sexta-feira, 29 de março de 2013

Projeto Reciclar é Preciso

Projeto Reciclar é Preciso

Séries: 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental I

Problematização:

Como modificar hábitos, costumes e valores em relação ao consumo e descarte do lixo, para melhorar o local em que se vive, a começar pela Escola e também preservar o Meio Ambiente?
Titulo: Projeto Reciclar é Preciso.
Tema: A Reciclagem

Desenvolvendo a Problematização:

O que sabemos?
* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito grande e que dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar.
* Poderemos utilizar este tema, A Reciclagem, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* A mídia impressa que temos disponível para utilização com todos os alunos é o Jornal (Principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola).
* Na comunidade onde a escola está inserida a maioria dos alunos não tem acesso às Novas Tecnologias.
É necessário o acesso a elas e é a Escola que deve suprir esta carência e para isto poderemos utilizar:
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* A impressora da escola para imprimir as letras das músicas sobre o Lixo e a Reciclagem. A impressora também será utilizada para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos.
* Computadores, que poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o Projeto.
* Computador e Internet para pesquisas sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
* A Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
* Rádio para ouvir notícias onde falem sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Televisão para assistir notícias onde falem sobre problemas causados pelo Lixo e as soluções.
* Aparelho de CD Room e Microsystem, para colocar músicas relativas ao Lixo e a Reciclagem.
* TV conectada ao Computador para assistir os vídeos e ver os slides.
* Utilização de mapas da cidade, dos Estados e do Brasil, Mapa-múndi e Globo Terrestre, para situarem-se onde têm ocorrido problemas com Aterros Sanitários.
O que queremos saber?

* Perguntas para os alunos:
> Qual o destino do lixo na zona urbana?
> O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre problemas ocorridos com Aterros Sanitários?
> O que poderemos modificar na Escola e seu entorno quanto à produção e descarte do lixo?
> O que é Coleta Seletiva?
> O que é Compostagem?
> O que vocês sabem sobre a Reciclagem?
> Quais os materiais que podem ser reciclados?
> Quais os materiais que não podem ser reciclados?Quais as vantagens da reciclagem para O Meio Ambiente?

Justificativa:
Justifica-se trabalhar com o Projeto Reciclar é Preciso, que tem como tema: A Reciclagem, porque a produção de lixo nas escolas e seu entorno é muito grande. Dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar. O destino do lixo produzido diariamente pelas pessoas é um problema global, sendo uma questão até mesmo de sobrevivência, por isto é necessário que haja urgentemente uma mudança de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte para que o Meio Ambiente seja preservado. Utilizaremos o tema A Reciclagem, em nossas aulas, porque reciclar é uma forma de reaproveitar matérias-primas, evitando que elas sejam retiradas da natureza, diminuindo também o lixo nos Aterros Sanitários.
O trabalho será feito de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do conhecimento. Também serão utilizados no Projeto os temas transversais: Saúde e Meio Ambiente além do tema transversal principal que é o Lixo e a Reciclagem.

Objetivo Geral:

Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

Objetivos Específicos:

* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, o saneamento básico e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
* Produzir textos orais ou escritos, a partir de tema proposto.
* Realizar leitura do texto, identificando e localizando informações em textos de diferentes gêneros.
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Reconhecer a utilização do quilo em situações reais
* Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da sua comunidade.
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.

Conteúdos Conceituais
(por área de conhecimento)

Língua Portuguesa:

Oralidade:
* exposição de idéias
* argumentação

Leitura:
* Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.

Escrita:
* Produção de textos variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)

Matemática:
* Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao assunto.

Geografia:
O Lugar e a Paisagem
* Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura adequada.
História:
* Pesquisar sobre fatos onde a produção de Lixo e sua coleta de forma desorganizada tenha prejudicado as pessoas da zuna urbana .
* Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.

Ciências:
* Pesquisas sobre os problemas do lixo e como fazer a reciclagem.
* Cuidados com a saúde

Artes:
* Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.

Disciplinas envolvidas:
O Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, contemplando todas as disciplinas, ou seja: Ciências, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.

Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:

* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
* Discussões e debates
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Pesquisas sobre consumo e descarte do lixo e Coleta Seletiva e a Compostagem
* Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.

Procedimentos:
( O que vamos fazer )

* Sensibilização:
Exibição do vídeo Segredos do Mar e dos slides do livro João Lambão de Ruth Rocha, no Laboratório de Informática.
* Coleta de material
Providenciar os materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis ,textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos :João Lambão, A Magia do Lixo , O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo : Segredos do Mar.
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, sucatas e materiais recicláveis.
* Conversa informal com as crianças para recolher os conhecimentos prévios, sobre o Lixo e A Reciclagem.
* Dividir a turma em grupos para realizarem os trabalhos.
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
Anotar as observações
* Promover discussões, com argumentos e pontos de vista sobre como defender o homem e a natureza e como evitar o desequilíbrio ambiental que transforma o ambiente natural.
* Colocar CDs com músicas relativas ao assunto para os alunos ouvirem e refletirem
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto, retirando palavras que rimam, substantivos, adjetivos e verbos.
* Trabalhar textos relativos ao assunto, realizando a leitura para identificar o assunto principal e localizar informações, retirar sinônimos bem como trabalhar as classes das palavras.
* Produzir textos relativos ao assunto utilizando a convenção ortográfica e a pontuação adequada
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas, utilizando as medidas de quilo e tonelada.
* Pedir que os alunos pesquisem em várias fontes,sobre a Coleta Seletiva e a Compostagem para fazer mural cartazes e produzir textos.
* Fazer oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes e fazer exposição do produto na culminância do Projeto
* Demonstrar em várias oportunidades o objetivo e vantagens da utilização da tecnologia na sala de aula. Falar sobre as tecnologias de ontem e as de hoje.
* Fazer o relatório de conclusão do Projeto.
* Organizar Portifólio das atividades e ações, um para professora e um com as atividades coletivas exposição do produto na Culminância do Projeto.

Culminância:
* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.

Cronograma:
Início em 03 /10 de 2011 e culminância em 11/11 de 2011.
(O cronograma teve que ser alterado por problemas no entorno da Escola, calendário de atividades da Semana da Criança, paralisações e feriado)

Recursos:

Recursos Humanos:
O material humano que utilizaremos no Projeto:
Professores e alunos funcionários para deslocarem objetos e darem suporte ao trabalho.

Recursos Materiais:

Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis, figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos: João Lambão, A Magia do Lixo, O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo: Segredos do Mar.

Mídias e Tecnologias Disponíveis Para Integrar o Projeto
Caixa de som, microfone, rádio, computadores, gravador, impressora, câmera fotográfica, filmadora,TV ,CD Player, Datashow, Micro System, mídias de CD e DVD

Registro do processo:

O desenvolvimento do Projeto será registrado em fichas de acompanhamento das ações, através de fotografias e filmagem e do portifólio com diversas atividades relativas ao projeto.

Avaliação do Projeto:
* Será feita no decorrer do projeto com o objetivo de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Avaliação do Aluno:
* A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse e a participação dos alunos. As novas informações adquiridas sobre o tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
Serão usados os seguintes instrumentos:
* Avaliação oral
* Participação nas ações e atividades
* Atividades escritas (textos, relatórios, murais)
Resultado Esperado:
Ao concluir este Projeto interdisciplinar esperamos que através das intervenções didáticas aplicadas os alunos desenvolvam as suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade e ainda seu senso crítico. Que compreendam que a poluição causa desequilíbrio ambiental e transforma o ambiente natural, percebendo a importância do tratamento do lixo para a conservação da saúde e preservação do Meio Ambiente, mudando seus hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte. Esperamos ainda que eles percebam-se como agentes construtores de sua história pessoal e da sua comunidade e que o contato e o uso dos Recursos Tecnológicos os auxiliem no seu processo de aprendizado e que possam atingir todos os objetivos propostos.

Divulgação e Socialização do Projeto:

O projeto será divulgado nos quadros de aviso das Escolas e quando finalizado será socializado nos A.C das Escolas com Diretoras, coordenadoras e professores.
Durante a realização do Projeto cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Data show e assistirá a vídeos sobre o assunto.Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Data show, para observarem as etapas do Projeto.
Na Culminância do Projeto, aberta à visitação das pessoas da comunidade, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam no decorrer do Projeto. Serão também expostos objetos feitos nas oficinas com sucatas, bem como o portifólio com diversas atividades relativas ao Projeto.

Referências Bibliográficas

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros currículares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2001

Referências Eletrônicas:

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