REALIZAR
AULAS DIFERENCIADAS DE LEITURA SEMANALMENTE NO ESPAÇO DE LEITURA(CASINHA DO
LIVRO)
ÁREA
DE CONHECIMENTO - LÍNGUA PORTUGUESA
JUSTIFICATIVA – Esse projeto pretende levar os
alunos do ensino fundamental ampliar sua capacidade de leitura e produção
textual, adquirir gosto pela leitura e formar o aluno leitor. Que a leitura
torna um ato e hábito prazeroso não imposto, onde só o fato do aluno folhear um
livro seja valorizado.
OBJETIVO
GERAL:
Despertar,
incentivar e promover a leitura no âmbito escolar é que as crianças tenham prazer em
ler, desenvolva autonomia e o senso crítico, visando à formação do caráter do leitor no
educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social
e cultural.
Objetivo estratégico:
Despertar o
prazer da leitura nos alunos.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
Levar os educandos a refletirem sobre
a importância da escrita e leitura no processo de comunicação;
Ampliar os conhecimentos do aluno com
relação a fonema, letras, palavras, textos orais e escritos;
Relacionar a escrita com outros meios
de comunicação;
Valorizar a experiência do aluno,
através de prática oral e escrita;
Aprimorar a capacidade de compreensão
e interpretação textual;
Diversificar e enriquecer o
vocabulário do aluno bem como a leitura e produção de textos;
Criar hábitos de estudo utilizando
forma prazerosa os recursos tecnológicos;
Estimular o raciocínio lógico através
de jogos, desafios, músicas e poemas;
Interpretar as histórias, poemas e
músicas.
Descrever a historia em forma de tirinhas
(gibis)
Metodologia
Coletânea especificamente de gibis, e outros
livros doados pelos alunos.
contendo os livros (gibis)
Tapete, almofada, outros trazidos pelo
aluno, uma vez que a leitura se dará no chão sala de aula e no espaço cultural
(biblioteca)
Promover discussão sobre os meios de
comunicação utilizados pelos homens além da fala e da escrita;
Questionar o conhecimento e uso da
televisão, vídeo, computador, fax, Internet, comentar sobre estes novos meios
de comunicação ressaltando o papel que eles assumem na vida moderna;
Avaliação
Será continua observando desde o mais
simples ato de folhear um gibi até o momento de produzir seus próprios textos,
e fazer leitura com coerência. Que a leitura torna um ato e hábito prazeroso
não imposto.
Culminância: Que os alunos criem hábitos de leitura,
sejam capazes de interpretar, e produzir seus próprios textos. Encenação do
próprio texto do aluno (fichas de leitura
Pessoal envolvido
Alunos, professores e coordenadora do ensino fundamental.
Recursos utilizados:
-
Revistas;
-
Jornais;
;
CD rons;
-
Músicas;
-
Gibis;
-
Livros
diversificados.
Fonte de pesquisa
PCNS – Revista Nova
Escola – Coleção Alfabetização sem segredo – Escola Paulista - - Internet –
Troca de experiências
Nenhum comentário:
Postar um comentário