sábado, 16 de março de 2013

Fluência


Fluência é a ponte que liga a capacidade de ler com a capacidade de compreender.
Uma leitura fluente é agradável de ouvir e demonstra que o aluno entende o que lê. Um aluno fluente lê:
  • com desembaraço;
  • com entonação adequada;
    • com ritmo e cadência;
    • sem errar, gaguejar ou silabar.
Ler com fluência é importante porque:
  • Quem lê com fluência lê sem esforço e tende a ler mais.
  • Quem lê mais tende a ler cada vez melhor e a aprender mais.
  • O aluno que não tem fluência lê mal e, em consequência, tem dificuldade para compreender o que lê.
  • Como desenvolver a fluência na sala de aula?
    A evidência científica disponível sobre o desenvolvimento da fluência sugere que:
    • A base: para ter fluência, o aluno precisa saber decodificar e identificar automaticamente as palavras. 
    • Os textos: determinados textos com características semânticas, morfológicas e sintáticas são mais adequados para desenvolver fluência;
    • As técnicas: 
      • Exercícios para treinar o aluno a identificar rapidamente pistas ortográficas, morfológicas e sintáticas.
      • Reler várias vezes o mesmo texto. Isso é muito mais eficaz do que ler muitos textos diferentes.
      • Modelagem e correção imediata pelo professor.
      • Prática espaçada e constante, ou pouco a cada dia.
    Coleção Fluência de Leitura apresenta exercícios e textos que preenchem todos esses requisitos.  Apresenta também testes e indicações de medidas para avaliar o progresso dos alunos.
    Como medir fluência?
    A fluência de leitura é a ponte entre a leitura e a compreensão. A fluência refere-se à qualidade da leitura e é avaliada por indicadores de
    • Velocidade (palavras por minuto, num texto).
    • Precisão (número de erros).
    • Prosódia (cadência, entonação, ritmo).
    A fluência é medida a partir da leitura de textos conectados. O leitor recém-alfabetizado precisa adquirir fluência para poder ler sem dificuldade e concentrar sua atenção e memória na compreensão do que lê.
    O quadro abaixo apresenta níveis de fluência desejáveis e necessários para assegurar o sucesso do aluno ao longo do Ensino Fundamental:
    fonte Instituto Alfa e Beto

Nenhum comentário:

Postar um comentário