Algumas Dinâmicas de Grupo
material: bexiga-papel-música.
Objetivo :Dividir em grupos,de uma maneira mais fácil e divertida.
Dinamica:fazer,papeizinhos que caibam dentro das bexigas,de acordo com o tema a ser discutido.Ex Amor-paz-vida- e outros,de acordo com quantos grupos quer formar.
soltar a música,de prefêrencia bem alegre,e fazer com que todos joguem as bexigas,com os pápeis,para cima,de forma que todas as bexigas se misturem,acabando a música,cada um pega uma,e estoura,para saber qual é seu grupo.
é muito divertido,experimentem.
Pegue folhas de jornais para cada um dos participantes. Cada um fica em cima de uma delas. Onde não está as folhas é o mar cheio de tubarão! Ninguém pode cair no mar. Toque uma música e deixe os partipantes trocando de lugar. Quando parar tire uma das folhas. Vá tirando até que fiquem menos, até ficar uma só... A idéia é de ajuda mútua, para que ninguém seja devorado!
01. Meus sentimentos
Objectivo: apresentação e conhecimento
Material: papel, lápis de cor.
Desenvolvimento: cada um deve desenhar os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas reúnem-se em subgrupos e apresentam-se dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho e explicado-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se também fazer um grupo onde cada um se apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
Palavra de Deus: Fl. 1,3-11 SL 6.
02. Mancha ou ponto
Objectivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem, descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, realçamos os aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51
03. Identificação Pessoal com a Natureza
Objectivos: Auto conhecimento e prece
Material: Símbolos da natureza, papel e caneta.
Desenvolvimento:
1. Contemplação da natureza. Cada um procura um elemento na natureza que mais lhe chama a atenção e reflectir: Porque o escolhi? O que ele me diz?
2. Formação de pequenos grupos para partilha.
3. Cada pequeno grupo se junta com o outro e faz uma nova partilha. O grupo escolhe um como símbolo e formula uma prece.
4. Um representante de cada grupo apresenta o símbolo ao grupo, fazendo uma prece.
Palavra de Deus: Gn 1,1-25
04. Quem sou eu ???
Objectivo: Conhecimento Pessoal
Material: papel e caneta
Desenvolvimento:
1. Reflectir individualmente:
- A vida merece ser vivida?
- Somente a vivem os que lutam, os que querem ser a
material necessario:Sulfite,caneta e música de fundo.
Objetivo:Conhecer a Fundo,cada um do grupo.
Tempo necessário:livre,dependendo até mais de um encontro.
Chegamos no último dia de nossa vida,e devemos,deixar uma carta de despedida.
Contendo:Nome,com idade da possível morte.
2-causa que morreu.
3-Como era sua vida?
4-Quais eram seus sonhos?
5-O que não conseguiu realizar em vida.
6-Suas frustrações.
7-Seus medos e anseios.
8-Quem são teus amigos hoje?
9-Por quem será lembrado?
10-Qual é sua grande obra?
11-sua última mensagem.
Entre outras,perguntas,que revele sua pessoa,e sua identidade.
Esta dinâmica é muito forte,quando feita com seriedade,silêncio,e reflexão,pois passa um filme,na cabeça de cada um,que deve ser respeitado.
Feito as cartas,coloca-la num monte,para que os jovens,cada uma pegue-uma de seu parceiro,para ser lida em grupo.
Observar com muito carinho,cada História,que reflete muito cada pessoa.,atentando pelo seu de ser e de viver,esta dinamica mostra muito no intimo,como cada pessoa vive,e qual é o momento de sua
DINÂMICA... convivendo com máscaras
Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo.
7. Fechamento da vivência.
Esta dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através da representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do indivíduo. Aplicada ao público a partir de 9 anos
Objetivo :Dividir em grupos,de uma maneira mais fácil e divertida.
Dinamica:fazer,papeizinhos que caibam dentro das bexigas,de acordo com o tema a ser discutido.Ex Amor-paz-vida- e outros,de acordo com quantos grupos quer formar.
soltar a música,de prefêrencia bem alegre,e fazer com que todos joguem as bexigas,com os pápeis,para cima,de forma que todas as bexigas se misturem,acabando a música,cada um pega uma,e estoura,para saber qual é seu grupo.
é muito divertido,experimentem.
Pegue folhas de jornais para cada um dos participantes. Cada um fica em cima de uma delas. Onde não está as folhas é o mar cheio de tubarão! Ninguém pode cair no mar. Toque uma música e deixe os partipantes trocando de lugar. Quando parar tire uma das folhas. Vá tirando até que fiquem menos, até ficar uma só... A idéia é de ajuda mútua, para que ninguém seja devorado!
01. Meus sentimentos
Objectivo: apresentação e conhecimento
Material: papel, lápis de cor.
Desenvolvimento: cada um deve desenhar os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas reúnem-se em subgrupos e apresentam-se dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho e explicado-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se também fazer um grupo onde cada um se apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
Palavra de Deus: Fl. 1,3-11 SL 6.
02. Mancha ou ponto
Objectivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem, descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, realçamos os aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51
03. Identificação Pessoal com a Natureza
Objectivos: Auto conhecimento e prece
Material: Símbolos da natureza, papel e caneta.
Desenvolvimento:
1. Contemplação da natureza. Cada um procura um elemento na natureza que mais lhe chama a atenção e reflectir: Porque o escolhi? O que ele me diz?
2. Formação de pequenos grupos para partilha.
3. Cada pequeno grupo se junta com o outro e faz uma nova partilha. O grupo escolhe um como símbolo e formula uma prece.
4. Um representante de cada grupo apresenta o símbolo ao grupo, fazendo uma prece.
Palavra de Deus: Gn 1,1-25
04. Quem sou eu ???
Objectivo: Conhecimento Pessoal
Material: papel e caneta
Desenvolvimento:
1. Reflectir individualmente:
- A vida merece ser vivida?
- Somente a vivem os que lutam, os que querem ser a
material necessario:Sulfite,caneta e música de fundo.
Objetivo:Conhecer a Fundo,cada um do grupo.
Tempo necessário:livre,dependendo até mais de um encontro.
Chegamos no último dia de nossa vida,e devemos,deixar uma carta de despedida.
Contendo:Nome,com idade da possível morte.
2-causa que morreu.
3-Como era sua vida?
4-Quais eram seus sonhos?
5-O que não conseguiu realizar em vida.
6-Suas frustrações.
7-Seus medos e anseios.
8-Quem são teus amigos hoje?
9-Por quem será lembrado?
10-Qual é sua grande obra?
11-sua última mensagem.
Entre outras,perguntas,que revele sua pessoa,e sua identidade.
Esta dinâmica é muito forte,quando feita com seriedade,silêncio,e reflexão,pois passa um filme,na cabeça de cada um,que deve ser respeitado.
Feito as cartas,coloca-la num monte,para que os jovens,cada uma pegue-uma de seu parceiro,para ser lida em grupo.
Observar com muito carinho,cada História,que reflete muito cada pessoa.,atentando pelo seu de ser e de viver,esta dinamica mostra muito no intimo,como cada pessoa vive,e qual é o momento de sua
DINÂMICA... convivendo com máscaras
Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo.
7. Fechamento da vivência.
Esta dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através da representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do indivíduo. Aplicada ao público a partir de 9 anos
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