo de
urbanização avançava. O Brasil modernizava-se, mas o preconceito racial contra
aqueles que tinham a pele negra ou parda, antigos escravos e seus descendentes,
permanecia o mesmo.
Sensível observador, Lobato denunciou, em momentos de suas obras,
a desigualdade entre brancos e negros, herança do escravismo. O conto Negrinha
é um desses momentos. Com personagens que representam a população brasileira
das décadas iniciais do século XX, Lobato expõe a mentalidade escravocrata que
ainda persiste tempos depois da abolição.
Objetivos
- Saber quem foi Monteiro Lobato: época, obra e importância para a literatura brasileira.
- Ler e compreender o conto Negrinha, de Monteiro Lobato.
- Perceber e discutir a representação do negro no conto.
- Desenvolver comportamentos leitores.
- Saber quem foi Monteiro Lobato: época, obra e importância para a literatura brasileira.
- Ler e compreender o conto Negrinha, de Monteiro Lobato.
- Perceber e discutir a representação do negro no conto.
- Desenvolver comportamentos leitores.
Conteúdos
- Biografia de Monteiro Lobato
- Leitura análise de Negrinha, de Monteiro Lobato
- Biografia de Monteiro Lobato
- Leitura análise de Negrinha, de Monteiro Lobato
Anos
8º e 9º anos.
8º e 9º anos.
Tempo
estimado
1 mês
1 mês
Material
necessário
Cópias do conto Negrinha, de Monteiro Lobato, Ed. Globo.
Cópias do conto Negrinha, de Monteiro Lobato, Ed. Globo.
Desenvolvimento
1ª etapa: Pesquisa prévia sobre
Monteiro Lobato e o contexto histórico do início do século XX
Prepare-se cuidadosamente. Seu entusiasmo será decisivo para o envolvimento dos alunos. Leve imagens de Monteiro Lobato e de cenas do cotidiano de meados do século XIX e inícios do XX. Os quadros de Debret - Jean Baptiste Debret (1768-1848), pintor francês que da Missão Artística Francesa que esteve no Brasil em 1816. Retratou tipos humanos, costumes e paisagens brasileiras. De volta à França, entre 1843 e 1839, editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, ilustrado com litogravuras.
Prepare-se cuidadosamente. Seu entusiasmo será decisivo para o envolvimento dos alunos. Leve imagens de Monteiro Lobato e de cenas do cotidiano de meados do século XIX e inícios do XX. Os quadros de Debret - Jean Baptiste Debret (1768-1848), pintor francês que da Missão Artística Francesa que esteve no Brasil em 1816. Retratou tipos humanos, costumes e paisagens brasileiras. De volta à França, entre 1843 e 1839, editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, ilustrado com litogravuras.
Suas pinturas são de fácil acesso na internet e excelentes para
ilustrar os costumes da época colonial. Os livros de História do Brasil também
serão boas fontes de pesquisa. Peça a cooperação dos professores de História e
Arte. Convide-os para conversar com a classe sobre o Brasil do final do século
XIX e inícios do XX. Para criar um ambiente inspirador, organize um painel com
as imagens. Fale brevemente sobre Lobato, não sem antes perguntar o que a
classe sabe sobre ele. Comente a importância que tem na nossa literatura.
Indague os alunos sobre que obras desse autor eles já leram ou ouviram falar.
Apresente o livro em que está o conto. Justifique a escolha do texto: Negrinha,
pelo viés da literatura, apresenta um quadro do tratamento que se dava ao negro
nos inícios do século XX.
Ainda nessa aula, divida a classe em quatro grupos que deverão
fazer uma busca dos dados biográficos, época, obras e importância de Lobato
para a literatura brasileira. Cada grupo ficará responsável por pesquisar cada
um desses itens referentes ao escritor. Em data marcada, cada grupo apresenta
para a classe as informações coletadas. Peça que confeccionem cartazes para
orientar a apresentação. Mantenha todo o material exposto pela sala de aula até
a conclusão das atividades com o conto.
É importante que observem o contexto histórico e imaginem como era
a sociedade brasileira nos inícios do século XX. Indague que fatos marcaram
esse período no Brasil. As atividades anteriores à leitura do texto são
importantes para a ativação dos conhecimentos prévios necessários para a
compreensão do conto.
2ª etapa: Leitura do conto Negrinha
Realize a leitura compartilhada do conto com a classe. Explicite o objetivo da leitura: perceber o tratamento dado ao negro na época em que se desenvolve a narrativa. Durante a leitura, proponha questões que auxiliem a compreensão do texto. Mostre que a época não é exatamente citada, mas que é possível inferir por elementos do texto: Nascera na senzala, de mãe escrava.
Realize a leitura compartilhada do conto com a classe. Explicite o objetivo da leitura: perceber o tratamento dado ao negro na época em que se desenvolve a narrativa. Durante a leitura, proponha questões que auxiliem a compreensão do texto. Mostre que a época não é exatamente citada, mas que é possível inferir por elementos do texto: Nascera na senzala, de mãe escrava.
À medida que for lendo, faça pausas para discutir dúvidas,
auxiliando a construção dos sentidos do texto pelos alunos. Favoreça um
ambiente leitor em que os jovens dialoguem o mais livre possível com o texto.
Peça que, em duplas, metade da classe faça um levantamento das
palavras e expressões que caracterizam a Negrinha, desde a ausência de nome
próprio até idade, origem, aspecto físico, olhos, as marcas do corpo,
temperamento, onde vivia, com quem vivia etc. A outra metade faz o mesmo com a
personagem dona Inácia. As descrições das personagens são carregadas de emoção.
Sua compreensão ajuda o leitor a continuar a construir sentidos para o texto. O
conto também é repleto de ironias - ironia é uma figura de linguagem que ocorre
quando se diz alguma coisa, querendo-se dizer exatamente o contrário. Ajude a
turma a percebê-las. Por exemplo:
Que ideia faria de si essa criança que nunca
ouvira uma palavra de carinho? Pestinha,
diabo, coruja, barata descascada, [...] - não tinha conta o número de apelidos
com que a mimoseavam.
Explique aos alunos que o emprego de "mimoseavam" é
ironia porque atribuir nomes depreciativos a uma pessoa não é uma forma de
mimoseá-la, isto é, agradá-la. É exatamente o contrário. Será também importante
discutir os conceitos presentes no texto, como: crueldade, cinismo, hipocrisia,
piedade, gratidão. Oriente para que percebam as passagens em que tais conceitos
são evidenciados.
Avance na reflexão. Os tipos de castigos físicos aplicados na
menina negra parecem ser herança do escravismo. Chame a atenção para a
descrição detalhada deles. Selecione no painel imagens em que apareçam escravos
sendo castigados. Diga para a classe que observe se há semelhança com os
castigos sofridos pela Negrinha. Peça que evidenciem o tratamento desigual
dispensado à menina negra e às meninas louras, sobrinhas de dona Inácia.
Auxilie na reflexão sobre os contornos que o texto vai adquirindo: que trechos
mostram o que o narrador pensa da importância do brincar para uma criança? O
que aconteceu com a menina negra depois que brincou com a boneca de louça? Por
qual transformação ela passou?
Explore a frase: Brincara!... Construída apenas com uma palavra, a
frase é carregada de significação. Peça a comparação entre: Brincou!... e Brincava!... No uso de pretéritos diferentes, que
mudanças de sentido aconteceriam ao texto? Comente também o uso da pontuação
expressiva da exclamação e das reticências. Que efeito de sentido provoca no
texto? O desfecho com a morte da menina negra, depois de ter experimentado pela
primeira vez o sentimento da alegria, sugere a seguinte reflexão: aqueles que
sofreram maus tratos não têm salvação? Está determinado que serão infelizes
para sempre? Favoreça um espaço democrático de discussão, em que os alunos
dialoguem livremente com as ideias do texto. Não há resposta certa. O
importante é o debate, a circulação de pontos de vista.
Desdobramentos
Proponha atividades que ajudem os alunos a aprofundar sua
compreensão da obra. Sugestões de atividades:
- elaboração, em duplas, de uma narrativa, recontando a história da Negrinha, em primeira pessoa, sob o ponto de vista da menina, uma criança de sete anos;
- comparação entre Negrinha e os contos de Machado de Assis: O Caso da Vara e Pai Contra Mãe. O primeiro apresenta muitas semelhanças com Negrinha: as personagens principais são mulheres viúvas, bordadeiras, que vivem rodeadas de "crias". São autoritárias e capazes de atos cruéis contra crianças. Em ambos também fazem parte do enredo personagens meninas, Lucrecia e Negrinha, respectivamente. A descrição delas é semelhante:
- elaboração, em duplas, de uma narrativa, recontando a história da Negrinha, em primeira pessoa, sob o ponto de vista da menina, uma criança de sete anos;
- comparação entre Negrinha e os contos de Machado de Assis: O Caso da Vara e Pai Contra Mãe. O primeiro apresenta muitas semelhanças com Negrinha: as personagens principais são mulheres viúvas, bordadeiras, que vivem rodeadas de "crias". São autoritárias e capazes de atos cruéis contra crianças. Em ambos também fazem parte do enredo personagens meninas, Lucrecia e Negrinha, respectivamente. A descrição delas é semelhante:
Damião olhou para a pequena: (Lucrecia) era uma
negrinha, magricela, um frangalho de nada, com uma cicatriz na testa e uma
queimadura na mão esquerda. Contava onze anos.
Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. [...] Assim cresceu Negrinha - magra, atrofiada [...] O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes, vergões.
O conto Pai Contra Mãe ambienta-se no Rio de Janeiro do século XIX, antes da abolição da escravatura. Narrado em 3ª pessoa, é um dos contos em que o autor apresenta a escravidão da maneira mais impressionante e brutal.
Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. [...] Assim cresceu Negrinha - magra, atrofiada [...] O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes, vergões.
O conto Pai Contra Mãe ambienta-se no Rio de Janeiro do século XIX, antes da abolição da escravatura. Narrado em 3ª pessoa, é um dos contos em que o autor apresenta a escravidão da maneira mais impressionante e brutal.
- comparação entre o tratamento dado à criança no conto Negrinha e os princípios 3º e 7º da Declaração
dos Direitos da Criança e o Adolescente: 7º Princípio - [...] A criança terá
ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da
sua educação [...] 3º Princípio - Toda criança tem direito a um nome e a uma
nacionalidade. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8069, de 13 de
julho de 1990 http://www.planalto.gov.br . Lei nº 11.645/ Diversidade
Cultural.
- debate sobre a frase do conto Negrinha: Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma - na princesinha e na mendiga.
- o conto pode ser um ponto de partida para a discussão do bullying, dentro e fora da escola.
Avaliação
- debate sobre a frase do conto Negrinha: Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma - na princesinha e na mendiga.
- o conto pode ser um ponto de partida para a discussão do bullying, dentro e fora da escola.
Avaliação
Proponha a elaboração, em duplas, de uma síntese da discussão
provocada pela leitura e análise do conto Negrinha. Peça, ainda, que
cada aluno escolha um trecho do conto de que tenha gostado, que o copie
caprichosamente numa tira de papel. Embaixo da cópia, escreva uma justificativa
para a escolha. Depois, cada aluno lê para os colegas o trecho escolhido e os
motivos da escolha. Em seguida, afixa a tira no mural. Ali estará uma síntese
das impressões da classe diante do texto. Com essas atividades você poderá
avaliar se os objetivos propostos para o trabalho - isto é, perceber e discutir
a representação do negro no conto - foram alcançados.
Adorei sua proposta, irei trabalhar com meus alunos. Obrigado por postar!
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