Sugestão de Atividade para o primeiro dia:
Sugestão de Atividade para o primeiro dia:
O JOGO DAS SAUDAÇÕES
OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e
espontaneidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os
colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se
encontram.
COMO JOGAR:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar
um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar
diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não
conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém
fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão
parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um
olhar e perguntar os seus nomes. Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas
das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar
aos seus lugares.
FONTE: http://www.edicoesgil.com.br/educador/primeirodia.html
As dinâmicas de integração
excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
- que os participantes se apresentem
- que memorizem os respectivos nomes
- que iniciem um relacionamento amistoso
- que se desfaçam as inibições
- que falem de suas expectativas
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão
sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda
irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por
exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu
sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
30
2) Apresentarte:
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da
vontade de cada um.
3- Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se
apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para
ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu
nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.
4- Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que
uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única
metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem
uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos
encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os
participantes conversem.
5- Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar
que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente.
Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três;
"abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o
educador esteja atento para que todos participem.
6- Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo:
"Durante minhas férias irei para a praia..".
O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O
seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7- Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os
participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for
31
pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.
www.projetospedagogicosdinamicos.kit .net
Nenhum comentário:
Postar um comentário