Atividades envolvendo equilíbrio, coordenação motora, lateralidade, flexibilidade, velocidade, destreza e ritmo:
Objetivos: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras,danças,jogos e demais situações de interação.
PULAR: Pular corda, Pular com o pé direito, Pular com o pé esquerdo.
ANDAR: Andar de mãos dadas. Andar na ponta dos pés. Andar com o calcanhar. Andar sobre as bordas de fora dos pés. Andar sobre bordas de dentro dos pés. Andar com as mãos na cabeça. Andar em círculo. Andar em linha sinuosa. Pular com os dois pés.
PASSOS: Passo de formiguinha. Passo de elefante. Passo de tartaruga. Passo do anãozinho.
BAMBOLÊ: Brincar livremente com o arco. Entrar e sair do arco. Caminhar ao redor do arco. Formar um túnel com os arcos (algumas crianças seguram o arco e outras passam dentro dele).
BOLA: Jogar a bola para o companheiro. Quicar livremente a bola. Chutar a bola de diferentes maneiras: Um pé só direito e esquerdo
PARQUE: Balançar. Escorregar. Subir.
FAZ DE CONTA: Pianista (mexendo as pontas dos dedos). Derreter como um sorvete. Flutuar como um floco de algodão. Balançar como folhas de uma árvore. Correr como um rio. Voar como uma gaivota. Cair como um raio. Estátua. Cabeleireiro. Baú de roupas. Médico.
ATRAVESSAR UM RIO: Fazer dois riscos no chão como se fosse um rio, pedir que saltem sem cair na água.
CIRCO: Um Circo chegou à cidade ele tinha muitos animais ele trouxe um (DIZ O NOME DE UM ANIMAL) Apontar uma criança, esta terá que imitar um animal e as outras terão que descobrir qual animal ela está imitando.
BORBOLETA: faz de conta: Se você fosse uma borboleta, você ela estaria acordando agora, vamos abrir as asas e olhar para o sol dizer bom dia meu amigo sol e com movimentos leves com os braços você vai pousar de flor em flor (esta flor será um amiguinho seu).
BRINCAR DE CIRCO: Fazer uma linha no chão, eles terão que andar na linha como se fosse um equilibrista.
IMITAR ANIMAIS: Cachorro. Gato. Tartaruga. Peixinho. Elefante. Cobra.
BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS
Brincadeira: Arranca rabo
Objetivos: Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o esquema corporal;
Procedimentos: Separa-se o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo será colocado em cada criança. Dado o sinal, as crianças de cada grupo devem correr e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária, cuidando pra ninguém pegar o seu. No sinal do professor, as crianças param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais rabos, sendo esta a vencedora.
Brincadeira: Boneco de massa
Objetivos:
-Desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas maneiras;
-Localizar as partes do corpo durante a realização de um movimento.
Procedimentos: As crianças brincam em duplas. Uma criança deverá ser o boneco de massa e a outra o modelador. O modelador deverá modelá-lo fazendo as posições que quiser, movimentando o corpo do outro. Depois trocam se as posições quem era o boneco vira o modelador e o modelador vira o boneco. Poderá ser feito um concurso de quem modela o boneco mais bonito.
Brincadeira: Cola e descola
Objetivos:
-Adquirir hábitos de cooperação nas atividades de equipe, assumindo responsabilidades, auxiliando os membros da equipe e respeitando suas regras;
- Desenvolver o freio inibitório e contribuir para o desenvolvimento da agilidade motora, bem como da praxia.
Procedimentos: Uma criança será sorteada para ser o que cola. Dado o início, as crianças deverão correr pelo espaço marcado, enquanto acriança que cola deverá colar as outras crianças. Quem for colado, deverá ficar parado até que outra criança do grupo descole. Quem for colado mais de duas vezes, deverá ajudar a criança que estiver colando.
Brincadeira: Lobos e carneiros
Objetivos:
- Desenvolver a agilidade motora e a atenção;
- Desenvolver o controle e a eficácia das diversas praxias globais e segmentares.
Procedimentos: Traçar duas linhas no chão afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são dividas em dois grupos: lobos e carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para os carneirinhos. Dado o sinal, os carneirinhos saem para passear em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximos, o professor deverá dizer: "Cuidado com os lobos!". Os carneirinhos deverão voltar correndo. Quem for pego antes da linha passará a ser lobo. A brincadeira termina quando todas as crianças forem lobos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário