Projetos
“A Arca de Noé”
O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.
Justificativa
A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil. O livro contempla belíssimas poesias escritas por Vinícius de Moraes, que viraram canção na voz dos melhores intérpretes. Ou seja, o título proporciona um estudo amplo: história, leitura, poesia, música e dança. Uma combinação perfeita para trabalhar a construção da escrita e proporcionar a leitura de textos atrativos, (re)construindo conhecimentos.
Público Alvo: 2º ano a
Objetivos Gerais:
ü Explorar leitura e escrita através da poesia;
ü Entender que poesia e música são obras de arte, uma forma de linguagem;
ü Desenvolver a capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização;
ü Estimular os alunos a participarem de atividades onde precisam expor seus conhecimentos;
ü Incentivar a memorizar as poesias;
ü Desafiar os alunos a buscar conhecimento através da pesquisa;
ü Instigar a curiosidade;
ü Envolver os alunos para que contribuam com idéias para o desenvolvimento do projeto.
Procedimentais
ü Construir coletivamente as combinações de convivência.
ü Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao poema.
ü Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches.
Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
ü Confeccionar um varal de textos.
ü Aplicar atividades lúdicas.
ü Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
ü Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
ü Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.
Atitudinais
ü Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
ü Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
ü Apreciar as poesias e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das poesias.
ü Permitir e ampliar o conhecimento sobre o gênero trabalhado.
ü Valorizar a leitura e a escrita.
Conceituais
ü Identificar os personagens.
ü Reconhecer os diversos tipos de animais presentes.
ü Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
ü Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
ü Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
ü Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
ü Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
ü Reconto de poesias.
ü Linguagem escrita: desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.
Metodologia e procedimentos
O projeto terá a duração de 1 bimestre, tendo seu início no mês de março e finalização no final de abril. O trabalho será semanalmente e cada poesia será trabalhada em dois da semana, que irá abranger as áreas Português, Matemática, Arte, Ciências e Literatura Infantil.
ü Leitura das poesias de Vinícius de Moraes reunidas no livro “A Arca de Noé”.
ü Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
ü Ler ou contar a história bíblica de Noé e a arca.
ü Interpretação de diferentes linguagens.
ü Ampliação do vocabulário oral e escrito.
ü Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
ü Construção participativa das combinações de convivência.
Atividades a serem realizadas mediante a leitura das poesias:
ü Atividades matemáticas.
ü Atividades de leituras e escrita
ü Músicas.
ü Pinturas.
ü Listagens.
ü Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
ü Escrita espontânea.
ü Colagem.
ü Informativos dos animais presentes nas poesias.
Produto Final: Será confeccionado um livro reunindo as poesias e os trabalhos realizados.
Materiais didáticos/recursos
CDs.
Tintas.
Xerox
Avaliação
Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos educandos o apreço pela literatura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas, motiva os alunos a ajudar toda a instituição na realização do projeto. A partir do banco de dados, conhecimentos prévios já adquiridos sintetizam o que seria trabalhado. Dessa forma, classifica-se a avaliação como sendo inclusiva, uma vez que os aspectos qualitativos permeiam todo o trabalho desenvolvido durante o projeto, e, mesmo após a culminância, são respeitadas as competências adquiridas pelos alunos, que continuarão a utilizá-las em outras situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário