PROJETO PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder
Apresentação
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.
Público Alvo
Este projeto é destinado a crianças de 7 a 8 anos alfabetizadas cursando a 2o ano do ensino fundamental.
Objetivo Geral
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos de séries iniciais acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.
Objetivos
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
-Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
- Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
- Estimular a leitura e a escrita;
- Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);
- Desenvolver a oralidade, a socialização;
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.
Estratégias
- História infantil que trate da questão do meio ambiente;
- Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
- Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
- A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
- Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
- Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
- Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
- Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
- Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
- Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
- Ouvir e cantar a música;
- Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
- Ditado de palavras retiradas do texto.
Avaliação
O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos individuais e em grupo;
Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.
Sustentabilidade e Consumo Consciente
Na atual sociedade de consumo que vivemos, muitas vezes deixamos de se preocupar com pequenos gestos do nosso dia-a-dia. Pensar no consumo de forma correta, sem exageros e desperdícios é essencial para a preservação do nosso planeta. As empresas precisam se adequar, melhorar o processo produtivo, pensar nas embalagens, enfim
praticar os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Você já pensou como pode fazer a sua parte?
Conheça os 3 Rs
Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no Mercado.
Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.
Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.
É importante lembrar que, para obtermos um bom resultado na melhoria do meio-ambiente, os 3 R’s devem ser trabalhados igualmente.
Atividade para o dia do meio ambiente
• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável.
JOGUE O LIXO NO LIXO!
RESPEITE OS ANIMAIS
A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:
Materiais:
- 1 litro de água
- 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite
- 2 gramas de pó de gelatina
- 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)
- liquidificador
- 1 bacia grande
- 1 peneira de qualquer formato
Como fazer:
1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina.
2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente.
3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água.
4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja.
5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.
6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso.
Revista da Folha. 3 de agosto de 1977, p. 21
MUITO BOM O SEU TRABALHO.
ResponderExcluirExcelente conteúdo e prático para ensinar os alunos e toda a comunidade do bairro.
ResponderExcluirExcelente conteúdo e prático para ensinar os alunos e toda a comunidade do bairro.
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirobrigada por esse blog, me ajudou muito na escola particular zona norte demais, parabéns pelo projeto
ResponderExcluir