Leitura em Ação
APRESENTAÇÃO
Este projeto apresenta uma proposta de incentivo à
leitura e consequentemente à produção A intenção é fazer com que os alunos
dos anos finais do Ensino Fundamental leiam cada vez mais diferentes tipos de
livros, estimulando a prática de leituras diversificadas e valorizando
diferentes tipos de textos.
É importante ressaltar que ler não é apenas uma questão
de educação, mas de direito, de cidadania, de inclusão social e por isso a
leitura precisa ultrapassar o limite da sala de aula e da disciplina de Língua
Portuguesa e envolver os alunos em atividades extraclasse.
Acreditando nisso, o projeto propõe atividades de leitura
e produção textual que privilegiam diferentes intenções, habilidades e
interesses dos alunos, valorizando a leitura de diversos tipos de textos, como
clássicos, gibis, poemas, cordéis, textos informativos, entre outros.
Ação
01 - 02:
- Desenvolver um projeto de leitura e produção de textos,
desenvolvendo atividades e textos diferenciados, de estímulo à leitura e
produção.
Líder
de objetivo
Gerente
do Plano de Ação:
Equipe:
- Professores de Língua Portuguesa
Área
de conhecimento:
- Língua Portuguesa
Turmas:
- Ensino Fundamental
Turno:
- Matutino e Vespertino
Início:
- Abril / 2010
Término:
- Novembro /2010
Colaboradores
Objetivo
Geral
-
Incentivar a leitura e a produção de texto.
Objetivo
Estratégico
- Melhorar o desempenho escolar dos alunos.
Justificativa
Baseando-se na resistência e/ ou falta de hábito
apresentada pelos alunos em atividades de leitura – mesmo que por prazer –, bem
como nas dificuldades apresentadas durante as atividades de produção oral ou
escrita, os professores da Escola Estadual Luiz Soares Andrade elaboraram no
presente projeto um plano de atividades que visa despertar em nossos estudantes
o interesse pela leitura não só como busca de informações, mas também como
fonte de prazer e como conseqüência incentivando o desenvolvimento das
habilidades de expressão oral ou escrita.
Objetivos
Específicos
- Incentivar os alunos à prática da leitura, ampliando
assim seus conhecimentos;
- Incentivar os alunos à leitura de diferentes tipos de
textos;
- Estimular a produção oral e escrita dos alunos.
Metodologia
Para o
desenvolvimento deste projeto as atividades serão dividadas em dois eixos
temáticos que se complementarão no decorrer das ações:
1º Eixo - Leitura:
·
Durante as atividades semanais planejadas
haverá o “momento da leitura” (também desenvolvido na ação 8 -2), durante o
qual serão trabalhados diferentes tipos de textos: contos, crônicas, fragmentos
de romances, fragmentos de textos dramáticos, poesias, histórias em quadrinhos,
textos informativos, epistolares, dissertativos e outros.
·
Os alunos deverão conhecer e visitar a
biblioteca para selecionar, por bimestre, no mínimo dois livros que deverão ler
e desenvolver uma ficha de leitura para apresentá-la em data combinada com o
professor.
·
A leitura de dois livros por bimestre será
uma das notas mensais dos alunos, e juntamente com as leituras extras que os
alunos serão incentivados a fazer durante o projeto, somarão pontos que serão
computados no final do projeto para a premiação. Cada livro terá uma pontuação.
E ao selecionar o livro os alunos devem apresentá-los ao professor para
verificar a adequação, pois embora a seleção dos livros deva ser feita pelos
alunos, nesse momento julgamos importante orientá-los para que escolham livros
adequados à faixa etária e interesses.
2º Eixo – Produção:
·
Após a leitura dos livros, os alunos farão
registros que deverão ser entregues ao professor de acordo com as orientações (roteiro
com leitura com ficha técnica do livro, resumo e comentário crítico);
·
Durante o bimestre, as atividades de produção
de textos serão trabalhadas de acordo com os tipos e gêneros textuais
estudados (narrativo,
informativo, dissertativo, descritivo, instrucional, crônica, poesia, etc.).
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante todas as atividades e bimestralmente
de acordo com seu desempenho, participação e interesse nas atividades
propostas.
No final do 4º (quarto) bimestre será feita a contagem
final dos pontos dos livros lidos pelos alunos e a premiação do aluno que
obtiver maior pontuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário