quarta-feira, 20 de março de 2013

Planejamento anual Disciplina: Artes 7º ano


                              Planejamento anual 2012: 
Escola: :
Disciplina: Artes          Professora: 
Turno:_____________________    Turma:_____________   Ano:  7º

OBJETIVO GERAL: 
- Motivar  o aluno a valorizar  senti-se seguro da própria  capacidade de  construir conhecimentos artístico,  desenvolvendo a auto- estima e a perseverança na busca de solução para um mundo melhor  cheio de paz, amor, alegria e esperança.
* CONTEÚDOS DA I UNIDADE:
- História da arte;
- Arte e comunicação;
- Composição visual;
- Datas comemorativas do mês.
-Letra e bastão;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
-  A cor;
 - Datas comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS DA II UNIDADE:
- Datas comemorativas do mês;
-Letras de forma e algarismo tipo bastão;
- Textura;
- Perspectiva, planos e profundidade;
- Luz e sombra;
- O desenho;
-Tipos de desenhos;
- Pintura e escultura;
- Conceito básico de música;
- Os elementos da música;
- O folclore popular.
* CONTEÚDOS DA III UNIDADE:
- Desenhos de memorização;
- O som;
- Os elementos do som;
- A voz;
- Como se dá a emissão da voz;
- Classificação da voz;
- Iniciando a teoria básica da música;
- Datas comemorativas do mês;
- Textos pictórico ou imaginação.
* CONTEÚDOS DA  IV  UNIDADE:
- Musicalização;
- A magia da arte;
- A arte e a educação.
- Teatro;
- Ator, uma voz e um corpo sob os refletores;
- Textos pictórico ou imaginário;
- História e cultura afro e indígena brasileira;
- Datas comemorativas do mês.

* ESTRATÉGIAS:
- Desenvolver os conteúdos de artes  do 1º e 2º semestres através de leituras, diálogos, debates, músicas, criações de artes, pesquisas, dramatizações, confecção de maquete, confecções de cartazes, filmes, palestras, exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas, cartolinas, tesouras, DVDs, televisão, aparelho de DVD e de som, folhas de papeis, jornais, revistas, réguas etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o desempenho do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção , interesse, participação, leituras, execução  das atividades orais e escritas desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Referências bibliográficas

ABAD, J. Usos y funciones de las artes en la educación y el desarrollo humano. In:
JIMÉNEZ, Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística, cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
AGUIRRE, I. & JIMÉNEZ, L. Diversidad cultural y educación artística. In: JIMÉNEZ,
Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords).  Educación artística,
cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
BARBOSA, A. M. Arte e Inclusão. In: ANDRIES, André (org.) Caderno de Textos:
educação, arte, inclusão. Volume 1 número 1. Rio de Janeiro: FUNARTE. 2002.
________. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.
________. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva: 1978.
DA MATTA, R. Você tem cultura?. Jornal da Embratel. Rio de Janeiro. 1981



2 comentários:

  1. Show de bola....Me ajudou muito... Deus te abençoe e desejo-lhe um ótimo Natal e um ótimo ano novo... :D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, pra nós que não temos a disciplina como ensinar artes na nossa formação de professores, ajuda e muito a nortear a nossa aula. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir