Projeto interdisciplinar de leitura: O pequeno príncipe
Livro:O pequeno príncipe – Autor: Antoine de Saint-Exupéry
ANO: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: FAMÍLIA E MUDANÇAS DE VALORES - CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
SUBTEMA: FAMÍLIA, ESCOLA, CRIANÇA, AMIZADE
JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar. Por isso, faz-se necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
METODOLOGIAS:
- Histórias infantis (analogia, reforçando os seus iguais e diferenças)
- Histórias em quadrinhos (que abordem o assunto: família/amizade
- Contos
- Diálogo sobre a família (mostrar sua importância na formação do ser humano)
- Álbum da família
- Montagem da árvore genealógica – discutir o desempenho de cada membro da família: as diferenças e semelhanças
- Levar para a sala fotografias da família
- Músicas que retratem a importância da união familiar, bem como fantoches e teatro, partindo do tema
- Mural com palavras mágicas que ajudem na boa convivência; bem como um mural da família (com fotos ou recortes); aproveitar para mostrar as diversas estruturas familiares e ressaltar a importância do amor, respeito, solidariedade, etc.
- Trabalhar o cuidado com o corpo humano
- Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno
- Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles reflitam também em casa.
TEMAS TRANSVERSAIS
ÉTICA– participação no espaço público; atitude de respeito pela diferença – situações cotidianas; respeito mútuo; solidariedade; diálogo;
PLURALIDADE CULTURAL – conhecimento e valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais – desigualdades sociais
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Português, Geografia, História, Ciência, Matemática, Arte e Inglês
OBJETIVO:
• propiciar a compreensão da literatura como experiência essencial de comunicação, bem como o conhecimento de diversos gêneros textuais;
• propiciar conhecimento e discussão de textos que problematizem a realidade;
• Levar o aluno a repensar atitudes de respeito pela diferença nas situações cotidianas, bem como um conhecimento crítico da realidade e o desenvolvimento de sua autonomia;
• Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
• Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
• Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
• Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
• Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola), bem como adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
• Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;
Português
• Leitura completa do livro “O pequeno príncipe” ; leitura do conto “Fita verde no cabelo” ; leitura das histórias originais de Chapeuzinho Vermelho;
• Preenchimento do roteiro de leitura: estrutura da narrativa – foco narrativo, personagens (levantamento das características físicas e psicológicas);
• Reflexão e discussão sobre os temas abordados em textos expositivos
• Produção: análise e reflexão de trechos;
• Opinar a respeito do ter x ser; aparência x valores; caráter; a importância da leitura na vida social; o papel da escola para formar cidadãos críticos;
• Abordar os diferentes gêneros trabalhados: fábula, conto, romance, HQ., etc
• Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
• ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo;
• Recuperar as histórias da primeira infância; preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); explorar a linguagem oral e escrita.
• Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
• Comparar a biografia dos dois autores mencionados: Antoine de Saint-Exupéry e João Guimarães Rosa
• Escrever um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde;
• Confeccionar um livrinho – elaboração da história escrita;
• Trabalhar o discurso direto, bem como os elementos coesivos do conto;
• Reforçar a presença dos verbos no pretérito perfeito e mais-que-perfeito;
• Trabalhar a estrutura, bem como a linguagem de uma receita culinária e/ou uma bula de remédio.
Ciência/ Ed. Física
• Alimentação;
• Saúde e qualidade de vida;
• Conservação ambiental – desmatamento;
• Compreender saúde como um direito da cidadania; aspectos físicos, psíquicos, sociais;
• Ciências; higiene e corpo humano; corpo: sexualidade;
• Auto-responsabilidade pela saúde;
• Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel;
• características do lobo (oralmente): feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede. O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características; o tipo de alimentação dos lobos; nomes de plantas que servem de alimentação para o homem
• Quais os cuidados que devemos ter com os animais?
• Trabalhar uma receita culinária e/ou uma bula de remédio. Reforçar os ingredientes, quantidade, porções (receita culinária), etc.; Apresentação, Composição, Prazo de validade; Posologia; etc.;
História/Geografia
• O papel e a função da educação escolar
• História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
• Aspectos físicos, psíquicos e sociais
• Pluralidade cultural: costumes e crenças
• Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis. Ex.: Os três porquinhos; casa dos alunos ou recortes de revistas;
• Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados nas obras lidas, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Pedir para os alunos citarem outros nomes de produtos com a mesma matéria-prima.
• Citar o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima.
• Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? Em qual zona você mora? (Oralmente).Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente); Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente); Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa?
• Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo.
• Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
• Vamos recordar onde moramos: (Oralmente) Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município; bairro; rua
Matemática
• Lógico-matemático: contagem de situações-problema nos textos apresentados, depois relacioná-los, apontando semelhanças e diferenças;
• Sugestão 1 - A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta espiga usaria?
• Sugestão 2 - Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$____. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).
• Sugestão 3 - Se o professor trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro);
• Sugestão 4 - Trabalhar uma receita culinária em sala (de preferência, algo que eles gostem muito). Reforçar os ingredientes, quantidade, porções, etc.
Arte/ inglês
• Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
• Dramatização e teatro com fantoches;
• Confecção de um livrinho - parte visual (desenhos)
• Trabalhar vocabulário em inglês: membros da família, animais presentes nos gêneros textuais; nomes de países e termos de localização como: country, city, etc.
• Trabalhar as características dos personagens presentes nos gêneros textuais em inglês;
• Trabalhar trechos do filme “O pequeno príncipe” e/ou “Deu a louca em Chapeuzinho Vermelho” (legendado em português e inglês), a fim de reforçar o “listening” e “speaking”;
ATENÇÃO: Professores, há uma riqueza de informações na seleção dos 3 gêneros textuais: livro, filmes e contos. Aqui, coloquei algumas sugestões, mas fica a critério de cada um desenvolvê-los da melhor forma possível em sala de aula.
ANO: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: FAMÍLIA E MUDANÇAS DE VALORES - CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
SUBTEMA: FAMÍLIA, ESCOLA, CRIANÇA, AMIZADE
JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar. Por isso, faz-se necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
METODOLOGIAS:
- Histórias infantis (analogia, reforçando os seus iguais e diferenças)
- Histórias em quadrinhos (que abordem o assunto: família/amizade
- Contos
- Diálogo sobre a família (mostrar sua importância na formação do ser humano)
- Álbum da família
- Montagem da árvore genealógica – discutir o desempenho de cada membro da família: as diferenças e semelhanças
- Levar para a sala fotografias da família
- Músicas que retratem a importância da união familiar, bem como fantoches e teatro, partindo do tema
- Mural com palavras mágicas que ajudem na boa convivência; bem como um mural da família (com fotos ou recortes); aproveitar para mostrar as diversas estruturas familiares e ressaltar a importância do amor, respeito, solidariedade, etc.
- Trabalhar o cuidado com o corpo humano
- Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno
- Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles reflitam também em casa.
TEMAS TRANSVERSAIS
ÉTICA– participação no espaço público; atitude de respeito pela diferença – situações cotidianas; respeito mútuo; solidariedade; diálogo;
PLURALIDADE CULTURAL – conhecimento e valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais – desigualdades sociais
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Português, Geografia, História, Ciência, Matemática, Arte e Inglês
OBJETIVO:
• propiciar a compreensão da literatura como experiência essencial de comunicação, bem como o conhecimento de diversos gêneros textuais;
• propiciar conhecimento e discussão de textos que problematizem a realidade;
• Levar o aluno a repensar atitudes de respeito pela diferença nas situações cotidianas, bem como um conhecimento crítico da realidade e o desenvolvimento de sua autonomia;
• Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
• Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
• Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
• Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
• Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola), bem como adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
• Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;
Português
• Leitura completa do livro “O pequeno príncipe” ; leitura do conto “Fita verde no cabelo” ; leitura das histórias originais de Chapeuzinho Vermelho;
• Preenchimento do roteiro de leitura: estrutura da narrativa – foco narrativo, personagens (levantamento das características físicas e psicológicas);
• Reflexão e discussão sobre os temas abordados em textos expositivos
• Produção: análise e reflexão de trechos;
• Opinar a respeito do ter x ser; aparência x valores; caráter; a importância da leitura na vida social; o papel da escola para formar cidadãos críticos;
• Abordar os diferentes gêneros trabalhados: fábula, conto, romance, HQ., etc
• Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
• ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo;
• Recuperar as histórias da primeira infância; preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); explorar a linguagem oral e escrita.
• Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
• Comparar a biografia dos dois autores mencionados: Antoine de Saint-Exupéry e João Guimarães Rosa
• Escrever um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde;
• Confeccionar um livrinho – elaboração da história escrita;
• Trabalhar o discurso direto, bem como os elementos coesivos do conto;
• Reforçar a presença dos verbos no pretérito perfeito e mais-que-perfeito;
• Trabalhar a estrutura, bem como a linguagem de uma receita culinária e/ou uma bula de remédio.
Ciência/ Ed. Física
• Alimentação;
• Saúde e qualidade de vida;
• Conservação ambiental – desmatamento;
• Compreender saúde como um direito da cidadania; aspectos físicos, psíquicos, sociais;
• Ciências; higiene e corpo humano; corpo: sexualidade;
• Auto-responsabilidade pela saúde;
• Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel;
• características do lobo (oralmente): feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede. O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características; o tipo de alimentação dos lobos; nomes de plantas que servem de alimentação para o homem
• Quais os cuidados que devemos ter com os animais?
• Trabalhar uma receita culinária e/ou uma bula de remédio. Reforçar os ingredientes, quantidade, porções (receita culinária), etc.; Apresentação, Composição, Prazo de validade; Posologia; etc.;
História/Geografia
• O papel e a função da educação escolar
• História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
• Aspectos físicos, psíquicos e sociais
• Pluralidade cultural: costumes e crenças
• Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis. Ex.: Os três porquinhos; casa dos alunos ou recortes de revistas;
• Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados nas obras lidas, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Pedir para os alunos citarem outros nomes de produtos com a mesma matéria-prima.
• Citar o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima.
• Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? Em qual zona você mora? (Oralmente).Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente); Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente); Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa?
• Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo.
• Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
• Vamos recordar onde moramos: (Oralmente) Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município; bairro; rua
Matemática
• Lógico-matemático: contagem de situações-problema nos textos apresentados, depois relacioná-los, apontando semelhanças e diferenças;
• Sugestão 1 - A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta espiga usaria?
• Sugestão 2 - Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$____. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).
• Sugestão 3 - Se o professor trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro);
• Sugestão 4 - Trabalhar uma receita culinária em sala (de preferência, algo que eles gostem muito). Reforçar os ingredientes, quantidade, porções, etc.
Arte/ inglês
• Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
• Dramatização e teatro com fantoches;
• Confecção de um livrinho - parte visual (desenhos)
• Trabalhar vocabulário em inglês: membros da família, animais presentes nos gêneros textuais; nomes de países e termos de localização como: country, city, etc.
• Trabalhar as características dos personagens presentes nos gêneros textuais em inglês;
• Trabalhar trechos do filme “O pequeno príncipe” e/ou “Deu a louca em Chapeuzinho Vermelho” (legendado em português e inglês), a fim de reforçar o “listening” e “speaking”;
ATENÇÃO: Professores, há uma riqueza de informações na seleção dos 3 gêneros textuais: livro, filmes e contos. Aqui, coloquei algumas sugestões, mas fica a critério de cada um desenvolvê-los da melhor forma possível em sala de aula.
nossa!!!! QUE ÓTIMO!!!!!!!
ResponderExcluirBoa tarde professora Mery. Sou estudante de licenciatura e gostei muito do seu projeto tanto que irei apresenta-lo no meu trabalho de interdisciplinaridade. Gostaria de mais informações se possível como seu nome completo, o nome da escola e o ano de aplicação. Agradeço desde já. Rafael
ResponderExcluir