sábado, 30 de março de 2013

PROJETO PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


PROJETO PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

Apresentação

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.

Público Alvo


Este projeto é destinado a crianças de 7 a 8 anos alfabetizadas cursando a 2o ano do ensino fundamental.

Objetivo Geral

Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos de séries iniciais acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.

Objetivos

- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;

-Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

- Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

- Estimular a leitura e a escrita;

- Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);

- Desenvolver a oralidade, a socialização;

- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.

Estratégias

- História infantil que trate da questão do meio ambiente;

- Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;

- Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;

- A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;

- Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;

- Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;

- Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);

- Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

- Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;

- Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;

- Ouvir e cantar a música;

- Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)

- Ditado de palavras retiradas do texto.

Avaliação

O projeto será avaliado pela participação dos alunos;

Atividades realizadas pelos alunos;

Através dos desempenhos individuais e em grupo;

Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.




Sustentabilidade e Consumo Consciente


Na atual sociedade de consumo que vivemos, muitas vezes deixamos de se preocupar com pequenos gestos do nosso dia-a-dia. Pensar no consumo de forma correta, sem exageros e desperdícios é essencial para a preservação do nosso planeta. As empresas precisam se adequar, melhorar o processo produtivo, pensar nas embalagens, enfim

praticar os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Você já pensou como pode fazer a sua parte?

Conheça os 3 Rs

Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no Mercado.

Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.



Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.



É importante lembrar que, para obtermos um bom resultado na melhoria do meio-ambiente, os 3 R’s devem ser trabalhados igualmente.



Atividade para o dia do meio ambiente


• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável. 

JOGUE O LIXO NO LIXO!

RESPEITE OS ANIMAIS


A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:


Materiais:

- 1 litro de água

- 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite

- 2 gramas de pó de gelatina

- 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)

- liquidificador

- 1 bacia grande

- 1 peneira de qualquer formato


Como fazer: 
  
1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina. 

2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente. 

3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água. 

4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja. 

5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.

6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso. 

Revista da Folha. 3 de agosto de 1977, p. 21

5 comentários: