sexta-feira, 29 de março de 2013

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA


A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

             ,professores de história e geografia.
                     Tempo previsto: 15 dias
                     Áreas de abrangência:Ensino Fundamental
                     Realização do projeto: Maio ou Novembro

1-JUSTIFICATIVA:

          A cultura afro-brasileira se encontra presente em toda parte.Nos rituais Candomblé,Umbanda.Nos jogos atléticos como capoeira,bate-coxa.Nas danças como Frevo,Samba,Batuque,Axé,Lambada,etc.
          Ela está presente nos
 instrumentos musicais,como berimbau e na culinária.Exemplo:vatapá,sarapatel,caruru,cuscuz e acarajé que adquiriram fama internacional.
          Segundo o PCN-temas transversais como a ética 1997-é preciso trabalhar:"o respeito a todo  ser humano independente de sua origem social, etnia,religião,sexo,opinião  e  cultura".
          De acordo com o mesmo PCN Temas transversais  e ética(1997):"Devem ser trabalhado o respeito as manifestações culturais,étnicas e religiosas".
          A Escola Estadual Professor Joaquim Nunes-NEEC consciente da importância da cultura respeito da cutura afro- brasileira na nossa comunidade resolveu trabalhar este tema valorizando e respeitando esta cultura.

2- METODOLOGIA:

          Os recursos utilizados para concentração deste projeto serão:
* Confecção de cartazes utilizando gravuras e reportagens de revistas e jornais;
* Pesquisas sobre a cultura Afro- brasileira abordando os seguintes  temas: origem das danças, culinárias,instrumentos musicais, etc.
* Apresentação de números artísticos.

3- REFERENCIAL TEÓRICO:

          Segundo PCN-Temas transversais p.124.1997:"Os preconceitos são julgamentos prévios ou seja , fazem as pessoas emitirem juízos do valor negativo sobre o que não conhecem.O estudo das diferentes expressões culturais oferece a oportunidade de apreciá-las e respeitá-las."Portanto a escola atual não pode ser preconceituosa,mostrando desprezo por alguma cultura,religiões, raças ou épocas.
          A escola pública costuma receber um público heterogêneo,todos os alunos estão na sala usufruindo do mesmo direito a educação por isso precisam aprender que todos são merecedores de serem tratados com dignidade,cada um na sua singularidade.
          Segundo PCN-Temas transversais .p.120.1997-"O sentimento de que as diversas origens sociais não se traduzem por discriminações de todo tipo tenderá a fazer com que os alunos também ajam de acordo com o valor da di8gnidade humana."

4- PLANO DE AÇÃO
O QUE FAZER/ COMO FAZER                                                             QUEM FAZER
Pesquisas sobre:culinária,origem das danças                                         Alunos, com auxílio dos professores
afro-brasileira,instrumentos musicais,etc.

Confecções de cartazes utilizando gravuras                                          Alunos
e reportagens de revistas e jornais.

Apresentação de números de capoeira                                                Alunos e pessoas da comunidade

Poemas, contos africanos,produções de                                              Alunos ,professores de todos os textos,acrósticos.                                                                                conteúdos.  

Pesquisas sobre países africanos que falam inglês                                Alunos com orientação dos
ou português                                                                                      professores de inglês e português.

Gráficos ou mapas mostrando os estados que                                    Alunos com o auxílio dos
mais receberam escravos no Brasil.                                                     professores de Matemática e
                                                                                                           geografia

Pesquisa sobre os rituais e religiões                                                    Alunos com o auxílio dos professores
afro-brasileiras.                                                                                 de história e religião.


5- AVALIAÇÂO

          O projeto será avaliado durante todo o tempo em que estiver sendo executado, observando a participação dos alunos, o interesse na realização e os cumprimentos das tarefas.

6-REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

*Brasil,secretaria da Educação Fundamental-parâmetros curriculares -temas transversais,ética/Secretaria da Educação-MEC/ SEF-volume 8.
*Brasil,Secretaria de Educação Fundamental-Parâmetros Curriculares-História e Geografia/ Secretaria da
Educação-Brasília: MEC/SEF-volume 8.
*Brasil,Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares-Introdução/ Secretaria da Educação-Volume 1.
*Pesquisar e saber-Folclore-Editora Nível LTDA.
*Brasil,história,costumes e lendas Fascículo 1 Editora Três.
*Brasil, história,costumes e lendas fascículos 5 editora Três.
*Brasil,história,costumes e lendas fascículo 6 Editora Três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário