DISCIPLINARIDADES E SUAS INTERAÇÕES
Texto adaptado por
Ana Paula de Sousa Barbosa
Para
atuar no espaço local com visão diversificada o educador deve buscar a
compreensão global da questão educacional. Por esta razão, é necessário
compreender o princípio da complexidade, posta como desafio à problemática de
desconstruir e reconstruir o mundo. Para que isso se efetive o essencial é a
formação dos educadores de todos os níveis e modalidades de ensino
adentrando-se nas perspectivas da multidisciplinaridade,pluridisciplinaridade,
interdisciplinaridade e transdisciplinaridade que já vêm ocorrendo em vários
campos do conhecimento.
A
multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas
escolas, o qual apresenta várias disciplinas, entretanto, a abordagem
multidisciplinar ultrapassa as fronteiras disciplinares. Trabalha o conjunto
das disciplinas sem fazer relação entre elas, porém voltado para a obtenção de
objetivos únicos recorrendo a informações de várias disciplinas para estudar um
determinado elemento, sem a pretensão de interligar as disciplinas entre si.
Assim, cada disciplina contribui com informações próprias do seu campo de
conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas (MENEZES,
2002).Os possíveis pontos de convergência entre as várias áreas do conhecimento
e a sua abordagem conjunta é o objetivo da abordagem interdisciplinar.
O
prefixo ‘inter’ dentre as diversas conotações que podemos lhes atribuir, tem o
significado de ‘troca’, ‘reciprocidade’, e ‘disciplina’, de ‘ensino’,
‘instrução’, ‘ciência’. Logo, a interdisciplinaridade pode ser compreendida
como sendo a troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou
melhor áreas do conhecimento.(FEREIRA apud FAZENDA, 1993, p. 21-22)
Na
interdisciplinaridade há uma tentativa de estabelecer relações entre as
disciplinas, mas busca-se preservar os interesses próprios de cada uma. Por
esse motivo há uma necessidade de um trabalho integrado entre os educadores.
Implica, portanto, na reorganização do processo de ensino e aprendizagem e
supõe um trabalho continuado de cooperação dos educadores envolvidos. Neste
sentido, ela pode traduzir-se num leque muito alargado de possibilidades:
cooperação metodológica, transposição de conceitos, tipos de discurso e
argumentação, terminologias e instrumental, transferência de conteúdos,
resultados, problemas, exemplos e outros.
A
transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar além da
interdisciplinaridade.Configura-se numa nova abordagem científica e cultural,
uma nova forma de ver e entender a natureza, a vida e a humanidade.
Piaget
define a transdisciplinaridade como a “integração global das várias ciências”
uma etapa posterior e superior à interdisciplinaridade que “não só atingiria as
interações ou reciprocidades entre investigações especializadas, mas também
situaria estas relações no interior de um sistema total, sem fronteiras
estáveis entre as disciplinas”. Seu objetivo é a unidade do conhecimento por
meio da compreensão do mundo presente buscando a complementaridade entre,
através e além de todas as disciplinas, ou seja, é a busca do sentido da vida
através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e
artes) numa democracia cognitiva.
Transdisciplinaridade:
Sistema de níveis e de objetivos
múltiplos;coordenação com vistas a uma
finalidade comum dos dois
sistemas.
Multidisciplinaridade: Sistema de um só nível e de objetivos
múltiplos; nenhuma cooperação
Pluridisciplinaridade: Sistema de um só nível e de
objetivos múltiplos;cooperação mas sem coordenação
Interdisciplinaridade
: Sistema de
dois níveis e de objetivos múltiplos ; cooperação
procedendo de nível superior.
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