Quando a escola chama os pais para uma reunião,
Reunião de pais ….
Quando a escola chama os pais para uma reunião,ela precisa
se preocupar com o que vai ser discutido, deverá conversar com os envolvidos no
processo (professores e funcionários) a fim de proporcionar um momento
agradável e que sirva de demonstração de como é o dia-a-dia de seu filho. Tudo
deve ser previamente conversado e elaborado como critério. “Uma escola que
proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus
filhos”.
Objetivos:
• Conquistar a
confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for
necessário.
• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das
crianças.
• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar
como foram realizadas (interesse e participação da criança).
• Discutir
coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as
dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde
em geral.
• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.
• Favorecer momentos
de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.
• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração
dos pais em qualquer ação da escola. “Uma escola deve ser atrativa e carinhosa
sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e
alunos.” Ações da escola: Imagine que você realizará uma reunião ainda esta
semana.
Planeje todos os detalhes desde a chegada até a saída dos
pais.
1. Elabore uma pauta para entregar aos pais no momento da
reunião para que eles possam acompanhar.
2. Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer
anotações e melhor esclarecer suas dúvidas no momento oportuno. Inicie a
reunião convidando os pais para fazerem leitura de um pequeno poema.
3. Passe um texto para uma reflexão sobre o relacionamento
pais-filho ou organize uma dinâmica de grupo em que todos os pais possam
participar e estabelecer contato uns com os outros.
4. Reparta a reunião em três momentos diferentes: Para
discutir questões burocráticas e o que for de interesse de todos, recados em
geral. Momento dedicado para uma dinâmica que envolva todos os pais e alunos
presentes. Momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as
atividades realizadas por seus filhos e conversarão com os professores sobre o seu
rendimento, bem como aproveitarão para dar sugestões aos pais de como podem
ajudar seus filhos nas tarefas, como acompanhar os avanços e as dificuldades,
como lidar com a ansiedade ou a apatia do seu filho, com a preocupação
excessiva ou o desinteresse etc.
Sugestão para a dinâmica: Grupo: Esta dinâmica pode ser
utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido
reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes
de seus deveres e direitos. Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: aproximadamente 50 minutos. Local: sala de aula ou
uma sala grande. Material: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel
sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.
Desenvolvimento: Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e
fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que
cantem juntos… Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes
que desenhem um peixinho, como desejarem… (coloque à disposição lápis preto e
de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem. Peça que,
assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário. Após todos
fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que
entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar. Se necessário,
conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças
individuais. Todos os peixinhos estão iguais? Por que são diferentes? Porque
todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes,
conhecimentos diferentes. Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por
quê? Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos
diferentes, viemos de famílias diferentes etc. Mas, apesar de todas essas
diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência. Como
podemos transferir essas ideias para a vida escolar? O que o aquário
representa? Quem são os peixinhos? Como convivermos, sabendo lidar com essas
diferenças, em casa e na escola? E assim por diante, de acordo com o retorno
dos pais. Conclusão: As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por
parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais. Final da reunião: Não
finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão
para melhorar a escola e como podem fazê-lo. Agradeça a participação e se
possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia. Retirado do
site: http://atividadedeprofessor.wordpress.com/category/reuniao-de-pais/
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