Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 20 de março de 2013

Leitura em Ação






Leitura em Ação  


 APRESENTAÇÃO

Este projeto apresenta uma proposta de incentivo à leitura e consequentemente à produção  A intenção é fazer com que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental leiam cada vez mais diferentes tipos de livros, estimulando a prática de leituras diversificadas e valorizando diferentes tipos de textos.
É importante ressaltar que ler não é apenas uma questão de educação, mas de direito, de cidadania, de inclusão social e por isso a leitura precisa ultrapassar o limite da sala de aula e da disciplina de Língua Portuguesa e envolver os alunos em atividades extraclasse.
Acreditando nisso, o projeto propõe atividades de leitura e produção textual que privilegiam diferentes intenções, habilidades e interesses dos alunos, valorizando a leitura de diversos tipos de textos, como clássicos, gibis, poemas, cordéis, textos informativos, entre outros.

Ação 01 - 02:
- Desenvolver um projeto de leitura e produção de textos, desenvolvendo atividades e textos diferenciados, de estímulo à leitura e produção.

Líder de objetivo


Gerente do Plano de Ação:


Equipe:
- Professores de Língua Portuguesa

Área de conhecimento:
- Língua Portuguesa

Turmas:
- Ensino Fundamental
Turno:
- Matutino e Vespertino

Início:
- Abril / 2010

Término:
- Novembro /2010

Colaboradores



Objetivo Geral
- Incentivar a leitura e a produção de texto.


Objetivo Estratégico
- Melhorar o desempenho escolar dos alunos.

Justificativa
Baseando-se na resistência e/ ou falta de hábito apresentada pelos alunos em atividades de leitura – mesmo que por prazer –, bem como nas dificuldades apresentadas durante as atividades de produção oral ou escrita, os professores da Escola Estadual Luiz Soares Andrade elaboraram no presente projeto um plano de atividades que visa despertar em nossos estudantes o interesse pela leitura não só como busca de informações, mas também como fonte de prazer e como conseqüência incentivando o desenvolvimento das habilidades de expressão oral ou escrita.
  
Objetivos Específicos
- Incentivar os alunos à prática da leitura, ampliando assim seus conhecimentos;
- Incentivar os alunos à leitura de diferentes tipos de textos;
- Estimular a produção oral e escrita dos alunos.

Metodologia
     Para o desenvolvimento deste projeto as atividades serão dividadas em dois eixos temáticos que se complementarão no decorrer das ações:
1º Eixo - Leitura:
·         Durante as atividades semanais planejadas haverá o “momento da leitura” (também desenvolvido na ação 8 -2), durante o qual serão trabalhados diferentes tipos de textos: contos, crônicas, fragmentos de romances, fragmentos de textos dramáticos, poesias, histórias em quadrinhos, textos informativos, epistolares, dissertativos e outros.
·         Os alunos deverão conhecer e visitar a biblioteca para selecionar, por bimestre, no mínimo dois livros que deverão ler e desenvolver uma ficha de leitura para apresentá-la em data combinada com o professor.
·         A leitura de dois livros por bimestre será uma das notas mensais dos alunos, e juntamente com as leituras extras que os alunos serão incentivados a fazer durante o projeto, somarão pontos que serão computados no final do projeto para a premiação. Cada livro terá uma pontuação. E ao selecionar o livro os alunos devem apresentá-los ao professor para verificar a adequação, pois embora a seleção dos livros deva ser feita pelos alunos, nesse momento julgamos importante orientá-los para que escolham livros adequados à faixa etária e interesses.


2º Eixo – Produção:
·         Após a leitura dos livros, os alunos farão registros que deverão ser entregues ao professor de acordo com as orientações (roteiro com leitura com ficha técnica do livro, resumo e comentário crítico);
·         Durante o bimestre, as atividades de produção de textos serão trabalhadas de acordo com os tipos e gêneros textuais estudados         (narrativo, informativo, dissertativo, descritivo, instrucional, crônica, poesia, etc.).




                                                                     AVALIAÇÃO          

Os alunos serão avaliados durante todas as atividades e bimestralmente de acordo com seu desempenho, participação e interesse nas atividades propostas.
No final do 4º (quarto) bimestre será feita a contagem final dos pontos dos livros lidos pelos alunos e a premiação do aluno que obtiver maior pontuação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário