terça-feira, 19 de março de 2013

Projeto: “Criança Feliz”


Projeto: “Criança Feliz”

Tema: “Dia da criança”

Justificativa:

Há muitos anos atrás a criança era tratada como um adulto em miniatura, trajava-se como tal e tinha responsabilidades que não cabiam as mesmas. Com o passar dos anos os adultos foram mudando seus conceitos com relação aos pequeninos, apoiados pelo cristianismo, que começou a enxergar os mesmos como “anjinhos” cheios de inocência. Assim os adultos começaram a preservar as crianças e a tratá-las de modo diferente. Hoje existe o Estatuto da Criança e do Adolescente, um importante documento em nosso país que trata a criança com dignidade e respeito. O dia da criança é um momento importante para tratar com os alunos sobre seus direitos e deveres e mostrar-lhes que não estão sozinhos que em nossa sociedade existem pessoas que estão trabalhando a seu favor, para que os mesmos possam ser crianças felizes, com oportunidades iguais.

Objetivo geral:
·       Trabalhar o tema de maneira transdisciplinar.
Objetivos específicos:
·       Manusear e folhear materiais diversificados;
·       Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;
·       Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;
·       Começar a compreender os funcionamentos comunicativos da escrita, que se escreve para ser lida, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;
·       Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.
·       Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.
·       Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;
·       Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;
·       Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;
·       Exercitar a escrita;
·       Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano.
·       Trabalhar a escrita de algoritmos; (pré-I).
·       Desenvolver lateralidade. Observação, percepção de espaço;
·       Aplicar conceitos de seqüência lógica –matemática;
·      Reconhecer alguns direitos instituídos pelo E.C. A - Estatuto da Criança e do Adolescente.
·       Valorizar diferentes brincadeiras infantis.

Recursos:

·       Alfabeto móvel – grande e pequeno
·       Crachás
·       Jogos específicos para cada faixa etária como:
·       Alfabeto exposto na parede
·       Números expostos na parede
·       Rotina exposta em sala de aula
·       Bexigas
·       Bolas
·       Músicas infantis

Introdução: Leitura da história João e Maria – relacionar os personagens, sua vida com os direitos da criança e do adolescente instituídos no E.C.A.
Culminância: Festa em homenagem as crianças
Avaliação: Será feita durante todo o processo.

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