Fluência é a ponte que liga a capacidade de ler com a capacidade de compreender.
Uma leitura fluente é agradável de ouvir e demonstra que o aluno entende o que lê. Um aluno fluente lê:
- com desembaraço;
- com entonação adequada;
- com ritmo e cadência;
- sem errar, gaguejar ou silabar.
Ler com fluência é importante porque:
- Quem lê com fluência lê sem esforço e tende a ler mais.
- Quem lê mais tende a ler cada vez melhor e a aprender mais.
- O aluno que não tem fluência lê mal e, em consequência, tem dificuldade para compreender o que lê.
- Como desenvolver a fluência na sala de aula?A evidência científica disponível sobre o desenvolvimento da fluência sugere que:
- A base: para ter fluência, o aluno precisa saber decodificar e identificar automaticamente as palavras.
- Os textos: determinados textos com características semânticas, morfológicas e sintáticas são mais adequados para desenvolver fluência;
- As técnicas:
- Exercícios para treinar o aluno a identificar rapidamente pistas ortográficas, morfológicas e sintáticas.
- Reler várias vezes o mesmo texto. Isso é muito mais eficaz do que ler muitos textos diferentes.
- Modelagem e correção imediata pelo professor.
- Prática espaçada e constante, ou pouco a cada dia.
A Coleção Fluência de Leitura apresenta exercícios e textos que preenchem todos esses requisitos. Apresenta também testes e indicações de medidas para avaliar o progresso dos alunos.Como medir fluência?A fluência de leitura é a ponte entre a leitura e a compreensão. A fluência refere-se à qualidade da leitura e é avaliada por indicadores de- Velocidade (palavras por minuto, num texto).
- Precisão (número de erros).
- Prosódia (cadência, entonação, ritmo).
A fluência é medida a partir da leitura de textos conectados. O leitor recém-alfabetizado precisa adquirir fluência para poder ler sem dificuldade e concentrar sua atenção e memória na compreensão do que lê.O quadro abaixo apresenta níveis de fluência desejáveis e necessários para assegurar o sucesso do aluno ao longo do Ensino Fundamental:fonte Instituto Alfa e Beto
Nenhum comentário:
Postar um comentário