Projeto: “Criança Feliz”
Tema: “Dia da criança”
Justificativa:
Há muitos anos atrás a criança era tratada como um adulto em miniatura, trajava-se como tal e tinha responsabilidades que não cabiam as mesmas. Com o passar dos anos os adultos foram mudando seus conceitos com relação aos pequeninos, apoiados pelo cristianismo, que começou a enxergar os mesmos como “anjinhos” cheios de inocência. Assim os adultos começaram a preservar as crianças e a tratá-las de modo diferente. Hoje existe o Estatuto da Criança e do Adolescente, um importante documento em nosso país que trata a criança com dignidade e respeito. O dia da criança é um momento importante para tratar com os alunos sobre seus direitos e deveres e mostrar-lhes que não estão sozinhos que em nossa sociedade existem pessoas que estão trabalhando a seu favor, para que os mesmos possam ser crianças felizes, com oportunidades iguais.
Objetivo geral:
· Trabalhar o tema de maneira transdisciplinar.
Objetivos específicos:
· Manusear e folhear materiais diversificados;
· Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;
· Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;
· Começar a compreender os funcionamentos comunicativos da escrita, que se escreve para ser lida, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;
· Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.
· Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.
· Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;
· Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;
· Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;
· Exercitar a escrita;
· Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano.
· Trabalhar a escrita de algoritmos; (pré-I).
· Desenvolver lateralidade. Observação, percepção de espaço;
· Aplicar conceitos de seqüência lógica –matemática;
· Reconhecer alguns direitos instituídos pelo E.C. A - Estatuto da Criança e do Adolescente.
· Valorizar diferentes brincadeiras infantis.
Recursos:
· Alfabeto móvel – grande e pequeno
· Crachás
· Jogos específicos para cada faixa etária como:
· Alfabeto exposto na parede
· Números expostos na parede
· Rotina exposta em sala de aula
· Bexigas
· Bolas
· Músicas infantis
Introdução: Leitura da história João e Maria – relacionar os personagens, sua vida com os direitos da criança e do adolescente instituídos no E.C.A.
Culminância: Festa em homenagem as crianças
Avaliação: Será feita durante todo o processo.
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