A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
,professores de história e geografia.
Tempo previsto: 15 dias
Áreas de abrangência:Ensino Fundamental
Realização do projeto: Maio ou Novembro
1-JUSTIFICATIVA:
A cultura afro-brasileira se encontra presente em toda parte.Nos rituais Candomblé,Umbanda.Nos jogos atléticos como capoeira,bate-coxa.Nas danças como Frevo,Samba,Batuque,Axé,Lambada,etc.
Ela está presente nos
instrumentos musicais,como berimbau e na culinária.Exemplo:vatapá,sarapatel,caruru,cuscuz e acarajé que adquiriram fama internacional.
Segundo o PCN-temas transversais como a ética 1997-é preciso trabalhar:"o respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia,religião,sexo,opinião e cultura".
De acordo com o mesmo PCN Temas transversais e ética(1997):"Devem ser trabalhado o respeito as manifestações culturais,étnicas e religiosas".
A Escola Estadual Professor Joaquim Nunes-NEEC consciente da importância da cultura respeito da cutura afro- brasileira na nossa comunidade resolveu trabalhar este tema valorizando e respeitando esta cultura.
2- METODOLOGIA:
Os recursos utilizados para concentração deste projeto serão:
* Confecção de cartazes utilizando gravuras e reportagens de revistas e jornais;
* Pesquisas sobre a cultura Afro- brasileira abordando os seguintes temas: origem das danças, culinárias,instrumentos musicais, etc.
* Apresentação de números artísticos.
3- REFERENCIAL TEÓRICO:
Segundo PCN-Temas transversais p.124.1997:"Os preconceitos são julgamentos prévios ou seja , fazem as pessoas emitirem juízos do valor negativo sobre o que não conhecem.O estudo das diferentes expressões culturais oferece a oportunidade de apreciá-las e respeitá-las."Portanto a escola atual não pode ser preconceituosa,mostrando desprezo por alguma cultura,religiões, raças ou épocas.
A escola pública costuma receber um público heterogêneo,todos os alunos estão na sala usufruindo do mesmo direito a educação por isso precisam aprender que todos são merecedores de serem tratados com dignidade,cada um na sua singularidade.
Segundo PCN-Temas transversais .p.120.1997-"O sentimento de que as diversas origens sociais não se traduzem por discriminações de todo tipo tenderá a fazer com que os alunos também ajam de acordo com o valor da di8gnidade humana."
4- PLANO DE AÇÃO
O QUE FAZER/ COMO FAZER QUEM FAZER
Pesquisas sobre:culinária,origem das danças Alunos, com auxílio dos professores
afro-brasileira,instrumentos musicais,etc.
Confecções de cartazes utilizando gravuras Alunos
e reportagens de revistas e jornais.
Apresentação de números de capoeira Alunos e pessoas da comunidade
Poemas, contos africanos,produções de Alunos ,professores de todos os textos,acrósticos. conteúdos.
Pesquisas sobre países africanos que falam inglês Alunos com orientação dos
ou português professores de inglês e português.
Gráficos ou mapas mostrando os estados que Alunos com o auxílio dos
mais receberam escravos no Brasil. professores de Matemática e
geografia
Pesquisa sobre os rituais e religiões Alunos com o auxílio dos professores
afro-brasileiras. de história e religião.
5- AVALIAÇÂO
O projeto será avaliado durante todo o tempo em que estiver sendo executado, observando a participação dos alunos, o interesse na realização e os cumprimentos das tarefas.
6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*Brasil,secretaria da Educação Fundamental-parâmetros curriculares -temas transversais,ética/Secretaria da Educação-MEC/ SEF-volume 8.
*Brasil,Secretaria de Educação Fundamental-Parâmetros Curriculares-História e Geografia/ Secretaria da
Educação-Brasília: MEC/SEF-volume 8.
*Brasil,Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares-Introdução/ Secretaria da Educação-Volume 1.
*Pesquisar e saber-Folclore-Editora Nível LTDA.
*Brasil,história,costumes e lendas Fascículo 1 Editora Três.
*Brasil, história,costumes e lendas fascículos 5 editora Três.
*Brasil,história,costumes e lendas fascículo 6 Editora Três.
,professores de história e geografia.
Tempo previsto: 15 dias
Áreas de abrangência:Ensino Fundamental
Realização do projeto: Maio ou Novembro
1-JUSTIFICATIVA:
A cultura afro-brasileira se encontra presente em toda parte.Nos rituais Candomblé,Umbanda.Nos jogos atléticos como capoeira,bate-coxa.Nas danças como Frevo,Samba,Batuque,Axé,Lambada,etc.
Ela está presente nos
instrumentos musicais,como berimbau e na culinária.Exemplo:vatapá,sarapatel,caruru,cuscuz e acarajé que adquiriram fama internacional.
Segundo o PCN-temas transversais como a ética 1997-é preciso trabalhar:"o respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia,religião,sexo,opinião e cultura".
De acordo com o mesmo PCN Temas transversais e ética(1997):"Devem ser trabalhado o respeito as manifestações culturais,étnicas e religiosas".
A Escola Estadual Professor Joaquim Nunes-NEEC consciente da importância da cultura respeito da cutura afro- brasileira na nossa comunidade resolveu trabalhar este tema valorizando e respeitando esta cultura.
2- METODOLOGIA:
Os recursos utilizados para concentração deste projeto serão:
* Confecção de cartazes utilizando gravuras e reportagens de revistas e jornais;
* Pesquisas sobre a cultura Afro- brasileira abordando os seguintes temas: origem das danças, culinárias,instrumentos musicais, etc.
* Apresentação de números artísticos.
3- REFERENCIAL TEÓRICO:
Segundo PCN-Temas transversais p.124.1997:"Os preconceitos são julgamentos prévios ou seja , fazem as pessoas emitirem juízos do valor negativo sobre o que não conhecem.O estudo das diferentes expressões culturais oferece a oportunidade de apreciá-las e respeitá-las."Portanto a escola atual não pode ser preconceituosa,mostrando desprezo por alguma cultura,religiões, raças ou épocas.
A escola pública costuma receber um público heterogêneo,todos os alunos estão na sala usufruindo do mesmo direito a educação por isso precisam aprender que todos são merecedores de serem tratados com dignidade,cada um na sua singularidade.
Segundo PCN-Temas transversais .p.120.1997-"O sentimento de que as diversas origens sociais não se traduzem por discriminações de todo tipo tenderá a fazer com que os alunos também ajam de acordo com o valor da di8gnidade humana."
4- PLANO DE AÇÃO
O QUE FAZER/ COMO FAZER QUEM FAZER
Pesquisas sobre:culinária,origem das danças Alunos, com auxílio dos professores
afro-brasileira,instrumentos musicais,etc.
Confecções de cartazes utilizando gravuras Alunos
e reportagens de revistas e jornais.
Apresentação de números de capoeira Alunos e pessoas da comunidade
Poemas, contos africanos,produções de Alunos ,professores de todos os textos,acrósticos. conteúdos.
Pesquisas sobre países africanos que falam inglês Alunos com orientação dos
ou português professores de inglês e português.
Gráficos ou mapas mostrando os estados que Alunos com o auxílio dos
mais receberam escravos no Brasil. professores de Matemática e
geografia
Pesquisa sobre os rituais e religiões Alunos com o auxílio dos professores
afro-brasileiras. de história e religião.
5- AVALIAÇÂO
O projeto será avaliado durante todo o tempo em que estiver sendo executado, observando a participação dos alunos, o interesse na realização e os cumprimentos das tarefas.
6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*Brasil,secretaria da Educação Fundamental-parâmetros curriculares -temas transversais,ética/Secretaria da Educação-MEC/ SEF-volume 8.
*Brasil,Secretaria de Educação Fundamental-Parâmetros Curriculares-História e Geografia/ Secretaria da
Educação-Brasília: MEC/SEF-volume 8.
*Brasil,Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares-Introdução/ Secretaria da Educação-Volume 1.
*Pesquisar e saber-Folclore-Editora Nível LTDA.
*Brasil,história,costumes e lendas Fascículo 1 Editora Três.
*Brasil, história,costumes e lendas fascículos 5 editora Três.
*Brasil,história,costumes e lendas fascículo 6 Editora Três.
Nenhum comentário:
Postar um comentário