domingo, 24 de março de 2013

Sequencia didática do são joão


Sequencia didática do são joão

Sequência didática do São João 
Objetivos:
Ø  Conhecer a origem das festas juninas;
Ø  Identificar as comidas típicas dessa época;
Ø  Conhecer a história dos santos padroeiros;
Ø  Identificar as brincadeiras dessa época;
Ø  Desenvolver a oralidade;
Ø  Melhorar a leitura e a escrita;
Ø  Utilizar as estratégias de antecipação;
Ø  Confeccionar enfeites para ornamentar a sala.
Conteúdos:
Leitura pela professora
Leitura e escrita pelo aluno
Confecção de enfeites
Base alfabética
Metodologia:
Levantar o conhecimento prévio:
O que vocês sabem sobre festa junina? Qual o santo mais festejado no mês de junho? Quais outros santos são festejados nesse mês?Por que o nome festas juninas?Como se originou a festa de São João? De que você mais gosta nas festas juninas?Quais comidas e bebidas mais procuradas no são João?Quais as brincadeiras dessa época?
1ª etapa: Fazer a leitura do texto sobre a origem da festa junina e os santos desse mês confrontando com as hipóteses dos alunos.
Obs. Tomar notas a respeito do texto lido (coletivamente).
2ª etapa: Apresentar um caça-palavras e sugerir que procurem  nomes de comidas e bebidas típicas do São João.
Fazer a socialização.
3ª etapa: Sugerir que tragam de casa uma dessas  receitas ( pipoca doce, doce de abóbora,pé de  moleque,quentão, canjica)
A professora mostrará uma das receitas na transparência e questiona se a receita tem a mesma função do desafio.
A professora irá complementar a resposta do aluno falando que os dois textos têm funções diferentes (desafio tem a função de divertir o leitor ou o ouvinte. Já a receita é um texto usado para o leitor seguir instruções).
Sugerir que escreva a receita no papel  que a professora irá entregar.
Obs. A professora levará a pipoca doce pronta para distribuir entre os alunos.
4ª etapa: Sugerir que façam uma lista de brincadeiras dessa época.
Entregar uma cruzadinha com palavras relacionadas ao São João.Fazer a socialização.
5ª etapa: Apresentar um desafio  mimeografado aos alunos, sugerindo a leitura.
Em seguida a professora mostra como é o ritmo da música.(Um casal de alunos apresentará o desafio no encerramento do 1º semestre).
Selecionar palavras que a professora ditar.
Sugerir que escolha a estrofe de que mais gostou e escreva no caderno.
6ª etapa: Entregar um texto lacunado (com banco de dados para alguns ), sugerindo que leiam o texto e completem consultando o banco de dados. Fazer a socialização.
7ª etapa: Entregar o desafio embaralhado para ser organizado (em dupla).Fazer a socialização.
8ª etapa: Confeccionar bandeirolas  e balões para enfeitar a sala.
Obs. No momento que estiver  fazendo os enfeites questionar  as formas geométricas que surgirem.RecursosPapel ofício, matriz, transparência, retroprojetor, quadro, pincel para quadro branco, livros e revistas, cola e tesoura.
A avaliação será através da observação diária do aluno nas atividades e no relacionamento com os colegas e com a professora.                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário