quarta-feira, 20 de março de 2013

PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO (4º SÉRIE)


PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO (4º SÉRIE)

PORTUGUÊS
 
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
Apreciar textos literários;
Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar textos em parceria com os colegas;
Revisar textos do ponto de vista ortográfico.

Conteúdo

 Texto instrucional
§
 Texto jornalístico
§
 Texto científico
§
 Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
§

Produção de texto

 História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
§
 Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
§
 Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
§
 Leitura silenciosa, oral, em grupos.
§
 Ficha de leitura: oral e escrita.
§
 Interpretação oral, escrita e com desenhos.
§
 Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
§
 Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso da cedilha.
§
Ortografias a serem trabalhadas: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
 Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
§

Avaliação

 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 5º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
§
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
§

MATEMÁTICA

Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.

Conteúdo

 Origem dos números;
§
 Numeração egípcia;
§
 Numeração romana;
§
 Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
§
 Números pares e ímpares;
§
 Ordem crescente e decrescente;
§
 Antecessor e sucessor;
§
 Valor posicional;
§
 Idéia de número e numeral;
§
 Leitura e escrita de numerais;
§
 Composição e decomposição de números;
§
 Números ordinais;
§
 Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
§
 Prova real;
§
 Expressões numéricas;
§
 Sentenças matemáticas;
§
 Situações problema envolvendo as 4 operações;
§
 Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
§
 Múltiplos e divisores;
§
 Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
§
 Formas de uso do dinheiro;
§
 Números irracionais;
§
 Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
§
 Porcentagem;
§
 Sistema de medidas:
§
 medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
§
 Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
§

Avaliação

 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
§
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
§

GEOGRAFIA

Objetivo Geral
 Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção das diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
§
 Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
§
 Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;
§
 Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
§
 Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
§
 Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
§

Conteúdo

 O espaço urbano e o espaço rural;
§
 Os transportes e as comunicações;
§
 A dinâmica da natureza;
§
 A população e as regiões do Brasil.
§
 Mapas
§

Avaliação

 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
§
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
§

HISTÓRIA

Objetivo Geral
 Reconhecer relações sociais
§
 Reconhecer a existência de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
§
 Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais
§

Conteúdo

 A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
§
 A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
§
 Descobrimento;
§
 Colonização;
§
 Mineração;
§
 Trabalho escravo;
§
 Café;
§
 Independência
§
 República;
§

Avaliação

 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
§
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação
§

CIÊNCIAS NATURAIS

Objetivo Geral
 Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
§
 Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
§
 Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de re
§cuperar os que já foram destruídos;
 Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
§
 Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
§

Conteúdo

 Universo e Sistema Solar;
§
 Planeta Terra;
§
 Solo, ar e água;
§
 Meio ambiente e preservação ambiental;
§
 Poluição;
§
 Corpo humano e seus sistemas.
§

Avaliação

 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
§
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
§



Nenhum comentário:

Postar um comentário