Planejamento
anual 2012:
Escola: :
Disciplina: Artes
Professora:
Turno:_____________________
Turma:_____________ Ano: 7º
OBJETIVO
GERAL:
- Motivar
o aluno a valorizar senti-se seguro da própria capacidade de
construir conhecimentos artístico, desenvolvendo a auto- estima e a
perseverança na busca de solução para um mundo melhor cheio de paz, amor,
alegria e esperança.
* CONTEÚDOS
DA I UNIDADE:
- História
da arte;
- Arte e comunicação;
- Composição
visual;
- Datas
comemorativas do mês.
-Letra e
bastão;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A
cor;
-
Datas comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS
DA II UNIDADE:
- Datas
comemorativas do mês;
-Letras de
forma e algarismo tipo bastão;
- Textura;
-
Perspectiva, planos e profundidade;
- Luz e
sombra;
- O desenho;
-Tipos de
desenhos;
- Pintura e
escultura;
- Conceito
básico de música;
- Os
elementos da música;
- O folclore
popular.
* CONTEÚDOS
DA III UNIDADE:
- Desenhos
de memorização;
- O som;
- Os
elementos do som;
- A voz;
- Como se dá
a emissão da voz;
-
Classificação da voz;
- Iniciando
a teoria básica da música;
- Datas
comemorativas do mês;
- Textos
pictórico ou imaginação.
* CONTEÚDOS
DA IV UNIDADE:
-
Musicalização;
- A magia da
arte;
- A arte e a
educação.
- Teatro;
- Ator, uma
voz e um corpo sob os refletores;
- Textos
pictórico ou imaginário;
- História e
cultura afro e indígena brasileira;
- Datas
comemorativas do mês.
*
ESTRATÉGIAS:
-
Desenvolver os conteúdos de artes do 1º e 2º semestres através de
leituras, diálogos, debates, músicas, criações de artes, pesquisas,
dramatizações, confecção de maquete, confecções de cartazes, filmes, palestras,
exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções
textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa,
giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas, cartolinas, tesouras, DVDs,
televisão, aparelho de DVD e de som, folhas de papeis, jornais, revistas,
réguas etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o
desempenho do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção , interesse,
participação, leituras, execução das atividades orais e escritas
desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Referências
bibliográficas
ABAD, J.
Usos y funciones de las artes en la educación y el desarrollo humano. In:
JIMÉNEZ,
Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística,
cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
AGUIRRE, I.
& JIMÉNEZ, L. Diversidad cultural y educación artística. In: JIMÉNEZ,
Lucina;
AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística,
cultura y
cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
BARBOSA, A.
M. Arte e Inclusão. In: ANDRIES, André (org.) Caderno de Textos:
educação,
arte, inclusão. Volume 1 número 1. Rio de Janeiro: FUNARTE. 2002.
________.
Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.
________.
Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva: 1978.
DA MATTA, R.
Você tem cultura?. Jornal da Embratel. Rio de Janeiro. 1981
Show de bola....Me ajudou muito... Deus te abençoe e desejo-lhe um ótimo Natal e um ótimo ano novo... :D
ResponderExcluirMuito bom, pra nós que não temos a disciplina como ensinar artes na nossa formação de professores, ajuda e muito a nortear a nossa aula. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluir