Planejamento
Anual de Artes
Planejamento anual 2012
Escola:
:
Disciplina: Artes
Professora:
Turno:_____________________
Turma:_____________ Ano: 6º
OBJETIVO
GERAL:
-Motivar o
aluno para desenvolver uma aprendizagem criativa, participativa e conhecer
progressivamente seu próprio talento, tendo oportunidade de criar e expor
suas criatividades, priorizando a arte da aprendizagem.
* CONTEÚDOS
DA I UNIDADE:
- História
da arte;
- Arte e
comunicação;
- Composição
visual;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A
cor;
-
Datas comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS
DA II UNIDADE:
- Textura;
- Perspectiva,
planos e profundidade;
- Luz e
sombra;
- O desenho;
- Pintura e
escultura;
- Conceito
básico de música;
- Os
elementos da música;
- O folclore
popular.
- Datas
comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS
DA III UNIDADE:
- O som;
- Os
elementos do som;
- A voz;
- Como se dá
a emissão da voz;
-
Classificação da voz;
- Iniciando
a teoria básica da música;
- Datas
comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS
DA IV UNIDADE:
- Teatro;
- Ator, uma
voz e um corpo sob os refletores;
- Textos
pictórico ou imaginário;
- História e
cultura afro e indígena brasileira;
- Datas
comemorativas do mês.
*
ESTRATÉGIAS:
-
Desenvolver os conteúdos de artes do 1º e 2º semestres através de
leituras, diálogos, debates, criações de artes, confecção de maquete,
confecções de cartazes,músicas, pesquisas, dramatizações, filmes, palestras,
exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções
textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa,
giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas, cartolinas, tesouras, DVDs,
televisão, aparelho de DVD e de som, folhas de papeis, jornais, revistas,
réguas etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o
desempenho do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção, interesse,
participação, leituras, execução das atividades orais e escritas
desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Referências
bibliográficas
ABAD, J. Usos y funciones de las artes en la educación y el desarrollo humano. In:
JIMÉNEZ, Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística, cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
AGUIRRE, I. & JIMÉNEZ, L. Diversidad cultural y educación artística. In: JIMÉNEZ,
Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación artística,
cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
BARBOSA, A. M. Arte e Inclusão. In: ANDRIES, André (org.) Caderno de Textos:
educação, arte, inclusão. Volume 1 número 1. Rio de Janeiro: FUNARTE. 2002.
________. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.
________. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva: 1978.
DA MATTA, R. Você tem cultura?. Jornal da Embratel. Rio de Janeiro. 1981.
Estou precisando de orientações para fazer um planejamento de artes visuais para as séries do ensino fundamental II.
ResponderExcluirgostei do seu belo trabalho parabens me auxiliou bastante bjs
Excluirparabens, profa. Mary!
ResponderExcluirBoa noite. muito bom esse material porém eu também estou precisando de uns planos de aula para o eixo artes visuais urgente.
ResponderExcluirÉ muito bom o seu trabalho ajuda bastante aos professores de outros estados a compartilhar do seu trabalho obrigada.
ResponderExcluir